como atrair clientes no instagram

Como Atrair Clientes no Instagram: 10 Maneiras Eficazes!

Marketing
Curtiu o post? Então compartilhe!

O Instagram é uma das redes sociais que mais crescem no mundo, inclusive no Brasil. Consequentemente, ela pode ser uma das maiores aliadas de qualquer empreendedor que deseja elevar o status do seu estabelecimento e aumentar o número de clientes.

Em resumo, ela deve estar dentro de qualquer plano de estratégia de marketing digital. Dessa forma, a ferramenta pode ser usada para gerar engajamento e atrair o maior número de pessoas possíveis para a empresa, independente de que tipo ela seja.

O Instagram também funciona para posicionar melhor sua marca e potencializar as vendas do seu e-commerce, caso estejamos falando de algum tipo de loja online. 

Além disso, independente se estamos falando de um profissional autônomo, liberal ou com negócio físico ou online, todos devem estar se perguntando a mesma coisa: como conseguir clientes no Instagram?

Para responder essas perguntas, listamos uma série de dicas que irão te guiar por esse caminho, confira a seguir!

10 Maneiras de como captar clientes no Instagram

1 – Periodicidade

Quando estamos falando de redes sociais, é necessário que haja periodicidade, ou seja, uma frequência exata nas postagens. Isso requer uma organização e um planejamento. 

Mas, sobretudo, não se esqueça da qualidade. Defina uma quantidade, ou seja, quantas vezes por semana (e dia) irá ter postagem e todas elas precisam ter qualidade. 

Ao ter frequência de postagens no seu perfil, faz com que o algoritmo do Instagram olhe com bons olhos. 

O perfil precisa estar sempre atualizado, fazendo com que o usuário tenha vontade de voltar para ver os próximos conteúdos.

Sempre pense quantos posts por dia são suficientes e o melhor horário para publicar.

Para quem está começando no Instagram, o ideal é ter no mínimo um post por dia. A quantidade pequena é por que nesse período será necessário uma séries de posts de teste, que funcionarão para descobrir o que funciona, e o que não funciona, com o seu público. 

2 – Conheça o seu público

Para fazer os posts certos, é necessário conhecer a fundo o seu público alvo. Para ajudar nessa tarefa, acesse o Instagram Analytics ou Instagram Insights e para ter acesso às informações sobre cada conteúdo postado, seja ele no feed, nos stories e no IGTV.

Esse estudo irá ajudar a identificar o que seus seguidores e sua audiência gostam de consumir no seu perfil. Fazer enquetes e perguntas no Stories também funciona para saber o que seus seguidores buscam.

A ideia é fazer um conteúdo que acerte o seu público alvo em cheio, tornando o seu empreendimento imperdível para eles. 

3 – Métricas do Instagram

Para te ajudar a usar a rede social a seu favor, acompanhe de perto todos os números da sua conta, indo além das curtidas e comentários.

O que deve ser analisado? Preste atenção nos pontos a seguir no seu Instagram:

  • Visitas ao perfil: todas as pessoas que passaram por lá;
  • Cliques no site: Pessoas que clicaram no link que está na BIO. 
  • E-mails: Pessoas que clicaram no botão de e-mail para te enviar uma mensagem;
  • Descoberta: Contas alcançadas e o percentual delas que não estavam te seguindo;
  • Alcance: O número de contas únicas que viram a sua publicação;
  • Impressões: O número total de vezes que a sua publicação foi vista.

4 – Promovendo interação

Sobretudo, é preciso promover a interação com o público na rede, por isso, eles devem ser incentivados a mandar mensagem pelo Direct e a fazer comentários nas postagens da página. 

Como isso pode ser feito? Ao final dos posts na página, ou postagens no Stories, inclui uma chamada incentivando a comunicação dos clientes com a empresa através dos comentários e DM. 

Isso ajuda no reconhecimento do Instagram, isso porque, todas às vezes que uma pessoa chama no direct, favorece (e muito) o algoritmo e personaliza o atendimento.

