Investir em clientes inativos dá retorno?
Essa é uma dúvida frequente que os empreendedores têm, e a resposta é bem simples: SIM.
Agora eu que te pergunto:
Quanto você vende hoje pra quem não compra mais de você?
Se você não vende para o seus clientes inativos, eu tenho uma notícia muito triste: você está deixando dinheiro na mesa.
Cerca de 80% da sua clientela é inativa. E não é porque seu produto é ruim, tampouco o seu atendimento.
É que todo cliente que compra de você e sai pela porta, se torna inativo naturalmente.
Apenas 20% da sua clientela é fiel, ou seja, volta em um determinado período de tempo.
Qual a importância disso?
Kotler, pai do marketing, disse algo muito importante:
“Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”
Você vai mesmo sangrar seu faturamento para trazer novos clientes?
Ou vai investir em estratégias de pós-venda com foco em trazer o ex-cliente de volta?
A Calçadeira Loiola optou pela segunda opção, e vendeu R$ 53.973,77 para clientes inativos.
Calçadeira Loiola
Raimundo Nonato Bandeira Loiola, conhecido como Loiola. Nasceu em Francinópolis Piauí e erdou a paixão do pai pelos calçados.
Calçadeira Loiola foi fundada em 1974 e hoje, após 45 anos, é referencia no mercado de calçados em Grajaú.
Ao decorrer do tempo, a Calçadeira descobriu que tinha problemas com seus clientes inativos e que precisava ter um pós-vendas mais eficaz e inteligente.
Foi ai que ela conheceu o StayApp.
Impacto da StayApp na Calçadeira Loiola
Agora que a calçaderia contava com o apoio de uma plataforma inteligente e eficaz que atuava no pós-venda, era hora de criar uma estratégia.
A estratégia de automação foi a seguinte:
Seria enviado uma mensagem para clientes inativos que ficavam mais de 1 mês sem comprar:
“Olá, faz tempo que não vem aqui na Calçadeira Loiola! Venha nos visitar, apresente essa mensagem em 15 dias e GANHE até 20% de DESCONTO nas compras!”
Uma comunicação simples, segmentada e direto para o cliente que parou de voltar na loja trouxe mais de R$ 16050,69 de faturamento!
Dessa forma, de todos os clientes que se transformaram em inativos, ou seja, passaram mais de 30 dias sem comprar voltariam.
O Resultado
A Calçadeira, já conseguiu trazer de volta 18.12% e conseguir um consumo que somou em R$ 53.973,77 desses clientes. Veja você mesmo:
Se alguém perguntar pra eles “Quanto você vende hoje pra quem não compra mais de você?” eles podem responder “mais de 50 mil reais, e você?
Como você viu, um SMS personalizado como parte estratégica de um pós-vendas somadas trouxe grandes resultados para a Calçadeira Loiola.
Imagine o quanto você iria faturar a mais se pudesse enviar uma mensagem personalizada para cada cliente que passa 15, 25.. 30 dias sem voltar na sua loja!
A StayApp te ajuda a fazer isso, no piloto automático. Conheça a plataforma aqui.
Diretor de Marketing na StayApp