Atendimento de excelência: Encante seu cliente

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Nada adianta você ter o melhor produto, o melhor local e os melhores preços. Se você não tiver um atendimento de excelência, isso tudo não valerá de nada.

É importante que todo a equipe, seja de bares ou restaurantes, entenda o quão importante é o atendimento.

Ainda assim, muitos não dão ao cliente o valor que ele merece. E o resultado? Reclamações no Procon e até mesmo no Reclame Aqui.

Mas não se preocupe, este artigo servirá como guia rápido e prático para você começar a melhorar o seu atendimento.

A última impressão do seu cliente

4 desejos que todo cliente tem:

3 desejos que todo cliente tem e que seu atendimento de excelência pode atender

1- Ser atendido rapidamente

Imagine que você vai a um bar, confere o cardápio e está pronto para ser atendido… mas onde está o garçom? 

O que era para ser uma boa experiência pode acabar se tornando uma frustração. Nada pior do que parar um tempão a procura de alguém para atendê-lo.

Tenha um número de funcionários adequado a demanda do seu estabelecimento, para que ninguém fique sobrecarregado. Evitando, assim, erros na hora do pedido, e tempo no atendimento.

2- Ser atendido por uma boa equipe

Você sabe qual a maior causa de reclamações dos clientes?

É a insatisfação quanto ao atendimento.

Por isso, é importante contratar profissionais adequados ao conceito do seu negócio e que estejam sintonizados na vontade dos seus cliente.

3- Ser atendido com gentileza

Se o atendente é o cartão de visita do seu estabelecimento, é bom que ele(a) seja muito educado.

Nada pior que um atendente que demonstre pressa e até mesmo irritação com as perguntas do cliente.

Entenda a importância do cliente e trate ele com total respeito.

Busque profissionais simpáticos e empáticos, capazes de se colocarem no lugar do cliente.

4- Receber atenção na recepção, consumo e na saída do bar.

O que muito gente não entende, é que o cliente não vai no seu estabelecimento apenas pela comida ou bebida. Ele vai para uma experiência.

Dito isso, tudo está relacionado, da recepção ao consumo até a saída do bar. Se ele o desejo dele é ter uma boa experiência, então você é responsável por fornecer todo o atendimento necessário para que isso se realize.

Experiência no atendimento

Atendimento de excelência

Quando se fala em excelência no atendimento, deve-se estar atento a 4 momentos críticos e que podem determinar o seu sucesso ou fracasso.

O primeiro deles é:

1- Recepcionar

Entenda, você deve começar com o pé direito, o primeiro passo é básico mas isso não significa que todo mundo saiba fazê-lo da forma correta.

Lembra da experiência do cliente? Pois é, é necessário que alguém do seu time esteja na recepção para recepcionar o cliente qualidade e simpatia.

2- Atender

Sua recepção foi boa, mas o atendimento foi bem ruim… demorado e o funcionário ainda estava com cara emburrada. A partir daí você já perdeu tudo.

Não adianta o cliente ter uma ótima recepção se ele não é bem atendido logo em seguida.

Responda todas as perguntas prontamente, ofereça dicas caso necessite e dê atenção total ao seu cliente (nada pior que um pedido errado…)

3- Satisfazer

Ele fez o pedido, está na hora de você corresponder as expectativas do seu cliente.

É importante o cuidado com a comida para que ela esteja chegando corretamente ao seu destino.

Além disso, faz parte da satisfação um feedback do seu cliente.

4- Encantar

Clientes que se encantam com o seu estabelecimento provavelmente irão se tornar promotores dele. 

Uma vez que o seu atendimento foi tão bom que o cliente deseja repetir essa experiência e, quem sabe, trazer outras pessoas junto com ele.

Essas pessoas também se encantam e o resto da história você já sabe…

4- Dicas para melhorar o relacionamento com o seu cliente

Atendimento de excelência

1- Campanhas de fidelização

Pesquisas de satisfação: pergunte aos clientes sobre como se sentem

com relação ao seu produto e ao seu atendimento.

O ato de perguntar, por si só, já é uma medida que indica excelência em serviços.

Além disso, você também pode utilizar de NPS para pontuar seus cliente e, assim, traçar melhores estratégias para eles.

Promoções: essa é uma ótima maneira de garantir

que seus clientes retornem. Aproveite o momento do retorno e aumente ainda mais o seu faturamento.

Conheça o seu cliente: Sempre há algo que você pode identificar sobre o seu cliente para o surpreender positivamente.

2- Meça os seus resultados

Tanto nas pesquisas de satisfação quanto aos resultados das promoções, é importante você estar atento a esses dados.

Isso porque são eles que dirão se o seu esforço está valendo a pena ou não. 

Se sua pesquisa de satisfação mostrar que o seu atendimento é ruim, você deve melhorá-lo. 

Se mostrar que as pessoas estão insatisfeitas com o seu produto, então talvez seja a hora de mudar de fornecedores. 

Se o atendimento foi precário, está na hora de melhorá-lo, treinar todos os seus funcionários.

A partir daí, você pode traçar melhores estratégias e buscar melhorar cada vez mais.

3- O seu cliente fala, mas você escuta?

Ou melhor, sua equipe escuta?

De nada adianta apenas o gerente ou o gestor saber dos problema e desejos do cliente.

É necessário que toda a equipe esteja a par dessa informação.

Pois isso irá melhorar ainda mais o seu atendimento.

4- Melhore sua comunicação

Participe de canais de reclamação como Reclame Aqui ou Procon. Ou crie um para que o seu cliente possa expressar a opinião dele acerca do seu estabelecimento e atendimento.

Dessa forma, você consegue ainda mais informações para só irão acrescentar ao seu negócio.

Espero que com este guia você consiga criar uma equipe de atendimento focada em todas as etapas de experiencia do cliente, da recepção, ao consumo até sua saída.

Até a próxima.


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