Ticket Médio: O que é, Como Calcular e Como Utiliza-lo

ticket médio
Curtiu o post? Então compartilhe!

Classifique este post
[Total: 0 Média: 0]

Você que é empreendedor(a) já deve ter se deparado com a palavra “ticket médio”.

Seja por meio dos seus fornecedores ou até mesmo dos seus clientes.

Independente disso, eu te pergunto: Você sabe o que é o ticket médio? Quando teu cliente gasta contigo?

Se ainda tem dúvidas sobre o assunto, te trago uma notícia boa:

Neste artigo você irá saber exatamente o que é o Ticket médio, como calculá-lo e como utilizar essa métrica nas suas promoções. Aumentando o volume de vendas.

Vamos lá?

Investir em Marketing e ticket médio

O que é ticket médio?

Um indicador de desempenho, uma métrica capaz de te mostrar quanto cada cliente seu traz de faturamento pra dentro do seu negócio é o ticket médio.

Inclusive, se você tem interesse por marketing e vendas, te aconselho a olhar nosso artigo sobre Indicadores de Desempenho.

Dessa forma, você entende todas as métricas que podem contribuir e melhorar o seu negócio.

Na hora de definir suas vendas, é um indicador saber quanto os seus clientes podem (e gastam) com você. Quanto maior o número de vendas, maior o faturamento.

Esse dado irá te mostrar uma previsão do seu faturamento além de ser um ótimo guia na hora de criar suas promoções de vendas.

Além disso, te da uma base na hora de calcular sua aquisição de clientes, pois te mostram quanto os seus clientes compram de você.

Você pode calculá-lo de duas formas. Te conto elas aqui em baixo:

Como calculo o ticket médio?

O ticket médio pode ser calculado de duas formas:

Calcular o ticket médio baseado nas vendas:

O faturamento total do seu negócio dividido pelo número de vendas realizadas.

Fórmula para calcular o ticket médio

Vamos ao exemplo:

Você é dono de uma loja de roupas e fatura mensalmente R$40.000. Pra chegar nesse valor, você realizou 100 vendas. Portanto:

Fórmula para calcular o ticket médio

Como você pode ver, o ticket médio da sua loja de roupas é de R$ 400.

Calcular o ticket médio baseado nos clientes:

Há também outra maneira de calcular o ticket médio da sua empresa, dessa vez, baseado nos clientes.

A vantagem de fazer o calculo do ticket médio por esse meio é que o dado adquirido irá servir (e muito) para auxiliar o seu planejamento de vendas.

Toda empresa tem seus melhores clientes, chamados também de Cliente Lover.

Porque são chamados assim?

Esses clientes são aqueles que fazem parte de 20% (ou mais) do seu faturamento total.

Ou seja, são eles que mais consomem de você.

Com isso em mente, você pode fazer promoções para cada tipo de cliente. Os que são Lovers do seu estabelecimento e os que já consomem menos, chamados de Ativos.

Para entender melhor essa questão, te aconselho a dar uma olhada no nosso artigo sobre Segmentação de Clientes.

Calcular o ticket médio baseado nesses clientes é bem fácil, basta pegar o faturamento total da sua empresa e dividir pelo número de clientes que se enquadram na segmentação Lover.

Vamos aos cálculos:

Vamos supor que você ainda é dono de uma loja de roupas que fatura R$40000. Você possui 50 Clientes Lover que são aqueles que correspondem a maior parte do seu faturamento.

Portanto:

Fazendo os cálculos, descobrimos que o ticket médio do seu cliente Lover é de R$800.

Nota: Se você fizer esse cálculo com clientes de outro segmento, vamos dizer Ativos (aqueles que realizam MENOS compras do que os Lovers) esse valor seria muito menor.

Supondo que esses “Ativos” correspondam a 125 clientes da sua base, o cálculo seria:

Colocando os números na fórmula:

Como você pôde ver, o ticket médio dos seus clientes Ativos é de R$320. O que mostra o quão pouco eles compram de você se comparados com os Lovers.

Como aumentar o ticket médio? Te explico aqui em baixo:

Como aumentar o ticket médio?

Retenção de Clientes.

Essa é a chave para o aumento do ticket médio.

Quando mais clientes fidelizados, felizes e que promovem sua marca, mais rápido você pode aumentar seu ticket.

Erro do empreendedor que pensa que número é maior que qualidade.

Você pode ter 1000 clientes te visitando, mas se apenas 20 deles forem fieis, somente eles irão retornar ao seu estabelecimento no próximo mês/semana.

Os outros clientes são chamados de inativos, eles correspodem 80% da sua base total.

Percebe o quão é importante a fidelização e retenção de clientes?

Se você aumentar o número de fiéis de 20 para 40, já são 20 clientes a mais que, com certeza, irão retornar e recomendar o seu estabelecimento.

Uma maneira de aumentar sua fidelização e o relacioanmento com o seu clientes é por meio do pós-vendas.

Se você não sabe o que é pós-vendas ou tem interesse em se aprofundar no assunto, é só clicar aqui.

Impacto do ticket médio nas suas promoções

Já falamos bastante em ticket médio e como calculá-lo, agora vamos falar do impacto dessa métrica nas suas promoções.

Como dito anteriormente, é essencial você segmentar sua base clientes e calcular qual o ticket médio deles.

Fazendo isso, você tem dados que irao colaborar com o seu planejamento de vendas.

Realizar promoções especificas para cada tipo de segmento pode aumentar (e muito) o faturamento total do seu negócio.

Vamos ao exemplo da loja de roupas novamente:

Imagine que você tenha uma loja de roupas e que o seu público masculino é o que tem ticket médio menor.

Agora imagine enviar uma mensagem personalizada para esse público dizendo que somente esta semana (Aprenda a utilizar gatilhos de urgência nas suas menagens aqui.)

Dessa forma, você oferece um INCENTIVO para que o público masculino volte em MENOS tempo para sua loja e, consequentemente, gaste mais.

Traga seu ex-cliente de volta e aumente seu ticket médio.

Gostou do artigo? Quer mais conteúdo sobre empreendedorismo? É fácil, só clicar aqui.


Curtiu o post? Então compartilhe!
Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *