tendências de marketing para o varejo
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5 tendências de marketing para o varejo que você precisa saber.

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O varejo físico continua garantindo seu espaço entre os consumidores e, por isso, continuam surgindo tendências de marketing para o varejo que você precisa conhecer se possui um negócio físico.

As lojas onlines tomaram outras proporções, as interações com as tecnologias também. Algumas pessoas acham que elas se tornaram uma ameaça para as lojas físicas, mas não é bem assim.

Algumas estratégias são fundamentais, pois o seu negócio precisa estar a frente do concorrente. E eles são muitos, e continuam surgindo todos os dias.

Seus consumidores pesquisam antes de ir até lojas físicas. Conhecem o produto, analisam os concorrentes e a atenção dada para as avaliações dos clientes. E, durante esse caminho recebem muitas informações. Sua empresa precisa ser uma delas.

Garantindo sempre canais de comunicação eficientes, oferecendo facilidades que sejam benéficas para o cliente, criando nele um vínculo com a sua empresa.

Os dados precisam ser claros e ajudar nas decisões.

Escute o nosso episódio de áudio onde entrevistamos Leonardo Diogo sobre Dados e mensuração no varejo:

Os consumidores agora desejam mais que solucionar um problema, eles querem ter suas expectativas superadas. Sendo assim, observar os hábitos de consumo passou a ser uma exigência. Você precisa se perguntar se sua empresa realmente coleta dados que trazem feedbacks.

Não basta apenas saber que você possui números, que os anúncios em suas redes sociais alcançam visualizações. Esses números precisam ser convertidos em ações que podem ser aplicadas em todos os setores do seu negócio.

De maneira que, a plataforma que você utiliza em seu negócio, te permita saber com precisão os hábitos individuais de quem está mesmo comprando de você. Para que você comunique-se da maneira adequada com cada consumidor. Por exemplo, podendo criar uma comunicação específica para quem já é um apaixonado da sua marca. Gerando nesse consumidor um sentimento de reconhecimento por sempre escolher você.

Outras maneiras de tirar bom proveito do monitoramento da sua base de clientes, é poder se conectar com ele de outras maneiras. Enviando uma mensagem para recomendar o seu novo produto que ele vá gostar, lembrá-lo que já está na hora dele voltar para realizar um serviço de rotina que seu negócio ofereça. Entre várias outras estratégias capazes de gerar maior engajamento com sua marca.

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Quando você começa a observar com clareza a base de clientes que sua loja possui, você está dando o primeiro passo para que o marketing de relacionamento aconteça no seu negócio e você possa tirar proveito disso na sua receita. A Epilson mostra que, 66% das empresas que passaram a se relacionar e personalizar as comunicações com seus clientes, perceberam melhorias em seus negócios.

A preocupação com o meio ambiente vai estar no foco do seu cliente.

Os consumidores estão se tornando mais conscientes sobre os problemas que o mundo enfrenta. 55% deles afirmam estar dispostos a pagar mais caro por produtos ou serviços oferecidos por empresas que se preocupam com o impacto social e ambiental (Nielsen).

Os varejistas que adotaram medidas sustentáveis em suas lojas, continuam vendo os bons resultados da estratégia. Por isso, procure por maneiras criativas de transformar a sua loja em um espaço que, além de serviços excelentes, ofereça também soluções para ajudar de forma positiva o meio ambiente e a sociedade que participa.

Talvez você não tenha como mudar todos os seus produtos, ou alguns dos processos básicos para o funcionamento do seu negócio. Mas existem muitas maneiras criativas e inteligentes para não só mostrar para o seu consumidor que a sua marca é consciente, como também de poder realmente oferecer mais para eles do que apenas serviços ou produtos. Podendo ser quem eles recomendam, elogiam e dão destaque quando conhecidos ou amigos precisam de recomendações.

Você pode contar como você e seus funcionários estão se adaptando para economizar água e energia, envolver-se com projetos sociais que ajudem a comunidade próxima ao local do seu negócio, disponibilizar sua loja para local de arrecadação de doações, e assim, trazer para dentro da loja um fluxo de pessoas que você pode encantar.

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As equipes têm que saber muito.

Você já sabe que seu cliente procura um bom atendimento, as estatísticas continuam apontando para a importância, com 70% dos consumidores citando o mau atendimento como razão para não comprar mais de uma empresa.

E sim, você ainda tem que encantar, receber com um sorriso no rosto e fazê-lo sentir-se em casa. Mas, além disso, eles agora querem ser atendidos por quem sabe do que está falando.

O Walmart oferece para seus funcionários cursos em habilidades avançadas de varejo. E os números mostram que, 46% dos consumidores deixariam de comprar de uma marca por causa da falta de conhecimento de algum funcionário sobre o serviço ou produto.

Além disso, funcionários que são incentivados a conhecer a empresa, os produtos e serviços e participar do engajamento com o cliente se sentem parte de uma equipe. Gerar satisfação na sua equipe pode ajudar a aumentar sua produtividade.

A vivência na loja física tem que acompanhar a mudança.

Graças ao sucesso de gigantes onlines, como a Amazon e o Alibaba, e às grandes mudanças causadas pelas tecnologias, muitas pessoas acreditam que os espaços das lojas físicas estão fadados ao fracasso. Já os especialistas da indústria, acreditam que não.

De muitas maneiras, as tecnologias se aliam aos empreendedores do varejo. O consumidor não deixou de se interessar pelas experiências físicas, pelo contato com o produto e por espaços que saibam unir serviços do dia-a-dia com as experiências digitais.

As possibilidades se ampliam graças às soluções oferecidas pelas tecnologias, basta saber usar a criatividade. Criar vínculos de confiança por poder se comunicar de maneiras mais simples com cada consumidor, ter espaço para personalizar as experiências de compra, baratear os custos de trazer o cliente de volta para a loja e aumentar as vendas conseguindo fidelizar clientes de maneira mais eficaz.

E até mesmo, estratégias mais ousadas e interativas. Por exemplo, a Zara uma marca internacional de moda feminina, desenvolveu um aplicativo para Smartphones para ajudar a reduzir o tempo que as consumidoras passam no provador, ele permite que as clientes possam visualizar as roupas nelas mesmas através de fotos.

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Essas estratégias dão mais conveniência para a experiência de compra do seu cliente, e podem fazer seu negócio sair na frente dos competidores e aumentar a lealdade dos consumidores.

Não só resolva um problema, ofereça experiências únicas.

As expectativas dos clientes ao chegar na loja ficam cada dia maiores. 60% deles afirmam que querem mais do que apenas comprar. Essa é uma das maiores vantagens das lojas físicas em relação às lojas onlines. Uma vez que, as lojas físicas podem criar sensações e oferecer o contato humano com as vendas pessoais.

Quando os clientes associam o momento dentro da loja com uma experiência enriquecedora e que garanta para ele algum benefício pela recorrência, garantem mais visitas e vendas.

As tecnologias dos Smartphones também devem ser suas aliadas:

  • Crie um canal direto para falar com o seu consumidor, comunicar novidades e oferecer para ele ofertas personalizadas, selos e muito mais.
  • Observe seus interesses pesquisando sobre as tendências do seu negócio.
  • Faça melhorias e mudanças baseadas nos comentários deixados por seus clientes, informe-os sobre a realização e sempre dê atenção ao que dizem.
  •  

O que esses segredos contam para o seu negócio é que está na hora de acompanhar a mudança que a tecnologia proporciona para o marketing, sem ter medo de que ela seja uma ameaça para o seu negócio.

Proporcione melhores experiências, antecipe-se aos concorrentes e acompanhe os desejos dos seus clientes mais fiéis. E utilize desses recursos da melhor maneira, para que seus investimentos gerem resultados reais para a sua receita.

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