como criar conteudo para instagram

Como Criar Conteúdo para Instagram de Empresas

Curtiu o post? Então compartilhe!

Atualmente, toda empresa precisa se adaptar ao advento da tecnologia, ou seja, aderir a técnicas e estratégias dentro da internet. Uma das principais redes sociais que pedem mais atenção dos empreendedores é o Instagram. A pergunta é: como criar conteúdo para Instagram?

Primeiramente, você precisa saber que uma grande parte do seu público são nativos digitais. Ou seja, para alcançar essa boa parte do seu público você não pode se limitar às mídias tradicionais, precisa explorar bem as redes sociais. Por lá, você cativará parte da sua audiência. 

Por isso, investir na produção de uma estratégia para as redes sociais, especialmente o Instagram, é fundamental para ampliar o mercado, crescer a marca e ter a fidelidade de seus clientes. Entretanto, saiba que essa produção não é tão simples. 

Não basta encher a sua página de qualquer conteúdo. Ele precisa ter relevância suficiente para bombar organicamente. Dessa forma, quando você impulsionar com post pago, ele conseguirá alcançar patamares ainda mais altos que o normal. 

Para facilitar sua leitura, separamos o artigo da seguinte forma:

Por que criar conteúdo para o Instagram?

Como já foi dito anteriormente, produzir conteúdo para o Instagram é uma estratégia básica para qualquer empresa que quer o público e o faturamento crescer cada vez mais. Essa estratégia andará lado a lado com o objetivo da empresa, seja construir um público fiel ou expandir a marca para além do seu limite regional. 

O número de pessoas que estão no Instagram aumenta a cada dia. Já são mais de 1 bilhão de usuários da plataforma, sendo que o Brasil ocupa a segunda posição em número de pessoas com contas por lá, com 66 milhões. Ou seja, é raro encontrar algum público-alvo que não faça parte do Instagram.

Leia também:  Marketing de Conteúdo: Porque Colocar o Cliente em Primeiro Lugar?

Além disso, as pessoas passam cada vez mais tempo dentro da plataforma, doando grande parte das suas horas para a rede social. Ou seja, se você fizer um conteúdo de qualidade, as pessoas irão te ver. Em resumo, seu público está lá, então você também precisa estar. 

Como planejar conteúdo para o Instagram

Existem milhares de conteúdos no Instagram que alcançam todo esse público na internet. A quantidade de imagens de produtos e anúncios é absurda. Diante tanta oferta, o que irá chamar a atenção do público, ou seja, qual é o conteúdo estruturado de forma certa?

Pensando nisso, existem três colunas que podem sustentar o planejamento de criação de conteúdo para o Instagram. Elas são:

  • Objetivo: se você não está buscando qualquer resultado no Instagram, é bom ter clareza dos seus objetivos nessa rede social. Ou seja, qual é o seu objetivo final usando o Instagram? Tenha em mente qual é o seu objetivo e tudo vai ficar mais fácil. Cada empresa tem seus nossos macro objetivos. Tudo depende do que ela quer: vender mais; conhecer seu target e se relacionar com ele; atrair mais tráfego para o site; se estabelecer como influenciador, etc.
  • Persona: basicamente, sem conhecer seu público ideal – interesses, dores, necessidades, canais que utiliza, hobbies, tom de conversa – você jamais conseguirá criar conteúdo de qualidade para o Instagram. Se você ainda não levantou dados reais para identificar padrões e construir personas, comece agora mesmo;
  • Estratégia: Por fim, é preciso definir uma estratégia. Isso envolve temas, calendário editorial, formatos de conteúdo, periodicidade das publicações, com quem você vai falar, qual linguagem adotar e mais. O objetivo e persona vão te ajudar. Ou seja, se o objetivo principal é vender mais, por exemplo, você pode estabelecer objetivos que te levem a isso, como: aumentar a visibilidade da marca, melhorar seu engajamento, aumentar o número de seguidores, gerar leads, etc.
Leia também:  Catálogo de Produtos Digital: Crie o Seu em 4 Passos Simples!

Dicas de conteúdo para instagram

1 – Lives

Oferecer conteúdos por meio de transmissões ao vivo é uma forma de engajar seu público. Faça as lives do Instagram mesmo que elas tenham um público reduzido. O vídeo ficará disponível na barra de Stories e os seguidores receberão uma notificação quando entrarem no aplicativo.

Você pode fazer vídeos de perguntas e respostas. Isso encurta a distância entre a sua empresa e os clientes. Outra opção é gravar um evento em que você está presente ou em que você seja um convidado especial ou palestrante. Claro, um convidado que tenha haver com o seu negócio. 

Você pode convidar influenciadores e até seguidores para participarem das lives. Regionais mesmo, não precisam ser pessoas muito grandes não. 

2 – Stories

Instagram Stories é ótimo para marcas. Aposte em posts com texto, vídeos, fotos, gifs, emojis e o que mais for condizente com o seu público. O ideal é criar um conteúdo dinâmico e interativo. Mostre situações rotineiras e engraçadas. por exemplo, como sua empresa funciona por dentro. 

Outra opção é compartilhar posts de terceiros que tenham a ver com sua marca. Lembre-se ainda das enquetes do Instagram, que engajam o público. 

Sobretudo, foque em interação, humor e bons conteúdos. Essa é a regra para ter um bom resultado com esse formato.

3 – Feed

Nunca esqueça de alimentar o feed. É por ali que a maioria dos usuários acessa o conteúdo. Dessa forma, você consegue atrair o público certo, e ainda alimentar seu perfil com conteúdos que não expiram.

Tutoriais são uma boa ideia. Mostre como seus produtos podem ser usados e quais são as vantagens deles. Se for uma empresa de comida, mostre como ela é feita, e como é especial. 

Leia também:  10 Frases Para Delivery: Atraia Clientes e Venda Mais!

Outra ideia é criar um top 10. Crie listas, especialmente essas com ranqueamento. Faça comparações entre os produtos e separe-os do pior para o melhor.


Curtiu o post? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *