Liderança e motivação: o que aprendemos com o estudo de caso da Pizzaria 2000.

liderança e motivação
5 (100%) 4 votes

Quando abordamos o tema liderança e motivação muitas dúvidas surgem para o empreendedor.

Equipes com bons líderes têm a obrigação de bater metas?

Uma boa liderança envolve estar sempre por perto ou ter a liberdade de se ausentar e ainda assim confiar que a equipe é capaz de caminhar sozinha?

Para falar sobre Liderança e Motivação hoje vamos falar sobre a Pizzaria 2000.

Quem é a Pizzaria 2000, que conseguiu CASE com estratégia de liderança e motivação

A Pizzaria 2000 é um estabelecimento com 11 anos de mercado localizado em Parauapebas, uma cidade paraense com cerca de 200.000 mil habitantes.

Como toda boa pizzaria o local conta com promoções especiais de variados sabores, um ambiente aconchegante e agradável e opções diversas para que os clientes possam diversificar as idas com os amigos e a família.

Mas o que faz da Pizzaria 2000 um local aquém de alguns outros?

Um cara chamado Jânio.

O Jânio e uma lição sobre inovação e liderança

O Jânio é o proprietário da Pizzaria 2000 e há exatos 1 mês e meio, no dia 01/11/2018, ele contratou o StayApp para fidelização e automação de comunicação com seus clientes.

A visão dele era de um empreendedor apaixonado pelo seu negócio, que com mais de 10 anos de atuação nunca deixou de buscar por inovação e conhecimento.

E decidiu que o próximo passo era buscar aumentar suas vendas de uma maneira inteligente e que oferecesse aos clientes dele um diferencial: a exclusividade e os benefícios de ser fiel a um local que entrega muito mais vantagens.

Ele estava extremamente empolgado para começar e receber os feedbacks dos seus clientes.

Mas nem tudo é tão simples…

Como entender o que um líder precisa fazer para motivar a sua equipe?

Como proprietário o Jânio estava ciente de quantas vendas realizava em um dia e durante sua primeira semana de adesão da novidade no estabelecimento apenas 67 clientes foram fidelizados para ganhar seus benefícios.

Ele entendia que o programa era uma ótima opção para os consumidores e que eles com certeza estavam interessados em serem premiados por escolherem frequentar o local.

Mas então, porquê as fidelizações estavam tão baixas?

Os garçons e operadores de caixa não achavam que o programa era tão vantajoso assim.

O Jânio havia conversado com o pessoal que oferecia o serviço, passado por um treinamento para alinhamento do uso e estava sendo acompanhado por uma equipe sempre pronta para atendê-lo e ajudá-lo a garantir o sucesso e crescimento da pizzaria.

Mas os colaboradores apenas achavam que agora precisavam realizar mais um serviço, ainda não existia o sentimento de que aquilo era importante também para eles.

Um grave problema de liderança e motivação apareceu diante do Jânio.

A solução que o Jânio encontrou e o que ela prova sobre Liderança e Motivação

Como empreendedor e bom espírito de liderança ele não se conformou com esse retorno da sua equipe.

O Jânio entendia o negócio dele, entendia também os seus motivos para contratar um novo serviço e, por fim, entendeu também a falta de motivação de cada um dos funcionários, um grave problema de liderança.

Talvez você tenha pensado: “Essa é a hora de trocar toda a equipe”. Errado!

Demitir funcionários nunca é uma saída inteligente para resolver problemas de liderança e motivação.

Além do que todo mundo sai perdendo, um verdadeiro líder conhece a importância de ser inspirador.

Não importa qual o seu modelo de negócio, se é uma pizzaria com menos de 30 funcionários ou uma rede de salões de estética com mais de 2000 mil pessoas envolvidas no processo, o fator de sucesso para sua equipe é um só: a capacidade que você possui enquanto empreendedor de representar para cada um desses funcionários um caminho, um objetivo em comum e uma esperança de que todos ali vão crescer juntos e que o sucesso da sua empresa não é seu e sim de cada pessoa que levanta todos os dias para tornar o seu empreendimento o preferido dos seus clientes.

Prontamente o Jânio apresentou uma saída para o problema de liderança e motivação que estava enfrentando:

cada colaborador passou a ter o próprio perfil, no final do mês, quem fidelizasse mais clientes ganharia uma bonificação surpresa.

O retorno? Mais que o dobro das fidelizações na semana seguinte!

liderança e motivação    liderança e motivação

 

Do dia 01/11 a 08/11 o Jânio identificou o problema, pensou em uma saída criativa e mostrou para os funcionários como a adesão do programa era em prol também do crescimento deles enquanto profissionais.

E na semana seguinte do dia 08/11 a 15/11 149 clientes foram fidelizados no programa, mais que o dobro da semana anterior.

Estamos falando de uma estratégia de liderança e motivação que DOBROU as vendas!

Hoje, após um mês e meio usando o StayApp, o Jânio possui uma base de 671 clientes que pontuam, pensam duas vezes antes de ir a outra pizzaria e ainda possuem muito mais chances de indicar o local para os amigos e familiares, por saberem que o atendimento ali tem um diferencial.

 

Como usar o exemplo do Jânio para ser um líder motivador e que faz o time bater metas

Uma boa equipe não é aquela que nunca reclama.

É aquela equipe que tem a frente uma pessoa que possui visão de futuro, espírito empreendedor e paixão por pessoas.

Todo negócio é formado por gente de verdade, com dores, problemas pessoais e ambições.

Para que elas comprem a sua ambição, comprem o comprometimento com o sucesso da empresa elas precisam vestir a camisa do seu negócio.

Precisam ser recebidas todos os dias com a certeza de que os esforços delas serão reconhecidos e que a recompensa por eles sempre virá, que o crescimento da empresa é equivalente também ao sucesso delas enquanto seres individuais.

E, o mais importante, precisam entender que o fator em comum entre o que faz a empresa crescer e o que faz com que o ambiente de trabalho delas seja cada dia melhor e garante que elas possam ir cada vez mais longe é apenas um: a capacidade que cada um tem de fazer com que os clientes saiam da loja arrebatados pelo atendimento recebido e completamente apaixonados pela marca.

Não importa o diferencial que você se propõe a entregar ao seu consumidor para ganhar a lealdade dele, no final das contas o fator decisivo sempre vai ser sua capacidade enquanto líder de provar para o seu time que eles é quem são o seu bem mais precioso e que torna a sua empresa o sucesso que ela é.

O Jânio entregou para seu melhor funcionário um eletrodoméstico e um voucher na pizzaria para o segundo e terceiro lugar.

Pequenas atitudes são capazes de transformar o ambiente da sua empresa.

Invista nas suas pessoas, abrace hoje mesmo o seu time e comece a trabalhar junto com ele!

Grandes empresas aplicam e sustentam excelentes estratégias de liderança e motivação. E a sua?

Comenta aqui embaixo o que você faz para ser um bom líder e motivar seus funcionários.


1 Comment

  1. Gostou do Post ? Nos ajude vontando nas estrelas AQUI ABAIXO ☟

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *