Fidelização em Loja de Roupa

Fidelização em Loja de Roupa: Como a Levice Consegue Mais de R$ 16.000 em Vendas com Programa de Fidelidade

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Vamos ver os detalhes da tática de fidelização em Loja de Roupa.

O que vou compartilhar com você neste artigo é a exata estratégia de fidelização que a loja de roupa Levice, de Goiânia, utilizou para faturar mais de R$ 16.000 por simplesmente oferecer um Programa de Fidelidade aos seus clientes.

Mas antes, quero te mostrar que essa não é a única forma de aumentar o faturamento.

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Na verdade existem 3 formas práticas de aumentar as vendas de qualquer tipo de estabelecimento, até loja de roupas (masculina e feminina):

1. Atrair novos clientes para a loja de roupa;

Essa talvez seja a estratégia mais conhecida, e a mais procurada pelos empreendedores do ramo da moda masculina e feminina.

No entanto, existe uma lei que rege o mercado desde que ele existe. A lei da oferta e da procura.

Quanto mais empresários estão procurando estratégias para atrair clientes para a loja de roupas mais empresários estão também executando a mesma tática em suas lojas.

O que torna a atração de novos clientes para a loja de roupa muito cara, e pouco viável para quem está começando, uma vez que até mesmo a Levice, empresa que vou analisar neste artigo, gastava de 3 a 4 mil reais com mídias sociais antes de aplicar a estratégia que vou mostrar aqui.

2. Aumentar o preços dos produtos;

A segunda forma é menos conhecida, mas também utilizada por muitas lojas de roupa para conquistar mais faturamento.

No entanto, a estratégia de marketing por preços, ou pricing, é muito perigosa, uma vez que se for aplicada sem a ajuda de um profissional com formação no assunto pode gerar atrito entre a loja de roupa e os consumidores.

Essa estratégia também é inútil para lojas que estão começando, pois acaba totalmente com a competitividade no mercado.

3. Fazer o mesmo clientes comprar mais vezes, com uma estratégia de fidelidade.

Estratégias de fidelização para lojas de roupa talvez seja a forma menos utilizada pelos empresários e lojistas, o que faz dela uma arma secreta, que dos poucos que se utilizam a maioria consegue aumentar o faturamento da loja de roupa.

O que alguns empreendedores do ramo não percebem é que existe objeto de desejo pelo produto deles, o que pode gerar uma recorrência de compras.

Milhares de pessoas, todos os dias, deixam de comprar de você simplesmente porque esqueceram que você existe.

E é exatamente por isso que a estratégia de programa fidelidade para loja de roupas é tão poderosa.

Leia também:  Liderança e motivação: o que aprendemos com o estudo de caso da Pizzaria 2000.

O que torna uma estratégia de fidelidade em loja de roupas tão incrível?

Vou começar esta parte do artigo contando a história da Levice, loja de roupas de Goiânia.

No início, mais de 18 anos atrás, a loja pertencia à mãe do João, atual proprietário e chefe administrativo.

A responsável por fazer as peças era a mãe dele e o dever de vender, faturar e manter o trilho do negócio ficou com o João.

Durante o trajeto o João investiu muito em mídias sociais, em vista que por muito tempo foi dito que estratégias de marketing digital digital para loja de roupas era barato.

Sabemos que essa não é a atual realidade, e que o Marketing Digital está quase tão caro para os pequenos e médios varejistas como uma tática de marketing tradicional.

Todavia, o proprietário da Levice continuou a investir de 3 a 4 mil reais em Marketing Digital, cresce seu Instagram para mais de 50 mil seguidores e criou um motor de vendas para a loja de roupas quase que do zero.

Sempre houve um desejo de implementar uma estratégia de fidelização na loja de roupas Levice.

Mas, assim como você deve estar fazendo e o João fez no passado, tratamos esse tipo de estratégia como periférica e/ou opcional.

“Ah, eu quero fazer um programa fidelidade para minha loja de roupas, mas não é a minha prioridade..”

Isso é uma negligência por parte do empreendedor, uma vez que, como expliquei no início deste artigo, a estratégia de fidelização é a forma mais rápida e barata de conquistar mais vendas para a loja de roupas.

“Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual comprando de você” – Philip Kotler, autor dos livros Marketing 3.0 e 4.0.

O que fez o João implementar um programa de fidelidade na loja de roupas Levice foi a curiosidade. (e que curiosidade que deu sorte, heim?)

Agora que você já entendeu porque precisa de um programa de fidelização para seus clientes em lojas de roupa vou te explicar como o da Levice funciona.

Como funciona o programa de fidelização que gera mais de R$ 16 mil em vendas

O primeiro passo para uma estratégia eficiente de fidelização é capturar seus clientes.

Leia também:  [CASE] Oca Açaí e Food - Como vender bem desde o 1º dia de funcionamento do seu negócio de açaí.

Veja bem: um programa fidelidade de papel, aquele de marcar os pontos, não funciona mais.

Seu cliente perde. Chega na loja com dois cartões querendo juntar os pontos.

Mas o verdadeiro problema é: você só ACHA que fidelizou seu cliente com aquela estratégia.

O programa de fidelidade da loja de roupas Levice segue a proposta “Você cliente fiel acumulando R$ 1000,00 em compras, ganha R$ 50,00 em compras.”

Assim como qualquer boa tática de fidelização é necessário oferecer bonificações, descontos e afins para clientes que utilizam com frequência.

Essa ponta o iceberg ajuda Levice a ir para a fase 2: abrir um canal de comunicação direta com o cliente.

O João, proprietário, percebeu que um seguidor no Instagram não é necessariamente um cliente, por que não é possível se comunicar diretamente com eles.

As redes sociais são controladas por seus algoritmos, ou seja, quem decide o que seu cliente vai ver ou não são elas e não a sua loja!

Dessa forma, toda vez que um cliente era convidada à participar do Programa de Fidelidade da Levice o João pedia o número de telefone deles, para subir no StayApp.

Assim, abria-se um canal de comunicação e marketing entre a loja e o cliente.

O que fez a estratégia de fidelidade da loja de roupas levice faturar mais de R$ 16 mil em vendas?

Veja o relatório abaixo:

Este relatório mostra a quantidade de clientes fidelizados de Junho a Novembro de 2018 pela Levice.

Antes de qualquer estratégia de vendas o maior diferencial da loja foi a disciplina.

Disciplina essa que fez a Levice fidelizar TODOS os seus clientes. Ninguém compra sem entrar para o programa de pontos da loja

Dessa forma, com uma base de clientes segmentada a Levice é capaz de fazer disparos para o cliente certo na hora certa.

Como isso funciona:

  • Se o cliente compra hoje e não volta em 3-4 semanas, a plataforma de fidelização reconhece ele como um “Casual”;
  • Se o cliente não volta em 3 meses, a plataforma identifica que há um cliente “Perdido”;
  • Se o cliente volta mais de uma vez no mesmo mês, a plataforma marca ele como um “Lover”, um fiel à marca.

Agora imagine isso na sua loja de roupas.

Visualize seu faturamento quando a sua loja de roupas for capaz de enviar uma mensagem personalizada, direto no celular, dos clientes Casuais. São clientes que GOSTAM de você, do seu produto e marca, mas que simplesmente “esqueceram” de você e precisam só de um empurrãozinho para voltar.

Leia também:  Marketing Digital para Loja de Roupas: Como se destacar na internet

Na estratégia de fidelização de clientes da loja de roupas Levice, todo cliente, ao se tornar um Casual, recebe automaticamente:

“Heey, estamos com MUITAS novidades aqui na Levice! Venha conhecer, estamos te esperando.”

Você já imaginou o poder da mensagem certa na hora certa?

Um alinhamento entre disciplina, estratégia e tecnologia fizeram o programa fidelidade da Levice faturar mais de 16 mil reais com um único disparo.

Veja esse outro relatório:

Esse foi o exato disparo que fez R$ 16.000 em vendas no programa fidelização da loja de roupas Levice.

Repare que foi um simples disparo de SMS o responsável por trazer esses clientes fiéis e fazê-los comprar mais.

Então se eu disparar um SMS pra uma galera vou ter vendas?” – é CLARO que não.

Para esse resultado a Levice separou apenas 585 dos clientes da base deles, isso é menos da metade do que eles possuem atualmente.

O ponto não é o SMS, o canal NUNCA é o responsável pelo sucesso. A estratégia de vendas vem antes do canal de vendas.

Por isso, a Levice disparou a mensagem apenas para os clientes casuais mais antigos, ou seja, aqueles que quase foram considerados “Perdidos” por inatividade na loja.

É uma base de clientes que deixou de comprar simplesmente por não lembrar da loja.

Mais uma vez: Disciplina, Estratégia e Tecnologia fizeram essa loja de roupas aumentar muito as vendas.

E eles nem precisaram de uma promoção para isso, pois a mensagem foi “A Levice está repleta de novidades! Peças exclusivas, venha conhecer! Rua C-264, 157, Q-596, Lt 07, Casa 4, Setor Nova Suica. Contato: link”, sendo que o link no final dava acesso direto ao WhatsApp de atendimento da loja.

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Essa foi a estratégia de Fidelização em Loja de Roupa, que fez a Levice faturar mais de R$ 16 mil em apenas um disparo!

O que achou?

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