Marketing digital para barbearia: Aprenda a montar uma campanha

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Apesar do mercado acirrado, existem possibilidades para os donos de barbearias lucrarem mais e conseguirem clientes fiéis. Uma das formas é utilizar o marketing digital para barbearia, uma vez que é bem provável que o seu cliente esteja em algum lugar digitalmente falando.

Leia nosso artigo e aprenda a traçar estratégias e acompanhar os resultados!

Grandes empresas do ramo de barbearia têm investido em profissionais de marketing e marketing digital.

Mas, bem sabemos que novos negócios ou negócios pequenos não conseguem contratar uma ou mais pessoas para trabalharem exclusivamente nessa parte do negócio.

Sabemos da total importância de um profissional de marketing em uma empresa.

E por saber do valor do trabalho que é entregue por eles, hoje eu vou falar a respeito do marketing digital, como ele funciona e ainda, trouxe dicas para você colocar em prática.

As barbearias eram comuns antigamente, mas com o passar dos anos quem foi ganhando espaço foram os salões femininos e unissex.

Porém, esses salões nunca entregavam tudo que podiam para os homens, pois tinham que se dividir com o público feminino, que em geral, era maioria.

Foi nesse cenário que nos últimos anos surgiram as barbearias masculinas, entregando um serviço totalmente personalizado a esse público.

A questão é que por ser algo recente, muitas barbearias não sabem como fazer o “Marketing” ou como ficar mais conhecidas.

1. Para fazer o marketing digital para a sua barbearia, você precisa primeiro aprender sobre o que é marketing

Muitas pessoas acabam se confundindo sobre o conceito de marketing e como ele realmente funciona.

O marketing é composto por diversas técnicas (aprenda a usar o marketing na sua barbearia).

Todas essas técnicas possuem objetivos que são estipulados pelo marketing. Sejam eles: vender mais, fazer a marca conhecida localmente ou nacionalmente, entre outros.

O marketing trabalha ressaltando algo que a sua empresa possui mas que não é bem explorada ainda.

Uma das ferramentas do marketing, é a propaganda, onde a empresa usa estratégias de propaganda para divulgar a marca.

É uma forma de propagar uma mensagem sobre a marca, é através do meio digital.

E é aí que surge o marketing digital.

O marketing digital surge então, por causa da internet.

As ações que antes eram feitas de forma Off (fora da internet), hoje podem ser feitas digitalmente.

Leia também:  Marketing de Conteúdo: Porque Colocar o Cliente em Primeiro Lugar?

Agora vamos prosseguir!

2. Para o marketing digital da sua barbearia funcionar você precisa ter esses pontos

Nesse ponto, entendo que você já sabe fazer a gestão da sua barbearia, mas caso ainda não, você pode ler o nosso artigo sobre isso aqui.

Presença digital é indispensável para pensar em estratégias posteriormente. Por isso, se você ainda não tem presença na lista abaixo, anote para fazer o quanto antes!

  • Redes sociais: As redes sociais são essenciais para fazer o marketing digital da 

sua barbearia, por isso se você não tem, esse é o início para você poder colocar as estratégias no ar.

Crie uma página da sua barbearia no Facebook aqui: https://www.facebook.com/pages/creation/

Depois crie uma conta comercial no Instagram.

Esses dois são os principais para começar.

  • Google Meu Negócio: No Google Meu Negócio você faz o cadastro da sua 

barbearia e permite que as pessoas saibam como chegar até o local, ligar para a você e ainda, fazer avaliações sobre a sua empresa.

Além de ser uma boa forma de ser achado no Google por pessoas que estejam procurando barbearias em sua região.

  • Veja o que estão falando da sua barbearia: Procure saber o que as pessoas estão 

falando sobre a sua barbearia, tanto nas redes sociais quanto nas avaliações do Google. Ao fazer isso você já poderá ter uma noção do que está funcionando e do que deve mudar para atrair clientes.

3. O Marketing Digital da sua barbearia, o atendimento e as vendas precisam estar alinhados

De nada adianta você fazer uma boa divulgação da sua barbearia através do Marketing Digital, se quando a pessoa chegar no local não vai encontrar nada do que foi oferecido.

Como você leu no início desse artigo, o Marketing ressalta qualidades do seu negócio.

Então, o Marketing sozinho não vende, ele atrai as pessoas para a sua barbearia.

Ao chegar na barbearia, já não é mais com a barbearia, mas com quem atende e presta o serviço para o cliente.

Por isso, antes de bolar uma estratégia através do Marketing Digital, certifique-se de que você conseguirá atender os clientes que chegarão através da estratégia.

4. Usando o conceito da sua barbearia para atrair pessoas através do marketing digital

Independente do tamanho da sua barbearia, com certeza ela tem um conceito. Ainda que você não saiba, ele existe.

