Automatização do fluxo de caixa

Automatização do fluxo de caixa garante menos erros e maior agilidade

Curtiu o post? Então compartilhe!

Existem várias ferramentas úteis para administrar seu negócio e permitir que ele continue lucrando, sem perder as contas. Mais do que importante então é saber como usar a automatização do fluxo de caixa.

Afinal, não há como gerenciar o que você não possui conhecimento. Por meio do fluxo de caixa é possível saber o quanto de recursos financeiros ainda possui, assim como quais valores tem de receber e pagar.

Mas fica a dúvida: você sabe como automatizar esse processo? Saiba como fazer corretamente!

Automatização do fluxo de caixa garante muito menos erros e maior agilidade

Por que usar um fluxo de caixa automatizado? A resposta mais clara é porque garante um crescimento saudável da empresa. Você acompanha em tempo real e de forma organizada a parte financeira de sua empresa!

Assim, usando dos dados coletados acerca das finanças, é possível montar um planejamento e tomada de decisão. Assim, você se prepara para manter o bom momento – assim como se garante durante as vacas magras da empresa.

Como efeito resultante disso, você controla as entradas e saídas, criando uma melhor liquidez do fluxo e capital de giro mais vantajoso. Assim como garante uma melhoria do controle de estoque, otimiza o registro de itens.

Mas o principal ponto que o fluxo de caixa automatizado garante é a agilidade, elemento tão comum da internet. Com um processo padronizado, as informações entram com rapidez e menor chance de erro.

É isso que garante que as informações estejam corretas, facilitando a tomada de decisão. Não só isso, pois também garante segurança dos dados, sendo capaz de produzir um backup e ser capaz de consulta a qualquer hora.

Leia também:  5 formas de manter seus clientes

Como implementar um fluxo de caixa automatizado da forma correta

fluxo de caixa

Assim como acontece de modo tradicional, um fluxo de caixa automatizado abrange entradas e saídas de valores, orçamento total e informações do plano de negócios.

Para manter esse fluxo, existem algumas indicações para automatizar seu fluxo de caixa para o negócio, muitos desses espelhando dicas para um fluxo tradicional.

Fazer um inventário de valores e informações

Um bom começo é organizar todos os dados disponíveis, os diferenciando por categorias, justamente para facilitar esse trabalho. Assim, você consegue trabalhar com as informações de forma muito mais eficiente.

E são várias informações levantadas: custos fixos e variáveis, receitas em caixa e para receber (parcelas) e investimento e expansões, previstos no período de controle e análise.

Categorize os gastos e ganhos – e não só como entrada e saída

Um complemento ao tópico anterior, é importante pôr em categorias seus gastos e ganhos, e não só colocar como entrada e saída. Simplificar dessa forma não permite uma boa análise que esclareça os valores.

Dessa forma, categorize de forma a identificar onde o dinheiro entra mais – e de onde ele mais sai. Apenas assim você pode ter resultados mais sólidos acerca dos dados que tem.

Manter os dados sempre atualizados

Lembre-se que esses dados são estratégicos para planejamento e tomada de decisão da empresa, e você precisa de dados reais para fazer isso. Não se pode manter a informação desatualizada em nenhuma situação.

Por isso, cada movimento e ação tomada pela empresa deve ser registrada para atualização do sistema. Esse papel é facilmente cabível para um software de finanças.

Fazer análises periódicas

Afinal, você colhe dados para que possa analisá-los depois – e você precisa saber o que anda bem e o que anda mal na empresa.

Leia também:  8 PASSOS PARA LUCRAR COM MEU E-COMMERCE DE ROUPAS

Relatórios da gestão ajudam a saber o que está certo e o que está errado quanto as finanças, de forma periódica. Isso pode ser de forma semanal, quinzenal ou mensal, contanto que não deixe de fazê-la.

Não desconsidere o estoque

Qualquer mercadoria que se encontra em situação de estoque deve ser considerada nos registros das finanças. O estoque deve ser bem planejado e gerenciado, mesmo que seja um capital imóvel.

Dessa forma, você conhece seu valor, assim como os limites mínimos e máximos de gastos. Da mesma forma que outros valores nas finanças, essa informação oferece tomada de decisão mais precisa e viável.

Trabalhe com um software de gestão

O ponto mais importante para automatizar seu fluxo de caixa: conte com a tecnologia e trabalhe com um software de gestão. Essa ferramenta é essencial para facilitar o trato de dados e fazer deles informações estratégicas.

Todas as dicas anteriores se combinam aqui, de forma a ter segurança e controle das informações. Principalmente porque elas se encontram nas nuvens, podendo acessar de qualquer computador autorizado.

Entenda mais sobre o uso de software no seu negócio aqui:

Dessa forma, o fluxo de caixa automatizado é mais uma arma para gestão de informações, importante para uma tomada de decisão e planejamento.

Falando em software, conheça mais sobre nosso programa de fidelidade em ebook no seguinte link

Mais dicas para crescer o seu negócio? É só clicar aqui para ler mais artigos relacionados.


Curtiu o post? Então compartilhe!

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *