sexta-feira, outubro 15, 2021
Departamento de Scouts

Departamento de Scouts: como aplicar as técnicas dos olheiros de grandes times na sua equipe.

Empreendedorismo
Curtiu o post? Então compartilhe!

Tenha um time de “Olheiros”

Ter um departamento de scouts (Observadores ou Olheiros), seja num clube de futebol ou até mesmo na sua empresa faz diferença? A resposta, obviamente é sim. Precisamos escolher não apenas pessoas com habilidades técnicas, mas, também pessoas que consigam observar oportunidades com seus colegas e/ou clientes da sua empresa.

Ter as habilidade de um Scout influencia muito.

Quando um olheiro entra em campo para procurar a próxima estrela do esporte, ele tem em mente as habilidades que cada jogador precisa ter para conseguir alcançar os resultados para o seu time. Na sua empresa não pode ser diferente.

Eu vou comentar nesse post algumas dicas que olheiros esportivos usam para selecionar um próximo jogador.

Se você não sabe para onde quer ir, então, qualquer caminho serve.

Primeiramente, para onde você está indo? Está claro para todos da sua empresa?

Clareza com os propósitos é a peça chave para que ninguém quebre as expectativas na hora que estiver dentro da sua empresa.

Todos querem a vitória, mas, nem sempre está claro o caminho para alcançar. Antes de implementar uma cultura, tenha clareza.

Seja um grande time e você terá as estrelas ao seu lado.

Assim como no esporte, toda estrela do marketing, programação, vendas entre tantas outras profissões, sonham em um dia ser encontrado e jogar num grande time.

Conhecer o jogo

Qualquer observador necessita saber treinar sua equipe. Você tem a necessidade ter habilidades técnicas e teórica do seu negócio.

Boa parte dos profissionais, assim que cresce seu negócio, deixam de lado o hábito de estudar, praticar atividades que no início eram cruciais para seu crescimento.

Treinar obriga-nos a analisar os detalhes e os pequenos princípios de jogo, o que nos faculta a visão de jogo, a concentração, e capacidade de análise de diferentes situações.

Se você perde a habilidade, você muito em breve deixará de ser importante para o crescimento do seu próprio negócio.

Concentração

Se manter concentrado não é uma tarefa fácil. Temos muitas distrações durante o dia a dia. São obrigações que surgem e não temos muito tempo para tomar as decisões.

Por isso vemos diversos artigos de grandes gestores em todo o mundo, que praticam exercícios de concentração, como a meditação diária e busque por alimentação que melhore a sua concentração mental. Uma boa noite de sono também ajuda nessa atividade.

Não viva das vitórias do passado

“O que te trouxe até aqui não é o que vai te levar até lá”. É preciso se reciclar, se reinventar, inovar o tempo todo. Começando por si mesmo!

O jogo de ontem não é o mesmo de hoje e não será o mesmo amanhã.

Precisamos olhar para nós mesmos e observar o que devemos melhorar em nós, para que possamos tomar boas decisões na nossa organização.

Conclusão

“É inacreditável o quanto você não sabe sobre o jogo que jogou a sua vida toda!”. – Moneyball

Não é porque você não tem o time mais caro, os melhores equipamentos, os melhores currículos da cidades, que seu time não possa vencer.

Saber escolher bem o seu time faz parte do papel do líder. Ter bons olhos, saber enxergar o potencial encima de cada um, mas, sem esquecer para onde você está guiando todos eles.

Você precisa antes de mais nada, saber para onde está indo, quais são suas dificuldades e suas qualidades. Saiba onde colocar cada peça da sua organização.

Muitas vezes vemos pessoas trabalhando em funções da empresa, nas quais elas não conseguem se desempenhar. E boa parte das vezes colocamos a culpa no profissional.

É como se batessemos um martelo em cima de um parafuso. As duas ferramentas estão em perfeito estado, porém, não vão atingir o objetivo desejado.

No final “O homem que mudou o jogo”, relata bem a importância de saber escolher bem onde colocar cada peça do seu time, no seu lugar.

Faça um exercício simples após ler esse artigo. Pense na sua equipe e faça uma análise como um todo. Veja se você não pode hoje mesmo fazer pequenas mudanças e obter grandes resultados.

Confira também: Princípio 80/20: Time de produto. Como delegar tarefas


Mais dicas para crescer o seu negócio? É só clicar aqui para ler mais artigos relacionados.


Curtiu o post? Então compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *