Marketing para barbearia

Marketing para Barbearia: Estratégias Inacreditáveis para Barbearia Vender (mais) no Automático

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O que vou compartilhar sobre Estratégias de Marketing para Barbearia para Vender no Automático até o final deste artigo vai deixar sua cabeça fervilhando nos próximos dias.

Caro empreendedor, sempre achei que essa história de “vender no automático” na barbearia era mentira.

Até agora.

Por que depois de ver casos como a Edom e a Kingsman Barber Shop, ao longo de 7 meses acabamos desenvolvendo o método definitivo de marketing para barbearias venderem no automático.

Ainda que em um mercado que está crescendo muito, cheio de concorrência, essas barbearias conseguiram se destacar e conquistar agendas completamente lotadas com estratégias de marketing em suas barbearias.

“Mas que estratégia de marketing de barbearia é essa?”

Que bom que você perguntou.

Veja bem: antes de relevar a estratégia preciso alinhar com você que não vou entrar no mérito do básico para marketing de barbearia aqui.

Você já está careca de saber que o público masculino é exigente, e que apenas ter um bom serviço não fará com que você mantenha um faturamento crescendo o ano todo e a agenda lotada todos os dias.

Inclusive já fizemos um artigo com dicas básicas para aumentar o faturamento de barbearias.

Vamos lá:

Antes de te passar a dica de vendas automáticas preciso que você organize esses 3 passos de marketing para barbearia:

Defina as metas do marketing para sua barbearia

Quando a gente não sabe para onde vai, qualquer caminho serve

Essa famosa frase da obra de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas diz muito sobre a diferença entre empresas que quebram e as que prosperam.

Se você quer chegar a algum lugar é necessário ter uma meta clara, alcançável e mensurável.

Veja como se escreve uma meta RUIM:

  • Minha meta é aumentar as vendas da barbearia em 2019.

Se você está usando este tipo de sentença para desenhar as suas metas PARE agora mesmo.

Os erros dessa frase são inúmeros, mas o maior deles talvez seria saber o que é um bom aumento de vendas para a estratégia de marketing para a barbearia.

Vamos supor que você faça 30 atendimentos por dia na sua barbearia, totalizando 900 clientes por mês em 30 dias de negócios.

Se no mês seguinte você fizer 902 vendas você terá batido a meta, afinal de contas 902 é maior do que 900. Logo, você aumentou as vendas. Certo?

Tecnicamente, sim. No entanto apenas 2 clientes a mais não fará nem cócegas no seu faturamento, então a sua meta está totalmente equivocada.

Uma alternativa para ter uma meta clara e concisa é colocar um número e uma data.

Por exemplo: “Aumentar 10% das vendas a cada 30 dias durante 3 meses”.

Essa meta torna sua estratégia de Marketing para a Barbearia mais clara, dá pra saber melhor o que você precisa fazer.

E ao final da história você terá 1.197 clientes no terceiro mês, ao invés de 900.

Em um ticket médio de R$ 50,00 estamos falando de um incremento de quase R$ 15.000,00 no faturamento da barbearia!

Reveja agora a sua meta usando essa estratégia.

Dica extra para a meta de vendas da barbearia: deixe a meta bem clara para TODO o seu time de colaboradores, isso ajuda no engajamento.

O Atendimento é uma excelente hora de fazer marketing na barbearia

Ter um excelente serviço e um bom atendimento não é suficiente para aumentar as margens de lucro na barbearia.

Leia também:  Gatilhos Mentais para Vendas: O que são, Tipos e Exemplos Prontos

Uma barbearia oferecer um bom atendimento é o mínimo que se espera de um espaço de beleza, estética e aconchego para o público masculino.

Mas como posso desenvolver um bom atendimento?

Excelente pergunta, que responderei com outra:

Provavelmente você conhece o Outback Steakhouse, um dos restaurantes mais famosos do mundo.

Vamos supor que os funcionários de um Outback de São Paulo se reúnam e decidam abrir seu próprio restaurante e ser concorrente do Outback.

São 35 pessoas treinadas nos padrões do Outback, capazes de replicar a mesma estratégia de atendimento e gestão abrindo um concorrente.

Me responda: este novo restaurante será capaz de quebrar o Outback e se tornar mundialmente famoso como o original?

Sinceramente, eu acredito que não.

Por mais que você conheça à fundo a estratégia dos seus concorrentes e de grandes barbearias do mercado, como a Barbearia Corleone, dificilmente será capaz de replicar o mesmo SUCESSO.

Por isso, invista forte no treinamento do atendimento dos funcionários da barbearia sem medo de ser feliz.

Mas pra quê treinar meus funcionários se eles podem me abandonar a qualquer momento?

Se você ainda tem esse tipo de dúvida reflita: é muito melhor um colaborador bem treinado te abandonando, do que um sem treinamento trabalhando na sua barbearia.

Overdelivery: a regra de ouro das estratégias de barbearias de sucesso

Como mencionei anteriormente, apenas um bom atendimento e serviço não é capaz de decolar a sua barbearia.

Essa dica talvez seja a mais simples e valiosa deste artigo.

Overdelivery é um termo em inglês que significa “entregar mais do que o esperado”.

Então eu devo dar produtos e serviços de graça??”

Certamente seria uma boa solução para o problema, mas não para a margem de lucro da barbearia.

Por isso, sugiro fortemente que você trabalhe a prestação do serviço para outro nível de execução, capaz de transformar a entrega do seu produto em uma verdadeira experiência.

E uma experiência bem entregue é, de longe, a estratégia de marketing para barbearia mais poderosa que já existiu.

Em nosso Instagram você encontra uma dica do CEO do Instituto Brasileiro de Coaching, o IBC, sobre como focar no overdelivery. Acesse o vídeo aqui!

Mas vamos lá…

Agora vou compartilhar a estratégia para marketing de barbearias gerar vendas no automático!

Estratégia para marketing de barbearia: Gere vendas no automático

Pega essa visão:

Imagine que você está contratando um novo colaborador para a sua barbearia.

Este novo funcionário tem uma função bem clara, e parecida com o que “pais de santo” fazem: trazer seus ex-clientes de volta.

Hã? Como assim?

Todas as vezes que um cliente for atendido na sua barbearia, a responsabilidade deste colaborador é pegar o número de telefone dele.

Em troca do número de celular do cliente, este novo funcionário dirá “você agora fará parte do nosso grupo de Clientes VIP, e a cada R$ 500 em serviços você ganhará uma pomada de cabelo por conta da casa” .

Claro que é apenas um exemplo, mas em troca do contato direto com seu cliente você precisa dar algo, não é mesmo?

Assim que esse novo colaborador pega o contato do seu cliente ele deverá, imediatamente, colocar na agenda para que em 25 dias ele envie uma mensagem para o seu cliente.

Leia também:  Cupons de Desconto: 10 Estratégias Para Usá-los e Vender Mais

Uma espécie de lembrete para que este cliente, que já comprou de você, venha comprar de novo.

Por exemplo “Oi sumido! Já faz quase um mês que você veio aqui na Barbearia X. Para agendar um serviço responda esta mensagem!”.

Após este cliente retornar, o seu colaborador novo precisa anotar que houve mais uma visita, e colocar na agenda dele a atividade de enviar uma “pesquisa de satisfação” para o cliente que retornou, no dia seguinte.

Isso seria incrível se não fosse tão caro e desgastante para sua estratégia de marketing para a barbearia, não é mesmo?

Felizmente, por meio de uma inteligência artificial desenvolvemos um método de marketing para barbearia que se relaciona automaticamente com seu cliente para que ele compre várias vezes de você.

Uma inteligência de marketing para barbearias que faz EXATAMENTE o que o colaborador do exemplo citado acima, mas por menos de 1.5% do custo original!

Estou falando a automação de relacionamento StayApp!

Uma plataforma que já ajudou mais de 400 empresas de diferentes a decolarem suas vendas com fidelização de clientes e automação de marketing.

A melhor parte é que você pode experimentar totalmente grátis por 3 dias clicando aqui!

Não tem segredo: é exatamente como mencionei acima.

Você cria gatilhos para capturar o contato do seu cliente através de uma espécie de programa de fidelidade, ou programa Cliente VIP.

Ao invés de entregar um cartãozinho que seu cliente SEMPRE PERDE, você insere o número de telefone dele na nossa plataforma, assim:

Em seguida, configuramos juntos todas as mensagens automáticas que seus clientes receberam de acordo com a frequência de visitas deles!

Essa é a estratégia de marketing para barbearias venderem o automático!

Essa estratégia é capaz de, em menos de 3 meses, garantir um incremento de 10% no seu faturamento total, no mínimo.

E está a um clique de você!

Para experimentar a automação de relacionamento na sua barbearia clique aqui!

Lembre-se que incentivar seu cliente a voltar na sua barbearia é a forma mais barata e rápida e aumentar seu faturamento, pois clientes satisfeitos e fidelizados gastam em média, 67% a mais do que novos. Além de atraírem novos clientes através do boca a boca.

7 dicas para melhorar e profissionalizar ainda mais sua barbearia

É fundamental que você aproveite o começo de 2020 para melhorar a gestão da sua barbearia, assim como também os resultados do seu negócio. 

Você deve estar pensando: como vou fazer isso? É simples, basta apenas seguir algumas dicas básicas que reunimos para você. 

1- Criar metas

Diga-me, qual é a melhor época do ano para você criar metas? Certamente o melhor momento é o começo do ano, como estamos agora. 

Consequentemente, você já está com as metas da sua barbearia em dia? Está na hora de você definir os objetivos desse novo ciclo. 

Acima de tudo, é importante ter indicadores e métricas para acompanhar como está a evolução do negócio. 

Além disso, isso pode ser feito de forma esporádica através do crescimento da receita, a produtividade dos funcionários ou a lucratividade.

2- Redes Sociais

Cada vez mais é importante que pequenas e médias empresas entendam que possui a mesma necessidade que grandes empresas: trabalhar com redes sociais. 

Não tem como escapar, todo mundo hoje em dia está nas redes sociais, ou seja, os seus clientes também estão. 

Leia também:  O poderoso resultado que o seu negócio obtém quando você envia mensagem para clientes especiais

Consequentemente, as empresas precisam estar nas redes sociais e participar ativamente.

É muito importante existir um funcionário focado somente nesta tarefa. Procure um analista de redes sociais que seja criativo, organizado e cordial. 

Sua barbearia irá conseguir, dessa forma, ter uma ligação direta com os seus clientes. 

3- Serviços diferenciados

Quais são os serviços diferenciados que a sua barbearia oferece para os seus clientes?

Lembre-se que se você fizer o que todas as outras barbearias da região fazem, seu empreendimento não irá se destacar e ficará apenas na média, passível de perder clientes. 

Serviços diferenciados são de extrema importância. Ofereça algum serviço que nenhuma outra oferece. 

Além disso, talvez seja a hora certa de começar a pensar em um programa de fidelidade.

4- Público alvo

Acima de tudo, você precisa saber muito bem quem é o seu público alvo. Ou seja, conheça o cliente da sua barbearia. 

Por isso é importante que você estude o seu público alvo, sabendo quais são suas características e interesses. 

Dessa forma você vai conseguir fazer um atendimento personalizado, como também oferecer aquilo que eles desejam. 

5- Pós-Venda

Coloque na sua cabeça que não adianta tratar o cliente muito bem na hora da venda e deixá-lo de lado quando ele voltar com um problema ou uma reclamação. Acima de tudo, invista em um atendimento pós-venda impecável para que o consumidor insatisfeito se transforme em um fã da sua marca.

Lembra-se que esses clientes vão falar da sua barbearia para outras pessoas e, assim, vão fazer sua publicidade. 

6- Programa de fidelidade

Já dissemos isso antes e vamos repetir: invista em programas de fidelidade. Clientes fiéis devem ser bem conservados. 

Para isso, é preciso ter um bom produto, trabalhar a imagem do negócio no mercado e desenvolver um canal de comunicação constante com os consumidores.

7- Sua marca

Invista para que sua marca seja conhecida no mercado. Uma característica importante é escolher um nome fácil de lembrar para a sua barbearia.

Além disso, não escolha uma marca muito parecida com a dos seus concorrentes.

Dica bônus de Marketing para Barbearia: Estude Empreendedorismo!

É uma péssima ideia ser um dono de empresa que não estuda empreendedorismo e não entende como os grandes empresários pensam.

Se você quer pensar estrategicamente no marketing da sua barbearia, e não apenas fazer postagens como um robô você tem que se atualizar.

Recomendamos que você siga empresários de sucesso e leia alguns livros como:

  • Mensageiro Milionário – Brendon Burchard
  • Trabalhe 4 Horas por Semana – Timothy Ferris
  • Férias sem Fim – Bruno Picinini
  • Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki (esse é um dos nossos favoritos!)
  • Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker
  • Quem Pensa Enriquece – Napoleon Hill

Espero que as dicas de Marketing para Barbearia deste artigo tenha sido úteis para você decolar seu faturamento!

Programa de fidelidade faz parte do marketing para barbearia

Quer mais dicas para crescer o sua barbearia? É só clicar aqui para ler mais artigos relacionados.

Marketing para Barbearia: Agora você pode trazer o Ex-Cliente de volta no automático!


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15 comentários

  1. Ola.. obrigado por compartilhar esse conteudo… ajuda bastante quem e da area… tenho uma empresa de marketing digital em londrina e é sempre bom buscar novas leituras agregando conhecimento.. forte abraço!

  2. Ola.. obrigado por compartilhar esse conteudo… ajuda bastante quem e da area… tenho uma empresa de marketing digital em londrina e é sempre bom buscar novas leituras agregando conhecimento.. forte abraço!

  3. Olá mais uma vez passando por aqui… resolvi parar para dizer que seu conteudo esta sendo muito aproveitado… tenho uma empresa de marketing digital em londrina e esse tipo de conteudo só vem a agregar… forte abraço!

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