Descubra Como Decolar os Negócios no Mês de Janeiro

A Crise Realmente Acabou? Descubra Como Decolar os Negócios no Mês de Janeiro

Empreendedorismo
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Interrompemos sua leitura para te apresentar um episódio do Podcast que ajuda empresas comuns a venderem como as gigantes do vale do silício! O Bicommerce Cast!

Neste episódio, João Augusto, Diretor Comercial da NéctarCRM mostra Erros e acertos nos mercados tradicionais e de tecnologia

“O mês de Janeiro será um desastre natural para os negócios”

Logo após a alta de vendas do Natal, no mês de Dezembro, é comum que você fique inseguro e perdido quanto aos meses seguintes, afinal de contas o consumidor também acredita que o ano só começa após o carnaval.

Quero te propor um exercício muito rápido para que você mentalize o que é necessário para decolar seus negócios no mês de Janeiro e atropelar o fim da crise econômica.

Mentalize um dos melhores hotéis de Hollywood.

Quero que você imagine a estrutura e como seria a experiência de se hospedar no MELHOR hotel de lá.

O melhor hotel de lá não sofre com crise, pois ele está lotado sempre e sua fila de espera possui longos meses.

Você deve ter imaginado algo como a imagem abaixo, certo?

O que poucas pessoas sabem é que este hotel acima, ou qualquer outro semelhante a ele, nem mesmo fica em Hollywood.

Veja na imagem abaixo o que é rankeado como o quarto melhor hotel de Hollywood:

“COMO ASSIM?” – Você deve estar se perguntando.

É só olhar esta página e você verá tanto a avaliação quanto o preço deste famoso hotel Hollywoodiano.

O Hotel se chama Magic Castle e com certeza não sofre em absolutamente nada com a crise ou queda de vendas por temporadas.

Mas o que o seu negócio, seja uma barbearia, açaiteria, sorveteria, pizzaria, tem em comum com o Magic Castle?

O ponto é o que o seu negócio precisa ter.

O Magic Castle tem um diferencial fenomenal e extremamente simples, chama-se “Popsicle Hotline”, que nada mais é do que Picolé na Piscina à vontade para os hóspedes.

É algo tão simples, tão comum, que você jamais pensaria que seria um dos responsáveis por transformar este singelo hotel em um dos melhores do mundo.

E como me diferenciar e decolar as vendas não só em Janeiro, mas o ano todo?

Alguns especialistas, como Ana Vecchi apontam que é importante criatividade para se destacar.

Mas o que é Criatividade e como aplicar em um negócio tão simples quanto uma padaria?

Criatividade não significa fazer algo imagético, artístico e mágico, mas construir algo diferente e se beneficiando de Gatilhos Mentais das pessoas para garantir mais vendas.

Veja bem:

As lojas estão CHEIAS em Dezembro, então uma decisão inteligente seria convencer os compradores de Dezembro a voltarem em Janeiro.

No entanto, 99% dos empreendedores culpam a falta de tempo neste período e ignoram totalmente a fidelização dos clientes.

Um erro bárbaro do Marketing de Fidelização é ignorar o ato de fidelizar o cliente em um momento de alta e ainda culpar a falta de tempo para isso.

Você está ignorando a ÚNICA coisa que tem o poder de fazer de 25 a 40% dos compradores que aproveitam descontos de Dezembro a voltarem em Janeiro!

Empreendedores criativos são antifrágeis!

Se você tem um negócio, seja ele simples, complexo, tecnológico ou até mesmo quase declarando falência: é mais fácil do que parece se diferenciar e manter vendas em Janeiro.

Veja algumas soluções práticas para decolar as vendas em Janeiro:

#1 – Um Programa de Fidelidade para aumentar as vendas em Janeiro

Implementar um Programa de Fidelidade para capturar o alto volume de compradores de Dezembro e fazê-los retornar em Janeiro é uma decisão inteligente.

É comum ficar travado no “como será meu programa de fidelidade”, mas isso também é um erro fácil de evitar.

O ponto é: COMECE seu programa de fidelidade e vá coletando a opinião dos clientes ao longo do tempo.

#2 – Tenha um processo de atendimento ao estilo Disney para vender mais em Janeiro

Você já deve ter escutado falar do “modelo Disney de atendimento ao cliente”.

Embora seja uma metodologia e possua suas peculiaridades nada mais é do que prestar um atendimento que realmente deixe seu cliente emocionado.

Veja bem o Outbound SteakHouse.

Se você já foi ao restaurante já deve ter notado que os garçons, por padrão, te atendem de joelhos.

É algo simples. Simbólico como rodízio de Picolé do Magic Castle citado no início deste artigo, mas que tem um poder de encantamento monumental.

#3 – Entregue muito mais do que o prometido aos seus clientes e venda mais em Janeiro

Calma. Não precisa dar brindes sem razão aparente.

Essa dica também tem cunho de atendimento, pois quando você entrega mais você surpreende.

Uma loja de brinquedos em São Paulo, que também aparece nesta matéria do Globo, transforma seus vendedores em “encantadores de crianças”, que se vestem de figuras da cultura Pop infantil e se divertem com as crianças no momento de compras.

É algo simples, que provavelmente custou nada para acontecer.

Receba cada cliente como se fosse o último, ou realmente será o último.

Com essas dicas eu espero que você seja capaz de potencializar drasticamente suas vendas no mês de Janeiro.

Se quiser ler mais vou te recomendar alguns artigos:

Veja a Estratégia de Fidelização que fez uma simples loja de roupas faturar R$ 16 mil a mais!

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