20 Ideias de brindes para clientes: Como agradar e gerar ainda mais vendas

Ideias de brindes
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Você tem boas ideias de brindes para seus clientes?

Hoje, mais do que nunca, o consumidor está repleto de opções. A concorrência está cada vez mais acirrada. Sabendo disso, cabe aos empreendedores se diferenciarem.

Você já deve saber, retenção de clientes é um dos maiores desafios em qualquer negócio!

Claro, o primeiro passo para reter um cliente é nutrindo um bom relacionamento com ele. No entanto, preparar brindes personalizados para seus clientes pode trazer grandes resultados!

Entendo que a maioria dos empreendedores não sabe por onde começar ou não tem tempo para pensar em quais brindes oferecer para seus clientes…

Resolvemos separar algumas ideias para te ajudar a criar brindes criativos, a fim de agradar a clientela e gerar ainda mais vendas no processo!

Lembrando que existem brindes podem ser usados em datas especiais, no dia a dia, além de serem personalizados que combinam melhor com certos tipos de negócios do que outros. Portanto, fique atendo!

Lista com 20 Ideias de brindes criativos!

1- Caderno ou Agenda

Agendas como ideias de brindes

Parece bem padrão, mas esses (talvez) são os brindes que seus clientes mais vão utilizar.

Isso porquê um em algum momento o consumidor vai precisar escrever algo, e já pensou ele dar de cara com um caderno com a logo do seu negócio?

Imagine um consumidor utilizando sua agenda dia a dia, é propaganda gratuita!

Portanto, quando falamos de ideias de brindes, tenha esses dois no topo da sua lista. Não esqueça de personaliza-los de acordo com a identidade visual do seu negócio!

2- Calendário

Calendário como ideias de brindes

Quando falamos em ideias de brindes podem ser usados em datas especiais, pense sempre em algo que será útil para seu consumidor.

Apesar da maioria das pessoas utilizarem os celulares para conferir datas e marcar compromissos, ainda existe diversas pessoas que utilizam o bom e velho calendário.

Seja criativo, cada mês do ano você coloca algo relacionado a sua empresa. O importante é personalizar e deixar a cara do seu consumidor, para que ele use dia a dia pensando em você.

3- Mochila

Mochila como ideias de brindes

Existem empreendedores que preferem gastar pouco com brindes. Outros, por outro lado, já investem mais.

Se você é desses que querem gastar um pouco mais de dinheiro para agradar seus clientes com brindes, então produzir uma mochila pode ser uma boa pedida.

Mochilas são bem duráveis e de muito uso. Seja para o seu cliente ou não, pense que quem for utiliza-la estará transportando sua logo para todo lugar!

4- Garrafa de água

Garrafas como ideias de brindes

Todo mundo precisa beber água durante o dia.

Porque não aproveitar essa necessidade e dar uma garrafa totalmente personalizada para o seu cliente?

Além de ter um custo menor que as outras ideias de brindes, seu cliente, sem sombra de dúvidas, vai adorar esse mimo!

5- Porta Copo

Porta copos como ideias de brindes

O porta copo pode ser uma boa ideia de brinde para você que não quer gastar muito na produção de brindes que, também, podem ser usados em datas especiais.

A vantagem de escolher esse tipo de brinde, além do custo, é a possibilidade de personalizar da maneira que quiser.

6- Carregador

Carregador como ideias de brindes

A primeiro momento esse tipo de brinde pode ser estranho. Mas pense bem…

Praticamente todos os seus clientes utilizam celular, e a maioria deles não tem tempo para comprar um carregador portátil.

É a chance da sua marca ser a salvação na vida do seu cliente!

Lembre-se que esse brinde, em especifico, pode são ser o melhor se o seu negócio for um bar ou restaurante. Mas se for algum negócio na área de TI, talvez seja uma boa pedida.

7- Cursos Online

Curso online como ideias de brindes

Não têm como fugir. Hoje em dia praticamente todos os cursos superiores ou profissionalizantes possuem sua versão online.

Porque não presentear o seu cliente com conhecimento?

Isso pode até sair de graça se você fizer parceria com algum site de cursos online ou alguma escola técnica! Essa é uma iniciativa pouco utilizada pelas pessoas.

Quer se diferenciar? Comece aqui.

8- Bebidas

Bebidas como ideias de brindes

Esse tipo de brinde é voltado para quem quer investir um pouco mais com seus clientes. Afinal, uma bebida, seja um vinho, whisky ou até mesmo cerveja artesanal pode sair caro para o sue negócio.

Dito isso, esse tipo de brinde é melhor para negócios que possuem um ticket mais alto e um posicionamento mais voltado para classe A.

De qualquer forma, é uma ótima ideia de brinde!

9- Fone de Ouvido

Fones como ideias de brindes

Com o crescimento dos streamings de música, a quantidade de pessoas que escutam musica através de dispositivos moveis cresceu absurdamente.

Pense nisso como uma oportunidade, se o seu público alvo forem pessoas que vivem escutando musica, dar de brinde um fone de ouvido pode trazer muita felicidade para seus clientes!

Dos brindes que podem ser personalizados, o fone é um deles. Além de fabricar algum que tenha as logos da sua empresa, você também pode dar 1 mês de assinatura de streaming em conjunto!

Não se prenda apenas nos clientes, seus colaboradores também podem entrar na nessa iniciativa!

10- Livros

Livros como ideias de brindes

Conhecimento nunca é demais né?

Apesar dos cursos online, o livro ainda é a principal representação de conhecimento.

E o melhor de tudo, combina com qualquer negócio, já que existem livros de todos os tipos!

Você tem um restaurante? Dê um livro gastronômico.

Possui um bar? Que tal um livro mostrando diversos tipos de cerveja?

11- Ingressos

Ingressos como ideias de brindes

Na dúvida de criar brindes criativos, que tal oferecer uma experiência para o seu cliente?

Seja um ingresso de show, teatro ou até mesmo cinema. Nem sempre o melhor brinde precisa ser um objeto.

Dependendo do seu negocio, proporcionar uma experiência para o seu cliente pode trazer resultados impressionantes!

12 – Canetas esferográficas

ideias de brinde caneta

Primeiramente, esse parece ser um brinde barato, e é realmente é. Apesar disso, não quer dizer que seja um brinde ruim. 

Apesar de ser um objeto simples, e que não remete a nenhuma data especial, as canetas são extremamente difundidas e estão nas mãos de praticamente todo mundo. 

Mesmo que o cliente não tenha noção disso, todas as vezes que ela pegar a caneta, ela vai lembrar da sua empresa, mesmo que seja indiretamente. 

Além disso, você pode escolher entre uma variedade. Existem diversos modelos de canetas: a esferográfica simples, a esferográfica com chave de fenda e a com ponteira touch, que funciona sem bateria, entre outros. 

13 – Ecobags

ecobags ideias de brindes

Primeiramente ecobags estão na moda. Acima de tudo, elas representam sustentabilidade.

Muitos supermercados não estão mais fornecendo sacolas plásticas gratuitamente. Ou o consumidor precisa comprá-las, levar as compras na mão ou, ainda, utilizar as sacolas retornáveis, recicladas.

Consequentemente, essa é uma oportunidade de presentear seu cliente com utilidade! Além de ajudar o meio ambiente, elas são fortes, estilosas e podem ser guardadas no carro ou na bolsa.

14 – Canecas

canecas ideias de brindes

A caneca personalizada é a união da utilidade com sustentabilidade. Ela reforça a preocupação da marca com o meio ambiente, pois ajuda a reduzir o consumo de copos descartáveis, especialmente no ambiente de trabalho.

Além disso, são lindas e podem ser customizadas de muitas formas.

15 – Pen drive

pen drives ideias de brindes

Acima de tudo, o pen drive não é um produto em desuso. Enquanto algumas pessoas preferem salvar seus arquivos e fotos na nuvem, outras ainda optam por usar um pen drive. Consequentemente, aqui temos um brinde que além de barato, é útil. 

Além disso, escolha um design elegante, criativo e bonito para que os seus clientes se sintam mais atraídos pelo presente.

16- Aromatizantes

aromatizantes ideias de brindes

A nova tendência no mundo dos brindes são os aromatizadores. Acima de tudo ele é diferenciado e possui bastante sofisticação. Devido a cheiros ser algo muito pessoal, invista em aromas mais suaves, como essências cítricas.

17 -Chaveiros

Parece até meio batido, mas acontece que todo mundo usa chaveiro. O seu cliente, bem provavelemente, sempre carrega chaves com ele. Da sua casa, do seu carro e até mesmo de alguma gaveta ou cofre.

O interessante dos chaveiros é que eles podem ser personalizados de diversas formas. É um exelente brinde para o seu cliente.

18- Cooler

Se você tem uma distribuidora, esse brinde é um dos melhores para dar para a clientela.

Isso porque o seu cliente, provavelemente, irá acabar de comprar alguma bebida e ficará muito feliz em guarda-la em um cooler totalemnte personalizado da sua marca.

Esse cooler também pode ser uma caixa de isopor, já que servem para a mesma coisa: gelar a bebida.

19- Mousepad

Hoje em dia quase todo mundo utiliza o computador. Apesar de grande parte ainda preferir os notebooks, muitas pessoas ainda preferem o mouse a parte.

Dito isso, um mousepad personalizado da sua marca é uma excelente escolha se você quer agradar o seu cliente.

20- Adesivos

Esse brinde, sem dúvida, serve para todos os tipos de negócio e agrada praticamente todos os clientes.

As pessoas adoram diferenciar seus pertences dos outros. Sejam por chaveiros ou adesivos.

É por isso que, o último brinde dessa lista são os adesivos. Eles podem ser personalziados para qualquer tipo de empreendedimento e podem ser feitos de qualquer tamanho.

Além disso, o custo benefício deles é bem inferior aos outros.

BÔNUS: Agregue valor ao brinde

Acima de tudo, a empresa precisa agregar valor ao brinde e, por isso, precisa pensar além do próprio objeto. 

Primeiramente é necessário pensar de forma inovadora na hora de fazer a ação para entrega de brindes.

Essa ação, que irá estabelecer contato entre empresa e cliente, pode criar um relacionamento de confiança com os clientes, inclusive por meio de brindes.

Também é preciso enxergar seu uso a longo prazo para que o esforço empregado no trabalho traga resultados. Nenhuma marca deseja mostrar que está disponível apenas nas horas boas, como no momento de efetuar uma venda.

Além disso, pense em ações e brindes humanizadas que compreendam o perfil dos consumidores e se mostrem acessíveis e coerentes. 

Vá além dos brindes

Sabemos que os brindes estão ai para melhorar a experiência do cliente com a tua loja. Seja por cortesia da sua empresa ou como parte do programa de fidelidade dela.

Independente de qual for, essa experiência que o cliente recebe pode ser melhorada ainda mais.

Em um mundo onde a concorrencia cresce a cada dia, é dificil manter-se diferenciado dos demais.

Mesmo com as recompensas, você pode melhorar, ainda mais, o relacionamento com o teu cliente.

Em todo empreendimento existem clientes que mais consomem nele.

Alguns chama esses tipos de clientes de fieis, outros de lovers, independente da nomenclatura, sabemos que esses são os que mais consomem de você.

Não seria justo recomepnsa-los ainda mais por isso?

Uma alternativa é criar uma experiência única, somente para quem mais compra de você.

No entanto, algumas dúvidas surgem:

  • Como fazer isso?
  • Como saber quem mais consome de min?

Investimento em pós-vendas

Para conseguir mais clientes lovers, é completamente necessário focar parte do seu grupo de marketing para criar um ótimo pós-vendas. Só ele será capaz fazer com que seus clientes se tornem fãs número 1 do seu empreendimento e, consequentemente, se sentirem satisfeitos. 

O bom relacionamento com o seu cliente, em todas as fases do processo de compra, é o mais importante para fazer ele sentir parte da sua empresa e, consequentemente, queira investir parte do seu dinheiro nela. Isso por si só, já é o maior brinde que ele pode receber. 

Programa de fidelidade

Certamente você está se perguntando: como vou fazer boa parte dos meus clientes se tornarem lovers, sem ser necessariamente dando brinde para eles e, também, fazendo com que eles se sintam parte do meu empreendimento? A resposta é única: programa de fidelidade. 

O programa de fidelidade é o único capaz de fidelizar os clientes que compram na sua empresa, sejam eles inativos ou só visitantes. Além disso, essa estratégia é capaz de fidelizar e transformar o seu cliente no seu mais forte aliado. Além disso, é mais barato fidelizar do que atrair novos clientes.

Acima de tudo, o programa de fidelidade pode transformar os seus clientes no tipo lovers. De qualquer forma, lembre-se que focar na relação com o seu cliente é muito mais importante do que distribuir brindes: pois a essência da relação entre empresa e cliente é a alma do negócio.

StayApp a plataforma que vai além do programa de fidelidade

Plataforma para programa de fidelidade

O StayApp é uma plataforma de pós-vendas totalmente completa. Nela, você consegue identificar quais clientes mais compram de você.

Com esse dado e apoio de um gerente de contas especialista em pós-vendas, você consegue organizar um evento somente com esses clientes de alto nível.

Qual o limite? nâo há.

Você pode organizar um café da manhã personalizado, um jantar ou até mesmo uma viagem.

Quer mais diferencial competitivo do que esse?

Se interessou? A primeira acessória é totalmente gratuita.

Conclusão

Não basta ter um ótimo programa de pós-vendas ou excelente relacionamento com sua base de clientes. Investir em brindes é um grande diferencial e agrega muito valor ao seu negócio.

Espero que este artigo sirva de ajuda e que você crie diversos brindes criativos para seus clientes!


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2 comments
  1. Célio Gomes
    Célio Gomes
    16 de agosto de 2019 at 10:29

    Bom dia
    Agradeço imensamente a esse portal pelas dicas que são muito boas.
    Estava procurando idéias de como brindar os clientes com algo que não me custasse tanto mas, gerasse uma certa satisfação nos msms.

    grato!

    Célio Gomes

    Até

    Reply
  2. Célio Gomes
    Célio Gomes
    16 de agosto de 2019 at 10:29

    Bom dia
    Agradeço imensamente a esse portal pelas dicas que são muito boas.
    Estava procurando idéias de como brindar os clientes com algo que não me custasse tanto mas, gerasse uma certa satisfação nos msms.

    grato!

    Célio Gomes

    Até

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