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Plano de Marketing: 9 dicas para impulsionar suas vendas

Tempo de leitura 4 mins | Publicado por: Admin

Em qualquer negócio, seja ele bar, restaurante ou até mesmo uma sorveteria, não é segredo que o seu estabelecimento necessite de investimentos em marketing para se destacar no mercado.

Não só se diferenciar, mas também para aumentar suas vendas.

Um plano de marketing bem estruturado irá impulsionar suas vendas então você precisa ter um bom plano de marketing que impulsione elas.

Se você quiser impulsionar suas vendas a ponto de aumentar sua venda sazonal, é essencial que você tenha um bom plano de marketing.

Para você que ainda não tem familiaridade com esse ramo, separamos algumas 9 dicas que te ajudaram a impulsionar suas vendas.

1- Análise é essencial

O primeiro passo para um bom plano de marketing e que poucos empreendedores dão valor, é o histórico de investimento do estabelecimento.

Saiba que é fundamental que você revise esse histórico do seu negócio. 

Pois é a partir dele que você irá conhecer os resultados que teve no passado e, partindo disso, saberá onde teve mais retorno e mais prejuízo.

Isso te ajudará a traçar melhores estratégias para cada caso, impulsionando suas vendas.

Não sabe como fazer uma análise? Então sempre se pergunte:

  • Quais produtos e serviços meus clientes gostaram mais?
  • Quantos clientes foram fidelizados?
  • Quais campanhas publicitárias tiveram mais sucesso?
  • Qual o ROI anterior?
  • Quanto lucrei?

Todas essas perguntas te darão um norte para o seu próximo passo em busca de impulsionar suas vendas..

2- Identidade visual e posicionamento

Em um dos artigos escritos aqui no blog da Stayapp, abordamos passo a passo como abrir um bar ou restaurante.

Nele, o conceito é algo que deve ser refletido em todo o estabelecimento.

O conceito do seu bar ou restaurante é baseado no posicionamento do seu negócio.

O posicionamento deve ser refletido tanto na identidade visual do seu negócio quanto no conceito.

Pois ambos devem comunicar aquilo que o seu negócio quer ser reconhecido.

Portanto, tenha muita atenção nos ícones e nas mensagens que você passa. Para que não haja discordância entre sua comunicação e DNA da sua empresa.

3- Mídia gratuita

Você pode não saber, mas os guardanapos, embalagens e até mesmo os cardápios são mídias de divulgação do seu negócio. 

E a melhor parte: você não paga por essa vinculação.

Portanto, é importante que você aproveite essas plataformas para comunicar com o seu consumidor/cliente. 

Para complementar seu estudo sobre plano de marketing, sugiro que você leia nosso artigo sobre Ideias de brindes.

4- Na hora de divulgar, não esqueça do diferencial

Cada empresa tem algum diferencial, e se a sua não tem, procure ter. Pois é ele que irá convencer o cliente/consumidor a escolher VOCÊ e não o SEU CONCORRENTE.

Na hora de planejar sua comunicação, não esqueça de mostrar todo o diferencial do seu negócio. Além, claro, de mostrar isso da forma mais criativa possível

As pessoas são bombardeadas por anúncios todos os dias. Apenas os mais criativos se destacam nesse mar de publicidade e propaganda. 

5- Produto da casa

Você já deve ter percebido que diversos estabelecimentos possuem produtos que são a identidade da casa. 

Se eu te perguntar agora qual produto representa o Mcdonald’s, você provavelmente irá me responder: Big Mac.

É importante que você tenha um definido não só para auxiliar nas futuras comunicações, mas também para inserir na mente do seu consumidor toda vez que ela ouvir falar do produto ou ver alguma imagem dele.

6- Sempre divulgue as novidades

Você deve estar cansado de saber, mas o seu cliente não vai adivinhar quanto chegou algo novo no seu estabelecimento e muito menos as promoções que você está oferecendo.

É preciso sempre comunicar suas novidades e promoções.

Plataformas como a StayApp fazem isso de forma automatizada e personalizada. veja mesmo os casos do “Eu quero Café” e da “Levice”.

7- Quem são os embaixadores da sua marca?

Talvez você não saiba, mas os funcionários são os primeiros embaixadores da sua marca. 

Dito isso, já podemos identificar a importância do treinamento oferecido bem como o tratamento que é dado a eles.

É importante que eles conheçam sua empresa tão bem quanto você.

Quando houver promoções, não deixe de avisá-los. Além disso, se tiver alguma meta para toda a equipe, melhor será o engajamento. Principalmente se houver recompensa caso atinjam esse objetivo!

8- Excelência no atendimento é essencial

Não adianta.

Você pode ter o melhor atendimento, os melhores preços e estar localizado no melhor lugar possível. Mas se o seu atendimento foi ruim, seu cliente NÃO IRÁ retornar ao seu estabelecimento.

Lembre-se que a experiência do cliente começa antes mesmo de entrar dentro do seu estabelecimento.

Ser bem recebido é o primeiro passo. Após isso, deve-se trabalhar tanto no atendimento quando na finalização da experiência.

Sugiro que você leia nosso artigo sobre Atendimento de Excelência e complemente seu estudo.

9- Valorize os resultados

Cada resultado, mesmo que pequeno, é importante para o seu negócio. 

Aprenda a valorizar cada vitória, mesmo que seja pequena, e cada derrota, mesmo que seja grande.

É importante aprender com erros e acertos para que no futuro você traçar melhores estratégias, fugindo daquilo que deu errado e enaltecendo aquilo que deu certo.

Espero que este artigo consiga, de alguma forma, te ajudar a criar um bom plano de marketing capaz de impulsionar suas vendas durante o ano todo. 

Até a próxima.

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Admin