5 – Hashtags

Nas legendas, deve haver sempre boas hashtags e elas não devem ser escolhidas de forma aleatória. 

Busque sempre colocar palavras ou expressões que tenham relação com o mercado do empreendimento em questão, produto ou o assunto que quer inserir a sua marca.

Escolha entre cinco e dez para acompanhar o seu post e ajudar que seu conteúdo apareça no motor de buscas do Instagram.

6 – Lives e stories

Não se limite apenas às fotos ou posts no feed. Use e abuse dos stories e das lives. 

Nos dois casos, a publicação fica disponível por 24 horas na rede. Além disso, você pode agrupar os stories em um destaque. 

Os stories que você publicar e colocar como um destaque, permanecerão fixos no seu perfil. 

Além disso, para as publicações de Stories, você poderá usar a localização e hashtags, por exemplo, para potencializar o alcance desta postagem.

O Instagram Stories tem 300 milhões de usuários por dia. Então, é uma ferramenta poderosa para ampliar o seu alcance e aumentar o interesse do seu público pelo seu produto.

As lives, por exemplo, dão muita audiência em resultados de concursos e sorteios, por exemplo. 

7 – Parcerias

A penúltima dica é investir em parcerias com influenciadores locais. Selecione algum influenciador para promover os seus produtos. 

Você pode se aproximar de alguém e oferecer um presente especial para anunciar ou você pode simplesmente marcá-lo em uma de suas publicações. 

8 – Interação

Por fim, não adianta só fazer publicações, é preciso participar. Com um simples “curtir”, sua loja pode começar uma relação com um possível novo cliente. Além disso, aproveite para responder possíveis perguntas, sugestões ou reclamações.

Seja qual for o seu negócio, posição ou situação financeira, atrair mais clientes é essencial se você deseja um crescimento de longo prazo. Embora os negócios possam estar crescendo e sua base de clientes atual mais leal do que um golden retriever, se você não está alocando algum tempo para trabalhar na geração de novos leads, então você não está diversificando seus ativos; algo que qualquer corretor da bolsa lhe dirá é realmente muito arriscado.

Não requer muito dinheiro ou mesmo muito tempo para manter seus horizontes abertos. Confira estas maneiras simples de atrair mais clientes para o seu negócio que não envolvem vendas duras a frio:

9- Atualize seu site

Qualquer pessoa que começou uma startup, é uma banda de uma mulher só, ou que lida com atividades extracurriculares com sua carga de trabalho, provavelmente é culpada de não atualizar seu site. Mas, em muitos casos, sua presença online é a sua única presença, e é melhor você se certificar de que ela está atualizada. Afinal, você não andaria pela rua em um par de macacões com um elástico no cabelo, então por que apresentaria uma imagem sua para futuros clientes que parece ter saído do final dos anos 90?

10- Obtenha depoimentos de clientes

Faça o que fizer, desde sabonetes artesanais a presentes de casamento, coaching de vida a seguros, se você estiver fazendo bem e sendo informado por seus clientes, certifique-se de pedir um depoimento. Torne isso o mais fácil possível para seus clientes. Se você lida com B2B, escreva o texto para seu cliente e envie para ele aprovar. Você não só terá o texto que deseja redigido em um inglês decente, mas também haverá menos reflexão envolvida para o cliente.

Bônus: Catálogo digital

Se você está investindo nas redes sociais, também deveria pensar em ter seu próprio catálogo digital gratuito na StayApp. 

Com ele, você constrói um cardápio que ficará disponível gratuitamente para os seus clientes, que poderão comprar de dentro da própria casa. Eles serão direcionados para finalizar a compra diretamente com você, em uma conta de WhatsApp cadastrada. 

O link do seu cardápio digital pode ser colocado na Bio do seu Instagram, atraindo os clientes para o seu empreendimento. 


Curtiu o post? Então compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *