As Melhores Dicas de Empreendedorismo: Comece a ganhar dinheiro

As melhores dicas de empreendedorismo
Curtiu o post? Então compartilhe!

Classifique este post
[Total: 0 Média: 0]

Empreender é um desafio que desperta o interesse de milhões de pessoas. Por isso a pesquisa por dicas de empreendedorismo cresce cada vez mais.

Para você ter uma ideia, cerca de 70% dos brasileiros sonham em abrir o seu próprio negócio. 

Segundo pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), cerca de 52 milhões de brasileiros possuem um negócio próprio. Isso corresponde a 38% da população brasileira.

Você também sonha em abrir a sua própria empresa?

Dica de empreendedorismo para quem sonha em ter um negócio.

Se você possui esse desejo e, além disso, força para começar, certamente um degrau já foi subido para que você possa realizar o seu sonho.

Por isso este artigo de dicas de empreendedorismo foi criado. Para ajudar pessoas como você a darem o primeiro passo nessa jornada.

Acima de tudo, você precisa de algumas noções básicas para conseguir percorrer o resto do caminho.

Ficou um pouco assustado? Não se preocupe, nós selecionamos algumas dicas de empreendedorismo preciosas que vão te ajudar a alcançar esse objetivo.

A seguir, o artigo se dividirá em três momentos.

Primeiramente, vamos discutir um pouco do empreendedorismo feminino, que ganha cada vez mais atenção.

Logo depois daremos algumas dicas para jovens que desejam empreender e também alguns toques para quem anseia empreender mas tem pouco dinheiro. 

Vamos as dicas de empreendedorismo?

Dicas de empreendedorismo feminino

As melhores dicas de empreendedorismo feminino

O relatório do GEM de 2017 revelou que mulheres estão empreendendo tanto quanto os homens quando falamos de negócios em estágio inicial. 

Acima de tudo, nas últimas duas décadas, a quantidade de negócios abertos por mulheres mais que dobrou. Além disso, segundo o Relatório Especial sobre Empreendedorismo Feminino no Brasil,realizado pelo Sebrae, o Brasil possui a 7ª maior proporção de mulheres à frente do seu próprio negócio. 

Existem três áreas que as mulheres mais empreendem. Elas são:

  • Beleza;
  • Moda;
  • Alimentação. 

Por fim, selecionamos três dicas de empreendedorismo feminino para te ajudar a alavancar a economia nacional:

1 – Aceite as mudanças

Primeiramente, ao aceitar o desafio de empreender, esteja ciente que sua vida profissional passará por uma intensa transformação.

Certamente isso exigirá esforço e pode ser estressante. Por isso é importante aceitar as incertezas que virão quando você começar seu próprio negócio.

A dica de empreendedorismo feminino, portanto é fazer de toda dúvida, e crise, uma oportunidade de negócio.

2 – Busque parcerias

O ecossistema empreendedor se apoia bastante na troca de informação e apoio nas relações.

Uma dica importantíssima de empreendedorismo feminino é que você busque parcerias, tanto na comunidade como também no mundo on-line.

Faça amizades com pessoas que estão empreendendo no mesmo campo que você, sempre criando laços e absorvendo conhecimento para que possa aplicar na sua empresa. 

3 – Seja você mesma

Talvez essa seja uma das dicas de empreendedorismo feminino mais importante!

Acima de tudo, em um mercado com tantos homens, é importante que você não se compare com eles.

Nos negócios, seja você mesma. Além disso, crie formas de vencer obstáculos e divulgar produtos e serviços que reflitam a sua personalidade.

5 dicas de empreendedorismo para jovens

Dicas de empreendedorismo para jovens!

Poucas pessoas se atentam para a importância dos jovens no empreendedorismo.

Além de pessoas mais novas terem uma maior disponibilidade de tempo para aplicar no negócio, eles possuem uma energia enorme e muita vontade de aprender e agir. 

O GEM mostra um crescimento constante de empreendedores jovens no país. Estima-se que quase 7 milhões de brasileiros entre 18 e 24 anos tenham empreendimentos atualmente, seja em estágio inicial ou já estabelecidos. Além disso, entre os jovens adultos de 25 a 34 anos, esse número ultrapassa 12 milhões.

Segundo o estudo Juventude Conectada 2018, realizado pela Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o IBOPE e a Rede Conhecimento Social, a maioria dos jovens brasileiros empreendedores entre 15 e 29 anos considera que empreender é ter um propósito, conseguir colocar em prática seus sonhos, liderar ideias criativas e ser protagonista da própria vida.

Você é jovem e quer começar a empreender? Então se liga nas dicas de empreendedorismo que reunimos para você: 

1 – Descubra em que área empreender

Primeiramente, você realmente tem desejo e aptidão para empreender?

Se a resposta for sim, a dica de empreendedorismo é:

Parta para a segunda pergunta: você tem noção de empreendedorismo?

Se a resposta for sim, ótimo. Em contraste, se a resposta for não, você precisa estudar e aprender um pouco mais sobre essa área antes de começar o seu negócio. 

Faça cursos de gestão, procure órgãos especializados e tente entender ao máximo sobre todas as esferas de sua organização. Após muito estudo, é hora de decidir em que área você deve empreender. 

Nesta hora, existe uma dica de empreendedorismo de ouro: trabalhe com uma atividade que você realmente goste!

Isso levará você a empreender com paixão, e o contrário fará com que você canse muito rápido e não se dedique ao máximo. 

2 – Planejamento e estratégia

Acima de tudo, tenha em mente todos os desafios que terá pela frente.

Fique atento a necessidade de um grande planejamento financeiro devido aos muitos impostos pagos pelas pequenas empresas no Brasil. 

Fique atento, é muito provavel que você tenha uma grande jornada de trabalho. Esteja preparado para trabalhar mais de 12 horas por dia, além de que inicialmente não terá salário fixo por mês, 13° salário e muito menos férias! 

Elabore um plano de ação diferente, único e especial. Esteja sempre ciente das estratégias necessárias para colocar sua empresa para frente e crescendo.

Por fim, faça um planejamento detalhado de tudo na sua empresa: desde os objetivos, estratégias que serão adotadas e clientes e, principalmente, qual o modelo do seu negócio.. Sem isso você perderá todo o controle do seu negócio. 

3 – Equipe

Ninguém consegue êxito sozinho. Toda empresa precisa de bons funcionários, dedicados e que estejam dispostos a vestir a camisa do empreendimento. 

Portanto, a dica de empreendedorismo é criar uma política de valorização da sua equipe de trabalho. Isso pode ser feito por meio de remunerações justas, benefícios e planos de carreiras. 

Não se deixe intimidar pela sua pequena idade: é preciso liderar. 

Liderança são hábitos a serem aprendidos. Situações e pessoas diferentes exigem abordagens específicas. Isso exige customização contínua, por isso invista em seu desenvolvimento. 

4 – Clientes

Em qualquer situação, respeite seu consumidor.

Ele é a coisa mais importante na sua empresa. Além de estimá-lo, mantenha um bom relacionamento e satisfaça todas as expectativas criadas por seu produto ou serviço.

Invista em áreas como Marketing, Comunicação e Atendimento para criar uma relação sólida e duradoura.

Investir em marketing pode ser sua próxima dica de empreendedorismo

5 – Ousadia

Dica de empreendedorismo final é: Aproveite toda a energia da sua juventude e não tenha medo de ousar!

Não tenha medo de estabelecer metas ambiciosas e inspiradoras. Além disso, elas devem ser capazes de mobilizar as pessoas. 

3 dicas de empreendedorismo para quem tem pouco dinheiro

Dicas de empreendedorismo para quem tem pouco dinheiro

Por fim, sabemos que muitas pessoas que desejam empreender não possuem muito dinheiro em caixa para começar um negócio. Além disso, com a crise econômica, as coisas podem ficar ainda mais difíceis. 

Segundo um levantamento realizado pelo IBGE, o desemprego já atinge 13 milhões de brasileiros. Dessas pessoas, cerca de 4,7 milhões não sentem mais esperança de conseguir um trabalho.

Neste cenário, pode até ser complicado empreender, ainda assim é uma saída se você fizer as coisas da forma certa.

Listamos algumas dicas de empreendedorismo que se encaixam nesse cenário:

1 – Nunca misturar finanças pessoais com finanças da empresa

Primeiramente, um dos erros mais comuns é não separar as finanças pessoais das finanças profissionais. 

A média de tempo que um empreendimento demora para gerar lucro é de dois anos. Durante esse período, todo tipo de retirada expressiva de dinheiro da empresa pode desestabilizar a operação.

Consequentemente, o ideal é que o empreendedor tenha um capital de giro para movimentar as finanças nos primeiros meses do empreendimento. Além disso, nunca deve-se misturar as contas pessoais com as contas da empresa. 

2 – Sem pressa

Primeiramente, não precisa ter pressa. Faça as coisas no tempo certo.

Comece montando um plano de negócios. A compra do estoque é uma das principais coisas que devem ser consideradas nesse momento. 

Além disso, separe a pessoa física da jurídica. Isso permitirá a abertura de um conta bancária específica para a empresa e a obtenção de empréstimos a juros mais baixos.

Por fim, cuidado na hora de pegar dinheiro emprestado.

Uma dica valiosa de empreendedorismo para quem tem pouco dinheiro é ter em mente que esses valores devem ser investidos em algo que gere lucro e não no pagamento de dívidas. 

Caso a pessoa esteja negativada, pegar dinheiro emprestado com familiares e vender bens podem ser uma alternativa.

3 – Capacitação em primeiro lugar

É muito importante a capacitação. Para que o negócio seja bem-sucedido, habilidades ligadas à área de atuação precisam ser constantemente atualizadas.

A dica final de empreendedorismo para quem tem pouco dinheiro é ter em mente que noções em gestão também são necessárias!

Você também pode contratar funcionários ou até mesmo sócios que somem esse conhecimento. 

Conclusão

Esperamos que este artigo de dicas de empreendedorismo sirva como um guia, um passo a passo inicial para você que queira começar a empreender!

Caso queira mais conteúdos como este, sugiro que você baixe GRATUITAMENTE nosso GUIA COMPLETO sobre Pós-vendas! Pois ele é seu recurso-chave em qualquer negócio! Clique abaixo:

E-Book de pós-vendas para complementar o artigo de dicas de empreendedorismo

Curtiu o post? Então compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *