Automação Comercial

Automação Comercial para sua loja: tipos de automações para facilitar o dia a dia do seu negócio

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Imagine um vendedor automático, que não dorme, não come e ainda bate meta dia após dia: isso é automação comercial e eu vou te mostrar como isso pode te ajudar a vender mais, ainda que não entenda de tecnologia.

Usar a tecnologia para trabalhar a favor do aprimoramento dos processos de um negócio não é mais o futuro, mas sim o presente de empresas que sonham em lucrar todos os dias e, se você ainda não sabe como automatizar sua empresa, recomendo que leia este artigo até o final.

Um dos maiores desejos de qualquer gestor é conseguir ter uma operação que funcione sem gargalos e que gere mais receitas com menos esforço. Para alcançar um resultado assim, a automação é uma das ferramentas mais poderosas nas mãos dos empreendedores.

Mas afinal, o que é a automação comercial?

A forma mais simples de explicar é: automação é transformar trabalho de máquina em trabalho de máquina!

A automação em questão se dá quando máquinas transformam tarefas repetitivas em processos automáticos. Isso evita que muitas tarefas fiquem vulneráveis a erros humanos (e em muitos casos, também previne fraudes).

Com um sistema bem automatizado, os funcionários da empresa podem gastar menos tempo exercendo atividades simples e se dedicar mais a assuntos complexos e resolver problemas singulares.  

Automação comercial é mais simples do que parece!

Quando se trata de como automatizar sua empresa, talvez você sinta algum receio logo de cara por começar a imaginar fábricas repletas de máquinas e prédios industriais de multinacionais em grandes metrópoles ao redor do mundo. Ok, este tipo de indústria até serve como exemplo de automação, mas não é, nem de longe, a única resposta.

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Quando você usa o cartão corporativo, recebe uma notificação no celular? Já utilizou aplicativo para fazer uma movimentação financeira na conta da empresa via internet? Então você já está automatizando processos. Nestes dois exemplos, você simplificou processos recorrentes e ganhou mais tempo para se ocupar com outras coisas.

Além disso, estas pequenas automações também permitem que você confie mais no seu sistema de trabalho e possa seguir com a administração mais tranquilo. Para demonstrar isso, proponho que você pare e pense um pouco sobre como seria trabalhar nos próximos dias sem qualquer aparelho de TI ao alcance.

Tudo que era feito por este tipo de equipamento, agora é feito por humanos. Quem você colocaria em cada função? Tem certeza de que essa pessoa não cometeria erros, uma vez que seu negócio depende disso? Sim, eu sei que você se escalou para uma boa parte das funções e a resposta para a segunda pergunta continuou sendo “não”. E você está correto.

A busca pela eficiência é tão natural que às vezes nem a percebemos. A tecnologia contribui muito para isso em vários aspectos da vida, claro, mas principalmente no profissional. E a diferença que a inovação tecnológica pode alcançar nessa área, por vezes marca a história.

Uma grande prova disso é o impacto que a Revolução Industrial trouxe para as estruturas econômicas e sociais de todo o mundo. As máquinas a vapor e a produção em massa trouxeram mudanças financeiras tão altas, que nenhum economista clássico mencionou algum comportamento parecido anteriormente, mesmo como uma possibilidade teórica.

Agora que você entendeu que é possível, é hora de discutirmos como automatizar sua empresa!

Planejamento para gestão e automação comercial é essencial

O mercado está em constante mudança e quem não está preparado fica para trás. É importante definir objetivos a serem alcançados. O caminho traçado rumo às metas estipuladas será seu guia para entender se você está se adaptando bem às demandas necessárias.

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Do mais fácil para o mais difícil

Comece o processo pelas tarefas mais simples, onde acontecem mais ações repetitivas com poucas interações humanas. Com o tempo poupado pelos funcionários e a dedicação a pendências mais complexas, os protocolos começarão a avançar cada vez mais, deixando as ações mais básicas totalmente automatizadas e, algum tempo depois, as outras atividades.

Invista na empresa e no cliente quando estiver pensando em automatizar vendas e processos

Um empreendimento é dividido em diversos setores e todos precisam trabalhar bem para que a empresa comece a lucrar ao invés de apenas sobreviver. Usando a tecnologia a seu favor, a evolução torna-se notável. Automatização do fluxo de caixa garante menos erros e maior agilidade, por exemplo, e garante um crescimento saudável para a empresa. Serviços de atendimento ao cliente, como chatbots e check-ins online, oferecem maior comodidade e agilidade ao público.

Controle de logística, CRM, marketing digital (disparar para um potencial cliente um e-mail sobre abandono de carrinho em um e-commerce, por exemplo), procedimentos financeiros e muitos outros recursos trazem benefícios intermináveis para a estabilidade do negócio. Pesquise as mais variadas plataformas e novidades sempre que possível.

Monitore com frequência

O acompanhamento dos resultados após a aplicação das automações não é nada opcional. Com ele você descobre quais áreas tiveram um retorno positivo e quais não tiveram. Para auxiliar sua avaliação, observar os indicadores de desempenho é uma ótima pedida. Utilize as métricas que melhor se encaixem no seu objetivo e adapte os processos para que tenham um resultado mais próximo ao objetivo.

Comece a vender no automático

A tecnologia influencia a escolha do público e impacta no mercado em varejo. A possibilidade de comprar em lojas online; as comandas eletrônicas e terminais touch screen em negócios do ramo alimentício; o controle integrado das bombas; serviços e lojas de conveniência em postos de gasolina. Todos estes exemplos citados trazem mais valor ao produto na memória do cliente.

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Quando o cliente enxerga um valor a mais, um valor conceitual no produto, a chance de retorno é maior. Um cliente que retorna e fica novamente satisfeito com o serviço pode começar a retornar com frequência e ser fidelizado.

Um cliente fiel é garantia de consumo recorrente e ainda se sente incentivado a recomendar o estabelecimento a outras pessoas. Seguindo essa linha, uma boa base de clientes fidelizados que você pode incentivar e contatar, garante vendas no modo automático!

Agora você já sabe como automatizar o seu negócio e pode começar a colher benefícios como a diminuição de erros humanos, rapidez na verificação de informações, maior comodidade e satisfação para o cliente, redução de custos, aumento da produtividade e muito mais.

E para começar a entender melhor o processo de vender no automático, clique aqui e descubra o que é a metodologia CORVx.


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