base de clientes
base de clientes

[PASSO-A-PASSO] Como construir a sua própria base de clientes

Curtiu o post? Então compartilhe!

Neste artigo vamos mostrar para você como montar a sua base de clientes e ainda, desmistificar o que falam sobre esse assunto, e mostrar que é possível sim, ter uma base de clientes, independente do tamanho da sua empresa.

Veja ainda, exemplos de marcas que utilizam estratégias para captar informações de clientes e possíveis clientes.

Antigamente, as empresas guardavam dados de clientes em arquivos de papéis e os colocavam em pastas.

Já se pode imaginar a bagunça que era para organizar tantas informações, principalmente se a empresa tinha um bom número de clientes.

Mas com o avanço da tecnologia, surgiram ferramentas digitais que começaram a fazer os mesmos processos que eram feitos de forma manual, e ainda, outras funções, simplificando o uso de dados de clientes e otimizando o tempo das pessoas envolvidas nesse tipo de atividade.

E é claro que desde que surgiu os bancos de dados através de software (na década de 60, através da IBM), foram diversas as modificações para aprimoramento do uso dessas ferramentas para se guardar dados de clientes.

E a realidade de hoje é outra (você pode ler também o conteúdo Cadastro de clientes: a importância de montar sua própria base). Podemos achar por aí várias empresas especializadas em bancos de dados de clientes. E a StayApp se encaixa e se diferencia dessas por alguns pontos:

  1. A StayApp possui um olhar bem mais comercial e estratégico que outras ferramentas existentes no mercado, pois ela integra diversas funções importantes que, outrora, o empresário só conseguiria colocar sua estratégia para funcionar se contratasse mais de uma empresa que atendessem a essas funções buscadas.
  2. A StayApp não faz com que a sua empresa tenha apenas um enorme banco de dados bem organizado, mas sem nenhuma ação. Na verdade, a StayApp, ajuda as empresas a terem esse banco de dados, mas de forma que ele seja útil e totalmente eficaz, servindo de verdade e fazendo o que deveria ser feito em todas as empresas do mundo: vendendo mais.
  3. Por ter acesso ao banco de dados de clientes de empresas, a StayApp consegue mapear as decisões de compras de cada cliente, tornando os dados de bases bem mais categorizados, o que facilita na hora de pensar em uma estratégia para os mais diferentes tipos de grupos de consumidores existentes na base. Isso tudo faz com que as empresas invistam a quantidade certa e com que obtenham os melhores resultados. Você pode ler o Case da Oca Açaí e entender melhor sobre isso, clicando aqui.

Agora que já fizemos uma breve introdução sobre o tema, vamos falar um pouco melhor sobre como fazer tudo isso na prática, mesmo que você ainda não tenha uma empresa como parceira de banco de dados. Você pode começar testando sozinho(a).

Leia também:  50 Nomes Para Pet Shop: Diversas Sugestões Para o Seu Negócio!

Interrompemos a sua leitura para te apresentar o BiCommerce Cast! No player a seguir você aprende com um especialista como padronizar o atendimento da sua loja e vender mais.

E afinal, para que serve um banco de dados?

Um banco de dados serve para organizar conjuntos de informações importantes para diversas finalidades e assuntos.

Aprenda a montar o seu banco de dados

Para você montar o banco de dados de sua empresa, é importante seguir alguns passos e não apenas querer começar de uma hora para outra e depois, deixar de lado e dizer que utilizar um banco de dados não dá certo!

1. Planejamento

Determine o propósito do seu banco de dados, seja ele, aumentar as vendas em “X” %, melhorar o relacionamento com os clientes, ou outro.

Pense nas informações que você precisará no banco de dados.

Por exemplo, se você quer melhorar o relacionamento da sua empresa com os seus clientes, pense nas informações que são importantes para saber como está o relacionamento atual, quais são as satisfações e insatisfações dos clientes com a sua empresa.

Crie categorias para poder mapear essa satisfação e veja se os pontos se relacionam.

2. Objetivos

Após pensar e planejar muito, talvez você tenha observado algum ponto e descoberto coisas novas, e agora, é a hora de colocar todos os objetivos que você deseja alcançar com o banco de dados.

Escreva um documento, incluindo todos os objetivos que você pretende alcançar, esses objetivos precisam ser claros e incluir números ou porcentagem, para que assim, seu planejamento se torne tangível.

3. Construção

Se sua base de clientes ainda não é tão grande, ou se você quer mapear apenas algum tipo de perfil de cliente, pode testar construir a planilha de banco de dados no Excel.

Claro que ela, apesar de usada de forma unânime por muito tempo, não é a mais eficaz, eficaz seria utilizar uma ferramenta digital especializada, mas para um primeiro momento pode ajudar a você, e assim, você pode ter uma noção do mundo de oportunidade que o banco de dados pode trazer para a sua empresa.

4. Implementação e manutenção

Depois de tudo pronto, é hora de colocar tudo isso para rodar. Além disso, é preciso ter constância, e lembrar que se você quer mapear os resultados, não pode falhar no decorrer dos dias e deixar algo passar em branco.

Leia também:  O giro de estoque é fundamental para ter um controle de estoque eficiente

Após os dias estipulados, você deve analisar os dados coletados e os resultados. Caso precise, realinhe alguns pontos, corrija erros, se existirem e se precisar, chame a StayApp para te ajudar.

Como atrair os clientes para a sua base de dados?

Feita a sua base de dados, você deve, de alguma forma atrair esses contatos para a base, ou nada servirá. Para aumentar sua base de clientes, é necessário manter um contato frequente com clientes e, quanto mais valor sua empresa oferecer, maior a probabilidade deles permanecerem leais.

1. Ofereça conteúdos gratuitos

Deixe seu cliente perceber que você se importa com ele, oferecendo algum tipo de conteúdo ou experiência gratuita.

É claro que às vezes, oferecer algo de graça é coisa possível apenas para grandes empresas, mas, é possível fazer isso ainda que sua empresa seja de médio ou pequeno porte, é preciso apenas observar o que pode ser oferecido que não causará grande impacto negativo nas  finanças da empresa.

Ter informações de clientes não é nem um pouco barato, e, se você investe em algo para poder recolher esses dados, o que acontece é uma troca, ele passa os dados para você em troca de algum conteúdo, brinde ou produto.

Podemos ver exemplos de grandes marcas que usa desse tipo de estratégia para recolher dados de clientes e de possíveis clientes. Vejamos alguns:

Essa promoção foi realizada pela O Boticário, onde era ofertado um brinde em troca de dados pessoais, inclusive, informações sobre o tipo de cabelo.

Já essa segunda estratégia, é diferente da primeira. O print é da escola online de Branding, Efeito Orna, e para as pessoas terem acessos aos materiais produzidos pela escola, de forma gratuita, é necessário deixar o e-mail. Esse é o canal por onde os clientes da marca serão impactados com conteúdos.

2. Crie pesquisas de opinião

Pense em uma estratégia para que, antes que o seu cliente saia do seu site, ou do seu estabelecimento físico, ele responda algumas perguntas relacionadas ao seu negócio.

Entre as perguntas, faça perguntas um pouco mais pessoais, para posteriormente, você conseguir mapear aquele perfil de consumidor.

Pergunte a ele como tem sido a experiência com a marca, o estabelecimento, o atendimento, e outros pontos. Deixe também um espaço para ele expressar sua opinião de forma livre sobre algo que não foi citado na pesquisa.

Como segmentar uma base de clientes?

Se você acha que seus clientes são todos iguais, então você está completamente enganado.

Leia também:  As vantagens de ter um cardápio digital com QR Code

Quem já fez uma pesquisa de mercado viu que não é tão simples.

Muitas pessoas acreditam, também, que o público das redes sociais é igual ao da loja fisica. Outro engano.

É fundamental que você saiba segmentar sua carteira de clientes para promover produtos e serviços que mais se enquadrão para eles.

Além disso, com uma base segmentada é mais facil criar campanhas de indicação para consquistar novos clientes.

Confira nossos videos e saiba como segmentar sua base de clientes, seja ela para sua loja fisica ou redes sociais.

É hora de aumentar sua carteira de clientes e consquistar novos clientes!

Ter uma base de clientes não é coisa para apenas empresa grande

Antigamente, era era sim a realidade, e isso se dava pela complexidade, e logo, pelos altos custos de investimento, mas hoje, essa realidade é completamente diferente.

Empresas de todos os tamanhos podem ter uma boa base de cliente, de forma otimizada e com valores acessíveis, se comparado com o potencial de resultado oferecido por empresas especializadas, como a StayApp.

Ensinamos coisas importantes neste artigo, e ainda, falamos sobre os passos para montar a sua base de clientes, mas, entenda que números sozinhos, não resultam em grandes coisas.

É preciso mais que informações de clientes, na verdade, nem é preciso tantas informações, mas sim, informações importantes que encaixam com a estratégia definida pela empresa.

Como fazemos isso na StayApp

A Nossa ferramenta nos permite mapear os mais variados perfis de clientes que visitam um estabelecimento, e fazemos essa organização com base no canal direto de comunicação, tags com principais produtos adquiridos e outros.

Com isso, fica muito mais simples, indicar uma determinada promoção para o cliente adequado.

Imagine que você quer fazer uma promoção e enviar essa promoção para a sua base de clientes. Você possui 100 clientes em sua base, e a sua promoção é de um bolo de abacaxi. Enviar um cupom de desconto para todos os clientes não é o mais eficaz, e sim, descobrir quais os clientes que gostam de bolo de abacaxi, ou algo semelhante.

Esse foi só um exemplo para demonstrar como cada ação feita por uma empresa através da StayApp, é estrategicamente mapeada, para os investimentos serem bem feitos e o retorno, certeiro.

Quer mais dicas para fazer o seu negócio vender mais? É só clicar aqui para ler mais artigos relacionados.


Curtiu o post? Então compartilhe!

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *