segunda-feira, junho 14, 2021
parceria entre empresas como estratégia de marketing

Aprenda a utilizar a parceria entre empresas como estratégia de marketing.

Marketing
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A parceria entre empresas como estratégia de marketing é uma tática que você precisa conhecer, se está procurando uma maneira aumentar sua base de clientes fidelizados, inovar nas promoções e conquistar seu consumidor. As técnicas adotadas pelas empresas do varejo físico para fidelizar clientes e fazer com que estes comprem com frequência, precisam ser criativas e despertar interesse no público.

Além da fidelização, da comunicação e do relacionamento também é necessário superar as expectativas dos consumidores para aumentar as vendas. Por isso, os empreendedores de pequenas empresas precisam agir de maneira que construam um ciclo de experiências enriquecedoras para o público. Pois, seu consumidor procura: além de soluções, experiências.

Primeiro, vamos entender do que se trata.

O que são as parcerias de marketing entre empresas

Basicamente, são empresas que compartilham do mesmo público-alvo ou possuem serviços/produtos semelhantes, ou complementares entre si. Os esforços são para que ambas atinjam resultados que sozinhas não conseguiriam, ou por falta de tempo ou, simplesmente, de recursos.

Por exemplo, se você possui um negócio que vende açaí pode desenvolver parcerias com restaurantes de outros setores para criação de selos. Ou, se possui um petshop que oferece serviços apenas de banho e tosa pode procurar estabelecimentos que ofereçam hotel e creche para os pets, para juntos criarem programas de descontos ou benefícios para os clientes.

O exemplo acima pode ser aplicado para qualquer tipo de serviço que sua empresa ofereça. O importante é que você se alie a empresas que possuam o mesmo público de interesse que você. E que estejam dispostas a realmente engajar o consumidor com a promoção, para que os resultados sejam positivos para os dois lados.

Como sua empresa se beneficiará

Uma base de clientes maior

Toda empresa gera esforços para criar uma base ativa de clientes. Cada um possui suas próprias táticas. E cada cliente é capturado de uma maneira diferente.

Portanto, mesmo que o público alvo seja muito parecido, você não possui acesso a todos os clientes do seu concorrente, e nem ele aos seus. Ou seja, quando vocês passam a falar dos serviços um do outro estão automaticamente levando novas pessoas a conhecerem a loja.

Principalmente, se as ações incentivarem o consumidor a conhecerem a loja do concorrente por algum benefício oferecido.

Redução de custos

Criar ações nas redes sociais, desenvolver estratégias de vendas e gerar conteúdos exclusivos demanda tempo e dinheiro. Quando dividido por dois você e seu parceiro saem ganhando.

Essa é a proposta das parcerias, possibilitar a atração de mais clientes por um custo menor.

Reconhecimento de marca

Essa é a importância de se relacionar com empresas comprometidas com o público. Quando sua marca se alia com quem é respeitado no mercado, ela mostra que também é referência.

Você também estará dizendo aos seus clientes que confia na marca que está indicando, por isso, é importante saber escolher. Para que você não perca sua credibilidade.

Como desenvolver parcerias entre empresas como estratégia de marketing?

Se bem desenvolvidas e aplicadas, os resultados podem ser incríveis. Mas para que isso aconteça, é necessário tomar alguns cuidados durante o processo.

Se feitas de qualquer maneira e sem planejamento, podem acabar sendo um esforço desperdiçado. Algumas dicas podem ser fundamentais:

Escolha os parceiros certos

Como eu já disse, é importante que os serviços ou produtos sejam semelhantes. Para que o público atingido realmente tenha interesse de se tornar cliente da sua empresa. Escolha também quem ofereça produtos de qualidade, bom atendimento e sejam referência para o mercado que vocês atuam.

Planejamento é essencial

Seja uma promoção, um desconto em conjunto, uma publicação nas mídias sociais, não importa a ação que você escolha criar com seu parceiro. O primordial é que vocês planejem cada detalhe.

Tenha em mente seus objetivos, definam quem será responsável por cada etapa, quais os prazos para cada ação que será criada. Pensem na logística da oferta e na sua divulgação, e cuidem para que tudo seja realizado no tempo estabelecido.

Divisão de tarefas

É preciso também que fique claro qual empresa é responsável por cada etapa. Como cada uma deve ser executada, as funções da equipe de cada loja na dinâmica da promoção.

A preocupação deve ser para que ninguém se sobrecarregue ou saia prejudicado.

Exemplos de parcerias entre empresas

Divulgação nas redes sociais

Um dos maiores sucessos de parcerias entre pequenas empresas são os posts colaborativos nas redes. Essa parceria é ótima para criar reconhecimento de marca, gerar autoridade para sua empresa.

É uma alternativa simples de ser aplicada. Não demanda muito tempo e permite brincar com diversos formatos de indicações.

E, durante o processo podem ser divulgadas diferentes informações, criados posts interativos e apresentadas características fortes que você quer que o consumidor saiba sobre sua empresa

Brindes para os consumidores

Essa técnica também permite usar da criatividade e brincar com as semelhanças entre os negócios.

Se sua loja oferece serviços, seu cliente pode levar de brinde a amostra de um produto que seu parceiro oferece. E, você pode disponibilizar vales com serviços grátis para seu parceiro entregar para os clientes dele.

A ação gera interesse no cliente de ir até o comércio. Seja para resgatar o serviço que foi oferecido, e assim conhecer o que mais seu estabelecimento oferece. Ou para poder consumir mais do produto que ele gostou.

Promoções em conjunto

Se no seu estabelecimento você costuma criar promoções para os seus clientes, essa é a chance de inovar. Você pode criar uma dinâmica onde os selos do cliente sejam cumulativos em ambas as lojas durante o período da promoção.

Bem como, oferecer diretamente para os seus clientes mais fiéis o primeiro selo para que eles comecem a participar da promoção do seu parceiro. E vice-versa.

Vocês também podem criar descontos, para os clientes que mais comprarem durante a parceria, para que possam ser utilizados depois. Assim, os benefícios se prolongam mesmo quando a parceria terminar.

Enxergar o concorrente como inimigo é ultrapassado e perigoso. Procure crescer junto com ele, aprender com seus erros e se inspirar para que ambos continuem atendendo um mercado cada vez maior e mais satisfeito.

Em resumo, aliar-se às estratégias de parcerias pode ser uma saída extremamente vantajosa para negócios físicos. Seus resultados criam um ciclo orgânico de clientes para as empresas, incentiva uma concorrência mais saudável e possibilita que os desejos dos consumidor sejam superados.

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