O conceito, ou a essência de uma marca, é o que faz única, independente dos concorrentes.

Leia também:  10 Frases Para Delivery: Atraia Clientes e Venda Mais!

Falar sobre o conceito da sua barbearia para as pessoas, é a forma delas enxergarem como você enxerga

Se você ainda não sabe o conceito do seu negócio, descubra o quanto antes, pois com ele, você conseguirá criar as melhores estratégias para atrair as pessoas para a sua barbearia.

5. As redes sociais como canal de divulgação da sua barbearia

Falei um pouco antes sobre criar as redes sociais, e esse é um dos primeiros passos.

Outra coisa que você precisa fazer é planejar sobre como sua barbearia se comunicará nessas plataformas e quais conteúdos abordará.

Conhecendo o público

Esse passo é para você conhecer com quem se comunicará, para assim, postar conteúdos que sejam relevantes. Você determina o público que atingirá nas redes sociais com base no público que já tem em sua barbearia.

Se você começar a postar assuntos dos quais os seguidores não se interessam, não fará diferença, e até, eles podem ir parando de seguir a página da sua barbearia.

Defina os conteúdos

Definir os conteúdos que a sua conta comercial compartilhará é fundamental. Muitas pessoas que seguem uma página comercial podem não comprar de imediato, mas com certeza, os conteúdos fazem com que haja um estreitamento na relação do possível cliente com a empresa.

E quando aquela pessoa segue a sua página precisar de ir à uma barbearia, ela irá até você.

Faça uma lista com temas de conteúdos. Por exemplo: Dicas, Características da marca e promoções.

Criar um conteúdos autêntico, faz toda a diferença.

Além disso, pense e tenha cuidado com as fotos e imagens compartilhadas.

O tom de voz da sua barbearia

Estipule a linguagem que combina com o seu negócio e leve ela para as redes sociais.

Lembrando que as redes sociais são lugares menos formais, então você deve levar isso em consideração na hora de criar as publicações.

Além disso, é preciso estipular padrões para respostas em caso de comentários ofensivos ou de pessoas insatisfeitas.

A forma como a sua barbearia se comunica nas redes sociais, faz com que os clientes percebam como é a sua marca e decidirão se vale a pena conhecer pessoalmente.g

Esses passos anteriores são parte de um plano de marketing.

Postar, estar presente digitalmente são formas passivas de trabalhar o marketing digital da sua barbearia.

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6. Campanhas e anúncios pagos

Uma outra parte do marketing digital é apostar em anúncios pagos.

Se por um lado a estratégia anterior visa um processo mais lento para encontrar o cliente, os anúncios pagos ajudam a encontrar o cliente ideal de forma rápida e aumentar o faturamento da sua barbearia.

Os anúncios podem ser feitos no Facebook e Instagram e permitem selecionar um público exato (que pode ser parecido com o público atual da sua barbearia ou não).

Neles é possível escolher idade, sexo, gostos e características. Tudo isso para que o anúncio seja certeiro.

Um grande erro que os empreendedores cometem é fazer esses anúncios somente pelo Instagram. E o Instagram não permite muitas especificações. O mais correto seria fazer essas campanhas no Facebook e vincular elas na conta do Instagram.

Defina uma campanha, escolhendo se você vai dar algum desconto ou não, ou ainda, quais produtos oferecer para aumentar o lucro.

Montando uma campanha no Facebook

  • Após ter definido a campanha, tenha uma imagem legal, que atraia as pessoas que verão o anúncio da sua barbearia, com pouquíssimo texto (aprenda a criar uma frase legal para chamar a atenção aqui).
  • Após publicar, você deve ir em “impulsionar  publicação”.
  • Defina o público alvo, selecionando um raio de poucos quilômetros.
  • Escolha a modalidade de anúncios através do Whatsapp.
  • Selecione o sexo do público, e ainda, escolha características dele, como, se ele está prestes a fazer aniversário, ou solteiro, por exemplo.
  • Defina a data de duração e o quanto quer investir.

O anúncio será aprovado de 15 minutos a 24 horas. Mas saiba que ele começará a funcionar e no WhatsApp pode começar a chegar muitas mensagens. Certifique-se de fazer um bom trabalho depois disso.

As possibilidades são infinitas para você fazer um bom marketing digital para barbearia.

Perceba que as barbearias mais conhecidas conseguiram esse título porque se diferenciam em um mercado inexplorado.

Essas barbearias fazem mais que cortar cabelo e fazer barba. E acredite, a sua barbearia também faz mais que isso. E os seus futuros clientes precisam saber disso.

Use as redes sociais, o seu site e blog (se tiver), o envio de e-mail, o Google e os anúncios pagos para atrair os clientes que precisam conhecer o seu negócio.

E esteja preparado, para se o seu número de clientes dobrar.


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