Como estabelecer metas de vendas realistas e alcançáveis

Como estabelecer metas de vendas?
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Pode não parecer, mas diversos empreendedores(as) não sabem (ou possuem dificuldade) de como estabelecer metas de vendas.

Definir uma meta não é algo fácil, mas também não é difícil.

Isso porque existem muitos fatores internos e externos que entram em jogo que podem te ajudar ou atrapalhar na hora de estabelecer metas de vendas.

E se você quer aumentar sua venda sazonal, é essencial que você tenha metas realistas e alcançáveis.

Mas não se preocupe, até o fim deste artigo você irá saber a diferença entre objetivo e meta, como criar criar metas de vendas e como atingir as metas de vendas.

Diferença entre objetivo e meta

Entender a diferença entre objetivo e meta é o primeiro passo para estabelecer metas de vendas.

É bem comum desconhecer a diferença entre objetivo e meta.

Muitas vezes o empreendedor estabelece uma meta que na verdade é um objetivo e vice e versa.

Irei explicar melhor:

Objetivo é o que você pretende alcançar. Exemplo: “Quero que minha marca de roupa se torne referência no Brasil.”

Ou, “Quero faturar 2 milhões de reais em 2020.”

Meta é a definição quantitativa do seu objetivo, com prazo determinado

“Quero que no primeiro semestre 30% do meu público considerem minha marca como referência no Brasil”

“Quero faturar 160.000 mil reais mensalmente”

Viu que a meta é o caminho para alcançar o seu objetivo?

Vale lembrar, também, que, para cada meta e objetivo, existem métodos de avaliação para saber se você conseguiu, ou não, alcançar seus resultados.

Entender a diferença entre objetivo e meta é o primeiro passo para saber como estabelecer metas de vendas.

Como criar metas de vendas alcançáveis

Como criar metas de vendas

Como dito anteriormente, você sabe que a meta nada mais é que o caminho para alcançar o seu objetivo.

Então o primeiro passo de como criar metas de vendas é criar um objetivo.

Sua empresa é uma loja de roupas? Você pode ter o objetivo de aumentar suas vendas, mudar seu posicionamento de marca ou aumentar seu número de clientes e seguidores.

Da mesma com barbearias ou qualquer outro negócio.

O método Smart de metas

Você já percebeu que para estabelecer metas de vendas realistas é necessário a criação de um objetivo, e só assim você tem condições e informações para criar suas metas de vendas.

Ainda assim, muitas pessoas ficam perdidas na hora de colocar isso em prática.

É pensando nisso que eu irei te mostrar um método famoso e eficaz.

O método Smart é uma sigla em inglês que nada mais é que uma maneira inteligente de você definir metas e objetivos específicos.

Como funciona o método Smart? Veja:

  • Specific (Especifico)
  • Measurable (Mensurável)
  • Attainable (Atingível)
  • Realistic (Realista)
  • Timely (Tangível)

Quando você for criar o seu objetivo e meta é necessário que eles sejam: Específicos, consigam ser Mensurados, podem ser Atingídos, são Realistas e Tangíveis.

Caso cumpra todas essas especificações, você terá um objetivo e metas realistas e alcançáveis.

Agora que você estabeleceu sua meta de vendas, está na hora de atingi-la.

É nesse momento que entram as estratégias de marketing, vedas e claro, participação dos funcionários ou colaboradores do seu negócio.

Como atingir as metas de vendas

Como atingir as metas de vendas

Estabelecidas as metas de vendas, agora você tem que por a mão na massa.

Pra te ajudar a atingir suas metas de vendas, separei algumas dicas. Se liga:

Avalie suas atividades de vendas

Você já deve saber que tudo que é medido pode ser melhorado. Na hora de atingir as metas de vendas que foram estabelecidas, procure monitoras no mínimo 3 métricas durante o ano todo.

Algumas métricas relevantes: tempo de prospecção, reuniões que geraram conversão, propostas entregues e etc. em seguida, busque entender como melhora-las.

Saiba mais lendo nosso artigo sobre Indicadores de Desempenho.

Melhore sua taxa de fechamento

Quando mais negócios você fechar, mais rápido você irá alcançar as metas de vendas estabelecidas.

Sei que existem muitas variáveis nesse aspecto como a qualidade dos leads, tanto inbound quanto outbound.

Mas além disso, é legal o vendedor ter um bom follow up e saber utiliza gatilhos mentais de urgência na hora do fechamento.

Reduza a duração do seu processo de vendas

Diminuir a duração do processo de vendas envolve muitas coisas. As principais talvez seja a capacidade de separar boas e más oportunidades.

Além disso, o processo de vendas pode ser muito mais eficaz se feito um follow up consistente.

Dessa forma você gasta menos tempo com oportunidades que não irão dar resultados.

Aumente sua média de vendas

Para atingir as metas de vendas estabelecidas é essencial que você aumente sua média de vendas.

Uma estratégia nada complicada é dar ao seu lead algo extra na proposta.

Algo valioso e que contribua para solucionar o problema dele.

Alinhe com pessoas que podem gerar leads

Você dá atenção para o seu LinkedIn?

Se a resposta é não, você deveria mudar isso agora.

Tira um dia para revisar suas conexões, faça uma lista com todas as pessoas que interagem com seus clientes potenciais ou até mesmo trabalhe com eles.

Dessa forma, você sempre terá um gripo próprio capaz de gerar leads.

Não aceite o primeiro “não”

Quando falamos de vendas, é normal que muitos vendedores percam a paciência na hora de fechar.

Esteja sempre engajado, o “não” de agora pode se tornar sim numa próxima conversa.

Seja persistente.

Prospectar consistentemente

Sempre fique de olho em novas oportunidades. Há sempre pessoas que precisam dos serviços que você pode oferecer.

Tenha um follow up consistente, busque leads qualificados. Não tenha medo de dar um telefonema ou mandar um e-mail.

Esteja sempre ativo.


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