Frases de agradecimento para clientes: exemplos e dicas com tudo o que você precisa saber

frases de agradecimento para clientes
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Uma das melhores maneiras de fidelizar um cliente é demonstrando que realmente se importa com ele. São pequenas ações, como agradecer pela visita, que fazem com que o consumidor se conecte com sua marca.

Somos bombardeadas todos os dias por dezenas de propagandas e anúncios tentando nos convencer a comprar algo. Imagine, então, quão satisfatório é receber um agradecimento sincero de uma marca, sem que ela esteja tentando te vender algo!

Neste artigo reunimos tudo o que você precisa saber sobre a melhor forma de agradecer aos seus clientes para fidelizá-los. Confira!

Porque agradecer ao cliente é importante

O mercado é cada vez mais competitivo e pensar apenas em qualidade, preço e eficiência não é mais suficiente. Se o consumidor sente que não foi bem recebido, ou que a marca é indiferente ao seu público, a marca perde sua força.

É necessário pensar em como satisfazer ao máximo seu cliente. Afinal, eles são a alma do negócio: se uma marca não satisfaz seus consumidores, ela não tem propósito. Se os compradores não retornam, o negócio se torna insustentável.

Assim, agradecer é mais que mandar uma mensagem padronizada para “cumprir tabela”. Deve ser visto como uma estratégia de marketing de relacionamento para fidelizar consumidores, aumentar as indicações e, consequentemente, sua notoriedade no mercado.

O ROI do “obrigado!”

Você sabe quanto custa para sua marca adquirir um novo cliente? Se fizer as contas, verá que ganhar um novo consumidor é bem mais caro do que garantir o retorno das pessoas que já conhecem sua marca.

E como garantir que as pessoas voltem? Um simples agradecimento pode ser mais do que o suficiente para garantir isso. Observe um exemplo real de um cliente Stay:

A automação acima é de uma sorveteria. Mais de 46% dos clientes que receberam a mensagem de agradecimento retornaram e compraram novamente. Destes, mais de 20% retornaram antes de 5 dias.

O retorno sobre investimento (em inglês, return on investment ou ROI) gerado foi de mais de R$ 800,00 em uma única campanha. Imagine ter um retorno tão expressivo apenas agradecendo!

Agradecer para fidelizar

Está mais do que comprovado que o engajamento dos clientes com uma marca é um fator determinante para o sucesso da empresa. Transforma seus clientes em fãs, e não apenas em consumidores. E agradecer é um importante passo para que isso aconteça.

Quando uma organização se concentra em criar experiências significativas para seus consumidores, ela consegue inclusive competir com gigantes do mercado. Isso porque cada vez mais as pessoas valorizam a experiência da compra, não apenas a qualidade ou preço do produto.

Dessa forma, o agradecimento é uma das maneiras de criar conexões com seus consumidores. Faz com que eles se sintam especiais, se sintam parte do negócio. Parece muito simples, mas poucas empresas gastam tempo para agradecer genuinamente.

Seja sincero: o agradecimento não pode parecer falso

Pior que não agradecer ou ignorar o cliente é conversar com ele da maneira errada. Dessa forma, uma mensagem muito fria pode ter o efeito contrário, de afastar o consumidor e até causar incômodo.

Procure mostrar aos clientes que há um ser humano por trás das telas e dos negócios. Assim, é essencial demonstrar uma gratidão sincera e que você não está mandando apenas uma resposta automática.

Além disso, tome cuidado para não parecer interesseiro, como se quisesse algo em troca. Dessa maneira, uma demonstração genuína de apreço pode ser o suficiente para o consumidor depositar mais confiança em sua marca.

4 passos essenciais para escrever uma nota de agradecimento matadora

Uma mensagem de agradecimento deve ser simples e sincera. Contudo, não é por isso que ela deve ser escrita de qualquer jeito. Deve ser encarada como uma ótima estratégia para garantir o retorno de seus consumidores e, consequentemente, aumentar sua renda.

Assim, existem alguns passos que são importantes seguir para garantir a satisfação de seu cliente.

Saiba para quem você está agradecendo

Para se comunicar bem com seu público você precisa conhecê-lo. Qual a média de faixa-etária? Eles são acostumados a usar alguma gíria específica? Entenda bem suas características para escolher melhor suas palavras.

Isso também se relaciona com o perfil do seu negócio, se é mais informal, descontraído, ou mais sério.

Além disso, você pode segmentar seu público de maneiras diferentes, como por exemplo:

  • Clientes novos;
  • Clientes recorrentes;
  • Clientes que não retornam há mais de um mês;
  • Clientes que estão fazendo aniversário.

Você pode realizar esse tipo de segmentação de forma rápida e fácil através da StayApp. Assim, você pode garantir um processo que, mesmo automatizado, não pareça tão seco e frio.

Use a saudação apropriada

A maneira que você começa sua mensagem pode determinar como seu cliente se sentirá. Quando você usa um vocativo genérico demais, fica claro que você não escreveu com sinceridade.

Ou seja, seu cliente não é único nem especial. Seu agradecimento parece apenas uma obrigação, não uma demonstração sincera.

Pense em algum termo que se relacione com seu negócio e que chame a atenção da pessoa. Você não quer que sua mensagem pareça que foi escrita por um robô.

Inclua detalhes especificos

A personalização é uma característica cada vez mais requisitada pelos consumidores. Eles não querem se sentir como mais um na multidão.

Imagine que situação desconfortável se duas empresas copiam a mesma mensagem e chegam a enviar para a mesma pessoa.  Por isso, pegar um template de mensagem na internet sem adaptar à sua realidade pode ser um tiro no pé.

Tente inserir na mensagem detalhes específicos da loja, ou da região em que se encontra. Portanto, se sua loja fica no Estado de Goiás, faz sentido usar um “uai” em algum momento. São pequenos detalhes assim que fazem toda a diferença.

Se despeça pensando no futuro

Ao se despedir de um consumidor, sempre deixe um gancho que o instigue a voltar ao estabelecimento.

Uma boa opção é oferecer brindes ou promoções específicas para seus clientes que voltarem até certo período de tempo. Além disso, outra maneira é incentivar a comunicação, como por exemplo pedir feedbacks para sempre melhorar o atendimento.

Além disso, use frases como:

  • Até logo;
  • Espero você;
  • Já sentimos sua falta;
  • Ansiosos pela sua visita.

São algumas opções que te ajudam a se conectar mais com o público e mostrar sincera gratidão pelo cliente ter adquirido seu produto.

Exemplos de frases de agradecimento para clientes

Não sabe por onde começar a escrever sua mensagem? Não se preocupe, estamos aqui para te ajudar! Vamos listar alguns exemplos de frases para se inspirar, mas lembre-se: personalize sua mensagem para não ficar muito padronizada!

Exemplo 1: Sorveteria

Como foi bom ter você aqui! Nada alegra mais nossa equipe do que ver a sua felicidade ao saborear nossos sorvetes. Por isso, da próxima vez que vier, mostre essa mensagem e ganhe na hora um adicional de sua escolha <3 Obrigado por fazer parte do nosso dia! Já estamos te esperando.

Exemplo 2: Cafeteria

Ao nosso fiel cliente, muito obrigada! Venha mais vezes e sinta-se em casa, nossos sofás foram projetados para longas conversas com os amigos e para tomar aquele cafézinho. Ah, também preparamos um bolo diferente por dia pensando em você! Ansiosos pela sua próxima visita.

Exemplo 3: Pet Shop

Agora você faz parte de nossa família! Obrigada por confiar seu melhor amigo aos nossos cuidados. Aqui, cada um é tratado com muito carinho para garantir a satisfação de nossos clientes, que se tornam nossos amigos. Já estamos com saudades!

Outras maneiras de demonstrar gratidão ao seu consumidor

O ato de agradecer é bem simples, mas pode ser realizado de diversas maneiras, não precisa parar apenas na mensagem. Seja criativo na hora de mostrar aos seus consumidores que eles são importantes para seu negócio.

Se você precisa de ideias, confira algumas maneiras fáceis de encantar seus consumidores.

Carta de agradecimento ao cliente

Na era do digital, cartas escritas à mão são consideradas verdadeiros luxos. Portanto, ao gastar um tempo do seu dia para escrever uma mensagem personalizada e com sua letra, seu cliente percebe seu esforço e valoriza a marca por isso.

Uma carta é algo muito mais duradouro que a efemeridade de uma mensagem, por isso vale a pena investir em algo mais artesanal de vez em quando.

Bônus: geralmente as pessoas ficam tão contentes por receberem uma carta que você nem precisa pedir para elas compartilharem nas redes sociais, elas fazem isso por conta própria!

Mensagem para clientes especiais

É importante que você passe a observar quem são seus clientes fiéis, aqueles que nunca deixam de consumir seu produto, que estão sempre compartilhando a marca nas redes sociais espontaneamente.

Essas pessoas merecem uma atenção especial. Mandar uma mensagem de agradecimento apenas para esses clientes faz com que eles se tornem fãs e embaixadores de sua marca. Assim você estabelece um vínculo de afetividade.

Outras formas de reconhecer a fidelidade dessas pessoas são dando vantagens exclusivas, compartilhando esses consumidores em suas redes sociais, adicionando um “mimo” em seus pedidos, entre outras coisas.

Promoções Imperdíveis

Uma das formas mais clássicas de atrair clientes é através de promoções, mas já pensou em usar uma oferta para demonstrar sua gratidão aos clientes?

Você pode pensar em promoções REALMENTE boas para seus consumidores. Dessa forma, ofereça cupons de desconto ou implemente um plano de fidelidade para mostrar aos seus clientes que o retorno deles é importante.

É um tipo de agradecimento mais sutil, mas que não deixa de refletir quão importante é para você que as pessoas escolham sua marca.

Brindes e Prêmios

Quem não gosta de ganhar presentes? Uma das melhores e mais efetivas maneiras de demonstrar agradecimento é presenteando seus consumidores. Quando as pessoas recebem um presente, elas se sentem especiais.

Inclua dentro de sua estratégia formas de bonificar os clientes. Isso faz com que o nível de satisfação deles aumente automaticamente.

Você pode incluir amostras grátis, serviços extras, ou ainda surpreender um cliente com um prêmio sem nenhum motivo específico. Assim, use o fator da surpresa para encantar seus consumidores e garantir que sua marca seja lembrada.

É importante buscar formas de sempre estar na cabeça do consumidor. Porém, é cada vez mais difícil obter a atenção das pessoas. Portanto, uma mensagem de agradecimento é o que tem melhor custo-benefício!

Agora que você já sabe como agradecer seu cliente, que tal colocar em prática? Você pode começar a testar com o StayApp, sem pagar nada. Vamos começar a fidelizar clientes!

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