Princípio 80/20: Time de produto. Como delegar tarefas

Princípio 80/20: Time de produto. Como delegar tarefas

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“Não se preocupar com o seu time de produtos pode custar muito caro para o seu crescimento; Entenda como simples rotinas e mudanças na sua Startup podem ter melhorias que impactam o seu crescimento.”

Se sua Startup está no estágio inicial (Early Stage), seu time de produtos senta ao lado da equipe de vendas, suporte, customer success, marketing…e por aí vai.

Afinal, se você é o CTO ou COO e está lendo esse artigo, você pode hoje mesmo começar a mudar algumas rotinas para melhorar a performance do seu negócio.

Uma observação, se você ainda não sabe qual seu Market Fit, dê atenção dobrada para as atividades que seu time está desenvolvendo.

Se você não sabe o que é Market Fit, clique no link aqui.

Antes de falar sobre como delegar essas tarefas, dê atenção para seu time não criar a cultura da urgência. Seu produto deve ser totalmente focado em atividades IMPORTANTES.

Isso não significa que são atividades que não precisam ser entregues com rapidez, mas sim entregar as atividades certas (importantes) com rapidez.

Atividades urgentes quase 100% das vezes, não foram bem avaliadas, portanto, em boa parte dos projetos elas são excluídas ou nunca utilizadas. Problema 🙁

Mas o que é esse Princípio 80/20?

“20% DO SEU ESFORÇO SERÁ 80% DO SEU RESULTADO.”

O Princípio de Pareto surgiu em 1906 e o nome por trás disso é Vilfredo Frederico Pareto. Não precisamos sacrificar a nossa equipe para atingir os resultados esperados. A produtividade é construída com foco nos problemas que realmente terão impacto positivo no seu negócio.

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Não estou aqui para dizer que podemos eliminar atividades circunstanciais ao nosso produto, porque se não preocuparmos com demandas de infraestrutura básica, nosso produto vai ter problemas e voltamos a trabalhar nas tarefas urgentes.

Essa teoria é para não perdermos o foco naquilo que realmente é importante.

Não meça seus resultados pelo número de tarefa desenvolvidas.
Feature nova não aumenta o valuation.

Como o Princípio se aplica ao Gerenciamento de Projetos?

No gerenciamento de projetos, o princípio 80/20 é uma excelente ferramenta para dividir o projeto.

O princípio implica que sua equipe gaste 80% do tempo trabalhando em apenas 20% do projeto.

Sim, você pode gastar 80% do tempo trabalhando em apenas 20% do projeto. Mas se essa parte do projeto é a parte crucial, não é como se você pudesse simplesmente cortar para economizar algum tempo.

Aqui estão 3 dicas de como delegar tarefas.

1 – Converse com toda sua Equipe

Do CEO até o time de Suporte, todos na empresa tem dores com o seu produto.

Faça uma análise completa dos problemas e separe em Importante ou Urgente. Explicação bem breve.

Importante

São as principais atividades. Aqui você terá seus impactos positivos. Trabalhe para que seu time desenvolva apenas funcionalidades Importantes. Aqui é onde o Princípio 80/20 entra em ação.

Urgente

Coloque 20% do seu tempo para resolver isso e NÃO volte a ter problemas urgentes.

2 – Entenda sua equipe

Delegue o certo para a pessoa certa. Seja um bom Observador. Esse é seu papel.

Seja o “Scout” (Olheiro). Isso vai ajudar a entender quem está fazendo o que não deveria estar fazendo.

Muitas vezes, precisamos resolver um problema em nosso Canhão de Guerra e até temos pessoas capacitadas na equipe para resolver esse problema. Bom demais. Porém, delegamos a ele para que Pinte o Canhão.

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3 – Multidisciplinaridade não é um polvo e sim um Camaleão.

Princípio 80/20: Time de produto. Como delegar tarefas

Nosso produto precisa conseguir se adaptar. E nossa equipe também. Quem entende o que o nosso produto precisa fazer são os nossos clientes.

Muitas vezes recebemos feedback de nossos clientes e simplesmente ignoramos por pura falta de empatia com a dor que ele tem durante o uso da nossa ferramenta.

Não existe uma verdade absoluta. Cada caso você precisará se adaptar.

Conclusão

Em essência, o princípio 80/20 está presente para lembrá-lo de que não precisa haver uma proporção linear entre o tempo e o trabalho realizado, ou o tempo e a qualidade, ou quaisquer outras duas medições de recursos ou o sucesso do projeto. Isso mostra que pequenas coisas podem ter um grande impacto, e que coisas enormes podem ter um impacto insignificante. E se você usar esse princípio para analisar o projeto que está gerenciando, poderá encontrar facilmente diferentes maneiras de torná-lo mais eficiente, seja alterando como e para quem você delega tarefas ou fazendo outra coisa de maneira diferente.

Ouça feedback de seus clientes, converse com sua equipe para conseguir separar o que são atividades urgentes das importantes, selecione a melhor pessoa para desenvolver aquela atividade.

Agora junte com todas as atividades organizadas, basta selecionar bem os 20% que irá impactar o seu produto, alavancando suas métricas.



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