Dia do Cliente: 7 formas de extrair o máximo dessa data

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Chegou o dia do personagem principal na historia de qualquer empreendedor… o seu cliente.

A maioria das suas estratégias são voltadas para ele.

Seja através da promoção, aquisição, retenção…

De uma forma ou de outra o cliente vai entrar na sua equação, e o peso dele é enorme!

Você já deve conhecer diversas estratégias de vendas para venda sazonal, mas aposto que nenhuma especifica para o Dia do Cliente.

É pensando nisso que irei te mostrar 7 formas de extrair o máximo dessa data!

Vamos lá?

1- Segmentação de Público-Alvo: Algo que todos deveriam fazer

Você pode perguntar para qualquer empreendedor: “Qual o público do seu negócio“.

Grande parte deles irá responder “Ah, meu público é família” ou simplesmente ” Homens e mulheres de 21 a 30 anos…”

Mas o que isso realmente significa para você?

A resposta é Nada.

Essa informação não contribui em nada para o seu crescimento.

Antes que você comece a jogar um pedra, entenda uma coisa:

Segmentar o público é entender seus padrões de comportamento por completo e transformar isso em uma estratégia de comunicação.

Agora que você tem uma definição em mente, faça esse teste: Diga para você mesmo seu público-alvo em voz alta. Se ao descrevê-lo você não obter nenhuma ideia de campanha, então esse público está errado.

Como segmentar corretamente?

Imagine que você tenha uma cafeteria. Nela, aparecem 3 clientes para você.

Os três compram de você e vão embora.

Até ai, você já pode classifica-los como clientes inativos. Afinal, eles compraram apenas 1x de você e nunca mais voltaram…

Porém, um deles voltou em 7 dias…

Já o outro, voltou depois de 7 dias…

E o terceiro… não voltou há mais de 1 mês.

A partir de agora, você não tem apenas clientes inativos. O comportamento de cada um deles mudou, e, portanto, você deve segmenta-los de forma diferente. Portanto:

  • O cliente que voltou em 7 dias é um cliente Lover. Ou seja, que te adorou!
  • O que voltou depois de 7 dias, é um cliente ativo. Apesar de não estar apaixonado igual ao Lover, ele ainda volta para comprar de você.
  • E o que não retorna a mais de 1 mês, é um cliente perdido. Provavelmente você nunca mais irá vê-lo.

Percebe que, agora, sua base de clientes está dividida em Lovers, Ativos e Perdidos?

Com essas informações, você pode criar, no dia do cliente, campanhas diferentes para cada um deles, obtendo um resultados ainda mais satisfatórios.

2- Campanha: Como criar uma que dê resultado

Antes de criar uma campanha pro dia do cliente, você deve definir qual o objetivo dela.

Veja bem:

Se for uma campanha de lançamento, ela será feita de uma forma diferente de uma campanha de indicação.

Distinguir esses dois é necessário se você quiser ter sucesso no dia do cliente. Por isso, resolvi trazer dois exemplos:

Campanha de Lançamento

Um dos clientes da StayApp, a Cafeteria Mustache, resolveu fazer uma campanha de lançamento nesta semana.

O objetivo deles com essa campanha é já criar uma base de clientes segmentada logo nos primeiros dias.

Leia também:  Segmentação de público-alvo: o maior erro que você comete

Como eles fizeram isso?

No dia do lançamento, eles iriam dar 50% de desconto para todos os clientes que possuírem o aplicativo do StayApp.

Com isso, eles irão inflar uma base de clientes e cruzar com uma segmentação.

Essa segmentação poderá ser feita de diversas formas, como por exemplo:

Ao ser atendido, o vendedor pergunta:

“Você trabalha aqui perto?”

O cliente pode responder “Sim” ou “Não”

Independente da resposta, o vendedor já irá marcar uma tag ao lado do nome dele e o sistema irá segmenta-lo a partir dai.

Campanha de Indicação

Quando se trata de Campanhas de Indicação no dia do cliente, é importante que, antes de mais nada, você esteja apto a dar um desconto ou uma vantagem para o seu cliente.

Ela pode ser feita de diversas formas:

  1. Indique um amigo e ganhe R$ 10 para gastar na loja.
  2. Traga 2 amigos e ganhe um combo X
  3. Indique um amigo, se ele comprar um valor X, você ganha Y na sua próxima compra.

Enfim, o intuito aqui é trazer o máximo de cliente possíveis.

Não se esqueça, sempre segmente esse público. Um cliente que está apto a recomendar, é sinal que gostou bastante do seu produto, e, portanto, merece uma comunicação diferenciada.

No StayApp, esse tipo de campanha é feita na própria plataforma, onde o cliente pode verificar os prêmios e o quanto falta para adquiri-los no próprio Aplicativo.

Além disso, os proprios empreendedores tem total liberdade para personalizar essas campanhas da forma que quiserem.

O diferencial, é que, além da criação da campanha, o Stay permite que você mande mensagens personalizadas para cada segmentação que você tiver. Aumentando ainda mais o alcance e os resultados ao longo do tempo!

3- Mensagem para clientes especiais: a mina de ouro escondida

Como dito anteriormente, com uma segmentação bem feita, você pode fazer uma comunicação personalizada e diferenciada no dia do cliente.

Situações onde se pode mandar um SMS:

  • Descontos especiais: Imagine que você queira vender em meses de pouco movimento, como no inicio do ano. Para isso, é legal dar pequenos descontos que incentivem o cliente a comprar de você. Uma mensagem personalizada avisando que sua loja está dando desconto irá atrair muitos clientes!
  • Inatividade: Você provavelmente não gosta de dar descontos. Mas aposto que daria um desconto a mais para aqueles clientes que estão inativos a mais de 1 mês. É um ótimo incentivo para que voltem a sua loja e, quem sabe, gastem ainda mais.
  • Divulgação: Chegou um produto novo? Abriu uma nova franquia? Então informe seu cliente do que está acontecendo com o seu negócio. Todas essas novidades devem ser apresentadas para sua base de clientes.
  • Chamada para redes sociais: Se você tem o numero dos seus clientes, nada te impede que chamem eles para visitar suas redes sociais. Seja para conferirem seu produto ou simplesmente para buscar conteúdos que ajudem na vida dele.
  • Conteúdo para gerar valor: Não adianta, quer que o seu cliente pare de pedir descontos? Então você deve gerar valor para sua marca. E como gerar valor? Atraves de bons conteúdos. Se você tem a oportunidade de mandar uma mensagem personalizada para o seu cliente, que tal mandar uma dica valiosa ou uma recomendação para ele?
  • Premiações: imagine que você tem um programa de pós-vendas onde o seu cliente precisa acumular R$100 em consumação para ganhar R$ 20 na próxima compra. É legal informa-lo que ele ganhou esse prêmio. Seu retorno é garantido.
Leia também:  Fidelização de Clientes Antigos: Porque Seu Ex-Cliente é Importante?

4- Promoção para programa de fidelidade: a maneira certa de fazer

Você construiu uma base de clientes segmentadas. A maioria deles decidiu participar do seu programa de fidelidade.

É o dia do cliente e agora é hora de criar promoções para esses clientes!

Qual o objetivo da sua promoção?

Mesmo que você responda “apenas para satisfazer meus clientes” isso não irá trazer resultado real para o seu negócio.

você deve estabelecer os objetivos reais por traz dessa promoção. Seja para adquirir novos clientes ou até mesmo para vender um produto novo.

Defina estratégias e táticas

Agora que você tem um objetivo em mente, é hora de traçar estratégias para alcança-lo.

Se o seu intuito é adquirir novos clientes, então talvez uma campanha de indicação seja uma boa pedida. Já que você recompensar o seu cliente para indicar um amigo, ganhando assim, um novo cliente.

Já se quiser vender um produto novo, talvez seja interessante da rum desconto especial apenas para aqueles que participam do seu programa fidelidade.

Tudo depende do seu negocio e do seu objetivo, após isso, é só colocar a mão na massa.

5- Ideias de Brindes: a recompensa pelo esforço do cliente

Se tem uma coisa que todo cliente adora é ganhar algo de graça, nem que seja brindes.

Aproveite o dia do cliente para dar bons brindes à eles.

Muitos empreendedores ficam na dúvida em que brindes oferecer, portanto, irei dar algumas dicas. Mas fique atento: um brinde pode ser bom para um tipo especifico de negocio, e ruim para outros.

Portanto, dê algo que combine com sua loja e, ao mesmo tempo, seja útil para o seu cliente

Livro de receitas

Se você possui um bar ou restaurante, esse tipo de brinde no dia do cliente cai como uma luva.

Garrafa de água

Se tem algo que todas as pessoas fazem é beber água. Independente do seu negocio, esse tipo de brinde é irrecusável.

Mesmo que o seu cliente não use, outras pessoas no ciclo de relacionamento dele irá utilizar.

Capricha na logo hein!

Mochila

Pode sair um pouco mais caro, mas no dia do cliente, você pode fazer um esforço. Ainda mais se pensar que alguém irá andar com ela pra todo lado, carregando sua logomarca…

Fones de ouvido

Quase não vimos esse tipo de brinde por ai. No entanto, talvez seja um dos brindes mais uteis nos dias atuais, se considerarmos que a maioria das pessoas estão escutando musica ou conversando no celular, esse brinde, com certeza, irá deixar seu cliente feliz.

Leia também:  Programa fidelidade no varejo: a sua arma secreta para não quebrar como as outras 710 mil empresas que fecham todo ano

6- Momentos-chave: Quais são eles, e como usá-los para vender mais

Não é segredo, muitos empreendedores não gostam de dar desconto por estarem com medo de “sangrar” o faturamento.

No entanto, vale ressalta que, um cliente que ganha algo é porque já consumiu muito na sua loja. Só ai já valeria a pena dar um desconto. Principalmente no dia do cliente.

Se ainda estiver receoso, então preste atenção nesses momentos-chave que irei listar. Pois é neles que você poderá aumentar ainda mais o seu seu faturamento!

  • Compra: Aproveite o momento da compra para apresentar ao seu cliente seu programa de fidelidade. Mostrando todo o beneficio que ele terá se continuar comprando de você.
  • Resgate: Prometeu algo? Então prepare para entrega-lo ao cliente. Com um sorrisos no rosto, aproveite esse momento para oferecer o melhor atendimento ao seu cliente. Se a sua recompensa for um café, tente fazer um cross-selling, oferecendo produtos que vão bem com o que o seu cliente está recebendo!
  • Consumação: Neste momento, se você atendeu seu cliente da melhor maneira possível, ele estará em grande estado de euforia e satisfação. Aproveite e peça que ele te indique para os amigos. Há grandes chances de você ter ganhado um novo cliente nesse processo.
  • Inatividade: Como dito anteriormente, existem dias que são bem fracos de movimento. É nessas horas que um disparo de SMS faz toda a diferença. Imagine mandar um mensagem personalizada oferecendo um pequeno desconto para os clientes de sua a base. Plataformas como o StayApp fazem isso de forma automática e o melhor, tudo pode ser personalizado!

7- Satisfação do Cliente: O resultado dos seus esforços

O dia do cliente chegou ao fim. E para conclui-lo nada melhor que medir a satisfação deles. Todo o resultado dos seus esforços serão apresentados aqui ( e também no seu caixa rs).

Uma das maneiras mais eficazes de medir a satisfação do seu cliente, é através do NPS (Net Promoter Score)

Como funciona?

É simples, peça que seus clientes classifiquem sua experiencia entre 1 a 10. Observe a imagem:

Com base nesses dados, você saberá:

  • Se a nota for entre 0 a 6 – Esses clientes são detratores. Não gostaram do seu serviço e podem te difamar.
  • Se a nota for entre 7 a 8 – Esses clientes são passivos. São neutros, precisam ser mais impressionados para te amar.
  • Se a nota for entre 9 a 10 – Esses clientes são promotores. Te amam e, provavelmente, irão te indicar.

Agora que você possui essas informações, busque estratégias para melhorar o seu negocio. Sempre escute as reclamações do seu cliente. Existe uma razão para ele ter o próprio dia, é porque ele sempre tem razão.

Conclusão

Espero que este artigo consiga te guiar durante todo o dia do cliente. Do momento em que você abrir as portas do seu estabelecimento até a hora de fechá-las

Até a próxima.


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