quarta-feira, setembro 01, 2021

Marketing de relacionamento para pequenas empresas

Marketing
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Você sabe o que é o marketing de relacionamento e porque deveria adotá-lo na sua empresa?

Hoje em dia, se você deseja que a sua empresa alcance, conquiste e fidelize mais clientes, precisa inovar na forma como se relaciona com eles.

Você deve saber que existem diversos tipos de clientes: aqueles que compram de você e retornam, aqueles ocasionais (surgem de tempos em tempos) e aqueles que compram uma vez e depois somem. E o marketing de relacionamento te ajuda com cada um deles.

Esse tipo de marketing ainda contribui para que você economize tempo e invista melhor em suas estratégias. A seguir a gente te explica melhor como ele funciona.

Entenda o que é o marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento envolve uma série de estratégias que visam construir sua marca, contribuir com a fidelização e o envolvimento do cliente com ela e também para que você crie autoridade no mercado em que atua.

Esse tipo de marketing, além de te ajudar a cativar seu cliente e fideliza-lo, ainda é um meio de transformá-lo no embaixador da sua marca, promovendo-a em seu meio social.

Diferente do marketing tradicional, que concentrava-se em vendas dos produtos e serviços, esse daqui se concentra na criação de experiências positivas do cliente com a sua marca. Com isso, você não apenas consegue fidelizar clientes, mas também atrair novos clientes. E as vendas são uma consequência aqui.

Um cliente insatisfeito pode não voltar mais, porém isso não é o pior, esse cliente ainda pode falar negativamente sobre a sua empresa e isso poderá comprometer o desenvolvimento do seu negócio.

O marketing de relacionamento surgiu por que os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto as empresas com as quais fazem negócio, buscando saber se elas realmente se preocupam com o seu bem estar, satisfação e com seus problemas.

Por que isso é importante para a sua marca?

Todos nós somos consumidores e em algum momento da vida já nos deparamos com um atendimento prestado que gerou um sentimento positivo sobre determinada marca. E essa experiência pode ter feito com que retornasse e adquirisse outros produtos dessa mesma marca e até mesmo tivesse o prazer de compartilhar a sua opinião com seus amigos, seguidores ou colegas de trabalho.

Ou quem sabe você foi a um estabelecimento que oferecia um programa de pontos que era interessante e, por conta do produto ou serviço ser bom, você resolveu se cadastrar para participar.

Se isso já te aconteceu, você deve saber o quanto um bom produto, uma boa comunicação entre a marca e o cliente e uma estratégia eficiente são importantes.

Ao contrário do que muitos podem pensar, esse tipo de marketing não visa apenas a fidelização de clientes, mas também a promoção de uma marca e a construção de autoridade. Como já citamos.

Quando menos é mais: influência no faturamento de uma empresa

A cada dia que passa os clientes querem ser notados, eles querem sentir-se queridos por sua empresa. Mas não apenas isso: eles querem também encontrar vantagens que os façam retornar: “por que motivo eu voltaria para sua empresa?”

O marketing de relacionamento surge com o intuito de responder essa questão.

De acordo com pesquisas, quanto mais tempo um cliente permanece numa empresa, mais valioso ele se torna para ela.

Para você ter uma ideia, se você conseguir fidelizar apenas 1% dos clientes, isso significará um aumento de 18 a 20% no faturamento anual da sua empresa.

Lembra do princípio de Pareto? No mundo dos negócios ele é usado para representar que:

– 20% dos clientes correspondem por 80% dos lucros de qualquer negócio.

Ou seja, você não precisa necessariamente de mais clientes, o que você precisa é fidelizar seus atuais. Especialmente em caso de estabelecimentos físicos como pizzarias, lanchonetes, padarias, entre outros, em que as pessoas tendem a retornar.

É por isso que cada vez mais empresas tem dado importância à construção do relacionamento com o cliente, ao invés de focar apenas em vender para ele.

Quais os benefícios para as pequenas empresas

E para quem achava que apenas médias e grandes empresas tinha o privilégio de trabalhar com esse marketing, as pequenas empresas também pode e devem se beneficiar dele.

Veja a seguir alguns benefícios que ele traz para as pequenas empresas:

  • Como já mencionamos aqui, o marketing de relacionamento é uma estratégia que proporciona crescimento para o seu negócio. E no caso das pequenas empresas, ele é uma forma de investir recursos de forma inteligente;
  • O marketing de relacionamento não busca promover os produtos ou serviços da empresa, mas ele tem a finalidade de fazer com que os clientes o façam, por sua livre e espontânea vontade;
  • Esse tipo de marketing ainda traz a existência de um gatilho mental, que é o gatilho da prova social. Isso porque quando um cliente tem uma experiência positiva com a sua empresa ele tende a comentar sobre isso em suas redes sociais ou com seus familiares e amigos e isso atrai atenção dessas pessoas;
  • O marketing de relacionamento ainda torna ações da sua empresa mais simples de serem implementadas, como o caso de aumento dos preços. Você criou um vínculo tão leal com o seu cliente e entregou tanto valor para ele, que mesmo que os preços dos seus produtos precisem aumentar ele continuará optando por comprar de você.

Consiga feedbacks de seus clientes

Outro ponto seria no caso de realizar testes com novos produtos. Como você tem um grupo de clientes que confiam e apoiam sua marca, fica mais fácil de conseguir feedback sobre determinado produto, sabendo onde melhorar ou mesmo conseguindo identificar problemas.

E, claro, não sejamos hipócritas, esse tipo de marketing também trará muitos benefícios para as vendas da sua empresa. O “boca-a-boca” (seja online ou off-line) favorecerá o aumento nas vendas do seu estabelecimento.

Mas é necessário que a sua empresa apresente um diferencial, que faça algo extraordinário, a ponto do cliente se apaixonar e desejar promover sua marca por si mesmo.

Como trabalhar com o marketing de relacionamento

Você pode fazer uso de várias estratégias que tenham como objetivo estabelecer uma relação de longo prazo com o cliente. Ou seja, a sua marca precisa estar sempre presente na vida dele.

E no caso de estabelecimentos físicos, uma das melhores formas de fidelizar clientes e criar um relacionamento com eles é por meio dos programas de fidelidade.

Mas, como estamos na era digital, o papelzinho já não é tão eficiente quando um celular, por exemplo.

Hoje em dia o brasileiro utiliza o celular para tudo e ele tem vencido até mesmo o uso do computador.

No Brasil, 92% das pessoas possuem aparelho celular, segundo dados da Pnad Contínua. E ainda segundo uma pesquisa feita pelo Google em 2013, cerca de 73% das pessoas que possuem celular não saem de casa sem ele.

O celular se tornou algo indispensável, muitos o consideram tão importante quanto ter um plano de saúde. Apenas para você ver o peso que ele possui na vida das pessoas.

Com isso podemos ver que os aparelhos móveis devem ser levados, e muito, em conta na hora de trabalhar com marketing de relacionamento em estabelecimentos físicos.

E no caso dos programas de fidelidade, como citamos aqui, eles podem se tornar altamente eficiente para fidelizar clientes e tê-los promovendo sua marca.

Conclusão

Como você pôde ver, o relacionamento com o cliente é a chave para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio nos dias atuais.

É por isso que o empresário americano Sam Walton sempre alertava para o tratamento oferecido ao cliente (quem não se lembra da sua história sobre “o cliente que não volta mais”?).

Walton estava sempre pensando na experiência do cliente com o seu negócio porque sabia a importância que ele tinha para o crescimento dele.

É por esse e outros motivos que investir no marketing de relacionamento é uma estratégia eficiente para quem busca levar sua empresa para o próximo nível.

Você ainda tem dúvidas? Não se esqueça que estamos aqui para te ajudar. Deixe sua pergunta abaixo que iremos te responder.

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4 thoughts on “Marketing de relacionamento para pequenas empresas

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