Ideias de promoção para restaurantes

13 Ideias de promoção para Restaurantes: Saiba Como Aumentar suas Vendas

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Buscar novas ideias de promoção é sempre bom para o seu restaurante. E se engana quem pensa que os benefícios é apenas o aumento de vendas…

Quando falamos de mercado gastronômico, existem diversos fatores que influenciam no sucesso do seu restaurante: atendimento de excelência, gestão de controles essenciais e claro, boas ideias de promoção.

Muitas pessoas ficam perdidas depois de um tempo, sem saber qual estratégia utilizar e acabam ficando sem ideias para suas promoções.

Com o tempo isso se torna um bola de neve, você perde espaço pra concorrência e, consequentemente, espaço no mercado.

É pensando nisso que separamos 7 ideias de promoção para restaurantes que irão te ajudar a vender mais e diferenciar da concorrência!

Ideias de promoção para restaurantes

1- Você já trabalha com Delivery?

No mundo hoje é repleto de aplicativos.

Não aproveitar essas plataformas para criar ideias de promoção para o seu restaurante é um erro grave.

Você está deixando dinheiro na mesa!

Se o seu restaurante ainda não trabalha com delivery está mais do que na hora de começar.

Porque além de estar perdendo uma grande oportunidade de vender para mais pessoas, o seu concorrente sem sombra de dúvidas está utilizando.

2- De olho nas tendências!

Ter boas ideias de promoção para restaurantes pode ser uma tarefa dificil, mas se ficarmos de olho nas tendência isso se torna mais facil.

Você já ouviu falar em Marketing de Oportunidade?

É uma excelente forma de engajar com o seu público e atrair mais pessoas.

É aproveitar do que é tendência, seja na musica, na cultura popular ou em qualquer outra área e trazer para o seu negócio.

Mas atenção: Nem tudo pode se encaixar com a proposta do seu restaurante.

Porém, muitas coisas podem ser feitas. Veja bem:

Você deve se lembrar do clássico “Juntos e Shallow Now”

Essa frase ficou na boca do povo por um bom tempo e as grandes marcas sabiam disso.

Veja o Uber por exemplo:

Ideias de promoção para restaurantes

Aproveitou a tendencia e fez um marketing personalizado.

Imagine seu restaurante nessa mesma época. Você poderia criar um drink ou um prato especial no cardápio com essa mesma frase.

Portanto, fique de olho nas tendências!

3- Eventos e festivais promocionais

Uma ideia muito boa de promoção para o seu restaurante são eventos promocionais (seja promovendo ou participando).

Você pode simplesmente ter uma temática diferente e unica para atrair novos e velhos consumidores.

Além disso, dependendo do tamanho do seu evento e de como ele é apresentado, você acabar ganhando mídia gratuita dentro de jornais ou programas de rádio!

4- Promoções fixas em dias específicos

Sabe aqueles dias com menos movimento, onde o faturamento é bem inferior aos demais?

É nessas horas que você precisa (ainda mais) de ideias de promoção para o seu restaurante.

Leia também:  Nomes Para Empresa de Marketing e Agência de Publicidade Propaganda!

Uma boa ideia é fazer promoções fixas em determinados dias.

Como assim?

Vou pegar dois exemplos: McDonald’s e Subway.

Ambos possuem esse tipo de promoção, o Subway têm o “Barato do Dia” e o McDonald’s tem o “Clássico do Dia”.

Ambos apresentam pratos diferentes em determinados dias com valores especiais!

Isso atrai bastante os consumidores e é uma ótima maneira de aumentar suas vendas em dias de baixa.

Se você tem um restaurante, utilize essa ideia em determinados itens do seu cardápio. Não precisa ser apenas com pratos, faça também com as bebidas!

5- Desconto em datas especiais

Vendas sazonais não são nada fáceis, mas também não é impossível. Basta que seu restaurante tenha boas estratégias e claro, boas ideias de promoção.

É importante que todo inicio de ano você faça um planejamento de cada mês. Aproveite a sazonalidade para fazer promoções especiais.

Ex: Em Junho, mês de festas juninas, você pode investir em decorações e pratos especiais com essa temática.

Já em março, mês das mães, pode ser uma boa fazer promoções onde os clientes que levarem suas mães ganham desconto em determinado prato ou bebida.

Pense em todas as possibilidades e planeje com antecedência!

6- Melhore sua presença digital

Pode não parecer, mas as redes sociais hoje atuam fortemente como vitrines online. E para restaurantes, um cardápio online completo, além de serem excelentes para divulgar promoções.

Você deve manter uma boa presença digital para que sempre tenha clientes a sua espera.

Uma boa maneira de fazer isso é por meio dos próprios posts. Crie alguns que peçam opiniões dos seus clientes. Memes são sempre bem vindos.

Outra ideia de promoção para o seu restaurante é promover sorteios nas suas redes sociais.

“Marque 3 amigos nessa foto, curta e compartilhe. No final do dia o vencedor irá ganhar um Rodízio por conta da casa”

Aproveite.

7- Tenha um programa de fidelidade

Foi-se a época em que você precisa se preocupar apenas com a primeira venda.

É preciso atuar no pós-venda.

Uma boa maneira de fazer isso é por meio de programas de fidelidade.

Sei que muitos não gostam de dar descontos para clientes, com medo de sangrar o faturamento.

Porém, o cliente que ganhar alguma coisa, é porque ele já consumiu muito. Só aí já valeria a pena.

Além disso, você manterá um bom relacionamento com o seu cliente, pois ele sempre irá retornar para o seu restaurante.

Promoções para restaurantes são de extrema importância, como você pode acompanhar ao longo deste artigo.

Técnicas como cupons de desconto podem ser muito eficaz na hora de atrair clientes, principalmente quando estamos falando de novos clientes. 

Mas será que um cupom de desconto é suficiente para aumentar o faturamento do seu restaurante?

Leia também:  Aprenda Como Montar um Delivery em 10 Passos práticos

Certamente, se as promoções forem usadas dentro de uma lógica mais abrangente, você obterá sucesso. Se a oferta do dia for bem usada nas redes sociais, por exemplo, o alcance será maior e, consequentemente, o faturamento também. 

8 – Números quebrados

Todo mundo sabe que números quebrados nos preços é a estratégia predileta dos supermercados, e não é à toa. Por mais que o cardápio limpo, com números inteiros, possa ser a melhor opção em alguns casos, números quebrados podem alavancar as vendas em espaço de tempo. 

Apesar disso, é necessário prestar atenção em alguns detalhes. Por exemplo, os designers de cardápio afirmam que os preços que terminam em 9, como R$ 9,99, são relacionados à baixa qualidade. Além disso, os preços que terminam em 0,95 em vez de 0,99 são mais eficazes na hora da escolha. 

9 – Nada de cifrões

Acima de tudo, o cifrão é um símbolo que remete, mesmo que inconscientemente na cabeça das pessoas, aos gastos. Você, como empreendedor, não quer que o seu cliente pense nisso. 

Uma pesquisa da Escola de Administração de Hotéis da Universidade de Cornell, mostrou que convidados que receberam um cardápio sem cifrão gastaram significativamente mais do que aqueles que receberam um cardápio com eles.

10 – Padrão de leitura

Existem estudos, como o Scanpaths, que mostra como as pessoas leem certas coisas. Isso pode ser muito útil na hora de organizar o seu cardápio. Considere colocar os itens mais lucrativos no canto superior direito, porque é onde os olhos das pessoas vão primeiro.

Além disso, isso vai funcionar quando colocamos a relativização no centro da questão. Ver um prato caro à primeira vista fará com que o resto pareça ter um preço razoável quando comparados.

11 – Tecnologia

Nunca será um erro investir em tecnologia, visto que essa é a base do mundo moderno e, consequentemente, também do empreendedorismo. 

Existem tecnologias, como cardápios digitais e totens de autoatendimento, que fazem vendas sugestivas e conseguem trazer economia para o restaurante. 

Existem pesquisas que apontam que isso pode causar um aumento de faturamento em até 30%. 

12 – Pratos personalizados

A primeira vista isso pode parecer exagerado e não combinar com o seu restaurante, mas é um idéia ótima para aumentar o faturamento.

A geração mais nova é apaixonada por essa tendência e exige maior personalização. 

Você pode oferecer opções de personalização dos pratos pelo próprio cardápio. Lembre-se que a tecnologia pode apoiar esse movimento estratégico. 

13 – Ligação com a família

Todos os clientes buscam, mesmo que inconscientemente, se sentir em casa quando come fora. Isso vai além de ter um prato de comida que lembre a família ou a infância. 

Não importa quem frequenta o seu restaurante: dar aos pratos os nomes que remetem à família, como Macarrão da Nona, por exemplo, é uma ideia que traz a impressão de uma comida caseira. 

Leia também:  Como Cadastrar no Ifood: Restaurante, Entregadores e Clientes!

Isso é muito eficaz na hora de cativar o seu cliente. Além disso, colocar uma música ambiente tranquila é outra dica para construir uma atmosfera relaxada, fazendo com que o consumidor se sinta bem nesse ambiente, por exemplo.

BÔNUS: Aproveite os momentos-chave para aumentar o seu faturamento!

Mesmo com essas 7 dicas de ideias de promoção para restaurantes, você pode aumentar suas vendas ainda mais se aproveitar 4 momentos-chave excepcionais!

Compra

No momento da compra, apresente seu programa fidelidade para o cliente. Assim que ele participar, vai entrar na sua segmentação de clientes que já compraram de você.

A partir daí é só manter contato e buscar formas de atraí-lo, seja por meio de brindes ou promoções de acumulo de valor.

Não sabe que brinde dar? Da uma olhada na nossa lista aqui.

Resgate

Prepare-se, pois o seu cliente vai cobrar o brinde que você prometeu. O momento do resgate é muito importante, pois se a primeira impressão não causou muito impacto, agora é hora de mudar isso.

Aproveite esse momento e oferece um excelente atendimento ao seu cliente. Aproveite e faça um cross-selling, oferecendo outros produtos que combinem com o brinde que o cliente irá ganhar.

Consumo

Agora que seu cliente ganhou algo de graça, ele estrará em um estado de euforia. Hora perfeita para o seu time aborda-lo. Seja para fazer uma pesquisa de satisfação ou até mesmo pedir que recomende seu restaurante para amigos, familiares ou conhecidos.

Inatividade

E os dias de menos movimento? E os clientes que nunca mais retornaram ao seu restaurante?

Imagine mandar uma mensagem personalizada somente para esses tipos de cliente? Dando um desconto em dias de baixa ou até mesmo incentivos para que retornem ao seu estabelecimento?

A StayApp é uma plataforma de pós-venda automatizada que permite o empreendedor fazer tudo isso e mais um pouco.

E os resultados são surpreendentes, independente do seu negócio.

A Levice, loja de roupa, faturou R$ 16965 com programa fidelidade.

Já a cafeteria “Eu quero Café” teve grande faturamento em 4 SMS diferentes.

Isso apenas prova que uma estratégia de SMS Marketing somada a um programa de pós-venda inteligente e um planejamento bem estruturado pode aumentar ainda mais as vendas do seu estabelecimento.

Conclusão

Espero que essas as ideias de promoção apresentadas aqui ajudem o seu restaurante a vender mais.

É importante, também, estar atento aos momentos-chave para que você aumente ainda mais o seu faturamento.

Caso tenha gostado do conteúdo, continue acompanhando o blog.

Até a próxima.


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