Programa de Fidelização de Clientes: A estratégia de pós-venda com retorno garantido!

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Certamente uma das estratégias mais importantes dentro de uma empresa é o programa de fidelização de clientes.

Ele se baseia em um incentivo oferecido ao cliente, buscando incentivá-lo a continuar consumindo os produtos oferecidos mesmo após encerrar uma compra. Ou seja, é uma estratégia pós-vendas para fidelizar o consumidor. 

Além disso, essa também é uma tática essencial para atrair novos clientes, uma vez que oferece vantagens e também funciona para que a empresa seja bem falada no famoso marketing boca a boca.

Os benefícios gerados por essa estratégia levam o cliente a se sentir mais à vontade para efetuar a compra de algum tipo de produto ou serviço, sabendo que poderá ter algum privilégio no futuro.

Acima de tudo, essa é uma estratégia bastante popular. Somente no Brasil, as principais empresas e comércios já adotaram o sistema.

Apesar disso, ainda existem pequenas empresas que possuem certas dúvidas na hora de implementar o programa de fidelização de clientes.

É pensando nisso que resolvemos escrever este artigo, para tirar suas dúvidas a respeito dos programas de fidelidade. Dessa forma, se você resolver criar um programa de recompensa ou programa de pontos, você estará  preparado para dar o primeiro passo.

Antes de entender a importância de se ter um programa defidelidade no seu negócio, pergunte para você mesmo:

Quanto você vende hoje pra quem não compra mais de você?

Aposto que muito pouco, ou talvez nada.

É porque o seu produto é ruim? Não.

É porque o seu atendimento não é bom? Talvez.

Mas apostaria em outro fator: sua habilidade de trazer clientes inativos de volta.

Porque meus clientes se tornam inativos?

Todo cliente que compra de você e sai pela porta se torna um cliente inativo, é natural.

Cerca de 80% da sua clientela é inativa, mas e os outros 20%?

Se você realmente quer saber, eu te conto:

Esses, são os clientes fiéis. São clientes que compram de você e voltam num determinado período de tempo.

Esse tempo de recorrência varia de negócio para negócio.

Mas após atender mais de de 523 empresas, e ajudá-las a montar seu programa de fidelidade, descobrimos os períodos ideais:

  • Clínicas de beleza e estética: 40 dias
  • Salão de beleza: 15 dias
  • Hamburgueria: 10 dias
  • Pizzaria: 15 dias
Leia também:  Como Fidelizar Clientes do seu Restaurante Local

Ou seja, se em 10 dias o cliente não voltar na sua hamburgueria, você pode considerá-lo um cliente inativo. Já os que voltam em até 10 dias, são os seus clientes fiéis.

Essas são boas métricas para você separar sua base de clientes para no futuro criar estratégias de pós-venda especificas para cada uma delas.

Percebe o quão é importante segmentar na hora de cadastrar seus clientes? Pois essas informações irão nortear sua comunicação, tanto no pós-venda quanto nas redes sociais.

Como um programa de fidelização de clientes pode trazer meus ex-clientes?

O objetivo principal de um programa de fidelização de clientes é reter seus clientes e incentivar o retorno dos mesmos.

Para isso, utiliza-se estratégias de pós-vendas com o foco na satisfação do cliente.

Essa satisfação pode ser adquirida de diversas formas. Atraves de premiações, cashbacks e etc.

Imagine um cliente que comprou de você no inicio deste mês, mas não retorna ao seu estabelecimento a uns 30 dias.

Se o periodo de recorrencia do seu negócio for semelhante a de uma hamburgeria, é fato que este cliente é um cliente inativo e perdido.

Você provavelemente não gosta de dar desconto para seus clientes, com medo de sangrar seu faturamento, mas aposto que daria um incentivo para trazer esse cliente que está a mais de 30 dias sem voltar.

Mas como contacta-lo?

Uma boa maneira é através de disparos de SMS. A StayApp é uma plataforma que faz isso no piloto automático, e o melhor: você pode personalizar da maneira que você quiser.

E isso realmente funciona?

Sem sombra de dúvidas, a Sniper, empresa de Airsoft conseguiu aumentar seu faturamento em 25%.

Já a Levice, loja de roupas de Goiânia, conseguiu vender R$16.965,40 apenas em programa de fidelidade.

Investir em programa de fidelidade traz resultado para qualquer tipo de negócio.

Se Airsoft e loja de roupas não foram o suficiente para te convencer, a 92 Burger é prova de que uma hamburgueria consegue vender mais de R$ 2057,80 para clientes inativos.

Leia também:  Pós-vendas: Estratégia Para Atrair, Reter e Fidelizar Clientes!

Volto a te perguntar: quanto vende hoje para quem já não compra mais de você?

Que tipo de premiação eu ofereço no meu Programa de Fidelidade?

Um programa de fidelidade é a alma das estratégias de retorno do clientes. Aqui é onde você pode ser criativo.

Existem diversos tipos de premiação, aqui vão algumas para você se inspirar e criar a sua:

  • Experiências: Quando o seu cliente atinge uma certa pontuação (ou qualquer outro sistema que você utilize) você pode dar para ele como recompensa uma tarde no Hot Park, Ingressos para algum show, cinema, teatro. Qualquer experiencia que possa interessar seu cliente e satisfazê-lo.
  • Cashback: Você pode determinar que todo cliente que queira participar do seu plano fidelidade receba cashback em suas compras. Não precisa ser em todos os produtos, você pode selecionar alguns específicos e pode até determinar a partir de qual valor esse cashback pode ser retirado.
  • Valor Cumulativo: Muitas empresas utilizam esse tipo de premiação. O motivo é que o cliente já consumiu demais no seu estabilitamento e portanto, dar algum cupom, desconto ou até mesmo outro produto totalmente grátis é bem gratificante. Tanto para o seu cliente, quanto para o seu negócio.

É bom que você faça escolha sua premiação com base em uma analise do seu negocio e dos seus cliente. Ter o auxilio de analistas de vendas e marketing são muito bem vindos.

Fidelização automática, você precisa?

Conheça os momentos-chave para aumentar o seu faturamento!

O segredo para aumentar seu faturamento é surpreender o seu cliente, aproveitar a satisfação e euforia dele em momentos-chave.

O Momento da Compra:

Aqui você irá apresentar ao seu cliente seu programa de fidelidade. Seja através de acúmulos de pontos, cashback ou qualquer outro que você tenha escolhido. Não esqueça de ressaltar o beneficio que o seu cliente terá se participar do seu programa de fidelidade.

O Momento do Resgate:

Seu cliente conseguiu a pontuação máxima e está na hora de retirar sua recompensa. prepare-se pois esse é o momento de maior felicidade do seu cliente.

Afinal, quem não gosta de ganhar algo de graça? Portanto, aproveite esse momento de euforia e ofereça um bom atendimento.

Leia também:  Programa de Fidelidade para Pequenas Empresas: Como Reter Clientes e Vender Mais

Aproveite e faça um cross-selling, indicando produtos que combinem com o que ele irá retirar. É um ótimo momento para aumentar o seu faturamento.

O Momento do Consumo:

Você entregou o produto e ofereceu um ótimo atendimento. O cliente estará em um momento de êxtase e extremamente propicio a ser abordado.

Aproveite esse momento e peça que indique seu estabelecimento ou responda sua pesquisa de satisfação.

Marketing de Indicação é uma excelente estratégia para aumentar o faturamento, além de melhorar a autoridade do seu negócio!

O Momento da Inatividade:

Não é todo dia que se consegue vender bem. Vender todos os dias da semana é bem semelhante que vender o ano todo. É necessário estratégias não só para dias de grande movimento, mas, principalmente, para os dias que não se vende muito bem.

Você pode fazer promoções e combos nesses determinados dias e investir em plataformas como a StayApp que disparam SMS específicas tanto para clientes féis quanto para os inativos.

Stayapp a plataforma que vai além do programa de fidelização de clientes

Stayapp a plataforma que vai além do programa de fidelidade

Acima de tudo, pode ser importante que você tenha um software de programa de fidelidade.

A plataforma StayApp funciona para qualquer tipo de negócio. Ela funciona com o pré-suposto de que todo negócio tem um ciclo de recorrência, ou seja, um cliente que compra o seu produto e volta a comprar depois de um período de tempo.

Dessa forma, o empreendedor(a) consegue entender o comportamento do cliente, trabalhar na retenção de cliente e, por fim, aumentar suas vendas.

Basta colocar o número dele na ferramenta e ela irá oferecer programas de fidelidade para ele. Além disso, a ferramenta irá interpretar o comportamento do cliente, uma vez que ela saberá todas as vezes que ele fizer uma compra.

Consequentemente, será possível manter uma comunicação direta com ele, impedindo que ele não volte mais. 

A StayApp oferece uma primeira assessoria grátis, para entender o seu negócio, criar uma estratégia para você e lhe oferecer uma parceria a longo prazo para lhe ajudar a fazer seu cliente voltar e, além disso, fazer você ganhar mais clientes também.


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