O que exatamente é um programa de fidelidade? Quais são os seus reais benefícios? Você realmente precisar atrair novos clientes? Se você já é um varejista, ou está pensando em ser, muito provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a importância desses programas e a necessidade de implementá-los nos seus negócios.
Porém, talvez ainda tenha algumas dúvidas e procura entender mais sobre esses programas. Mas não se preocupe, pois neste artigo você aprenderá tudo o que precisa saber sobre os programas de fidelidade e como usar as melhores estratégias para o seu negócio.
Para facilitar a leitura deste artigo ele foi dividido em alguns tópicos!
- O que exatamente é um programa de fidelidade?
- Maiores benefícios de um bom programa de fidelidade
- Você realmente precisa atrair novos clientes?
- Qual a importância da fidelização dos seus clientes?
- Benefícios da fidelização com o cliente
- Quais os efeitos da fidelização de clientes no longo prazo?
Mas o que é um programa de fidelidade, afinal?
Sabemos que é muito comum os empreendedores acreditarem que sempre precisam de novos clientes, mas eles esquecem que um só cliente pode gerar uma nova venda, vários retornos e ainda indicações de amigos e familiares.
E é esse objetivo dos programas de fidelidade, conseguir a fidelização dos clientes atuais e hoje por meio da tecnologia podemos fazer isso com muito mais rapidez e eficiência.
Basicamente, um programa de fidelidade poderá trazer dois benefícios para a o seu negócio: aumento do faturamento e a melhora da performance no mercado.
E para que isso possa ocorrer, é fundamental que você conheça bem o seu cliente e invista em novas tecnologias, como os programas de fidelidade inteligentes para poder atender e se comunicar com ele da melhor forma possível.
Mas saiba que de nada adianta possuir informações se você não sabe usá-las da maneira correta.
Os programas de fidelidade podem ser definidos como estratégias de marketing com o objetivo de fidelizar os clientes a uma marca, produto ou serviço.
E uma forma muito frequente é ofertando uma forma de retribuição àqueles que compram produtos ou utilizam os serviços de um determinado fornecedor.
Porém é muito comum as pessoas associarem um programa de fidelidade apenas com um programa de recompensas, como estes que geralmente são oferecidos pelas companhias áreas.
A empresa troca pontos por compra de produtos ou serviços, e você pode utilizar esses pontos para poder adquirir novos produtos e serviços da mesma empresa.
No entanto, hoje sabemos que no momento em que os clientes optam por um serviço ou produto, levam mais em consideração a qualidade do atendimento do que, até mesmo, o que de fato estão comprando.
Conseguir mais clientes é ótimo para o resultado de diferenciação e competitividade do negócio.
Porém, o que será o diferencial para o seu negócio será a capacidade de criar experiências que agradam o cliente a ponto dele se tornar fiel a você, aumentando é claro, as suas vendas.
E é claro que ninguém consegue aumentar o relacionamento e comunicação com os clientes se não conhece o perfil e as suas preferências.
E é por isso que hoje foram criadas metodologias inovadoras de informação, como os programas de fidelidade inteligentes, para facilitar o relacionamento com os clientes, construindo uma história fiel e duradoura.
Maiores benefícios de um bom programa de fidelidade
- Maior identificação do cliente com o seu negócio, voltando sempre a comprar, gerando mais receita.
- Mais conhecimento do cliente e a promoção de campanhas mais assertivas, sem o desperdício de recursos.
- Com os dados coletados é possível ter um conhecimento maior do cliente e facilita a comunicação de uma maneira mais eficiente, reduzindo desta forma os gastos com publicidade de massa, que atinge poucos e sem identificação.
- Mais prestígio para o fornecedor conforme o tempo e hábito de compra por um determinado produto. Aumentando o seu poder de negociação com o fornecedor, ficando mais próximos para novas parcerias.
- Ter um maior entendimento sobre as necessidades observando os seus desejos, pois as informações servem de insumos, para serem revertidas em campanhas direcionadas e aumentarem as vendas.
- Diminui a evasão dos clientes por meio de um relacionamento mais próximo, e o aumento das vendas transformando as informações em ações estratégicas.
- Um corte de até cinco vezes no investimento em propaganda e publicidade por meio da utilização dessa estratégia de sucesso.
Você realmente precisa atrair novos clientes?
Muitas pessoas associam o sucesso de um negócio apenas relacionado ao fato de conseguirem aumentar a quantidade de clientes, e de fato isso é importante, porém é fundamental trabalhar a fidelização, pois no final isso sim, será o responsável por manter o seu negócio sustentável e lucrativo.
A promoção irá fazer que o cliente conheça o seu produto ou serviço, o que não impede que o cliente procure seu concorrente das próximas vezes.
Já a fidelização é um relacionamento de longo prazo, que é cultivado por meio de ações específicas.
E para que a fidelização possa realmente acontecer, é necessário que você conheça profundamente o seu cliente, identificando suas características, necessidades e desejos, procurando desta forma, estabelecer uma proximidade e um elo de confiança dele com o seu negócio.
Assim, fica muito fácil que ele, ao precisar efetuar uma compra, prefira você, já que não tem o mesmo nível de relacionamento com o seu concorrente.
Qual a importância da fidelização dos seus clientes?
Philip Kotler, o famoso guru do marketing, já nos alertou que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual.
E sabemos que isso acontece porque atrair um novo cliente requer uma série de medidas que custam dinheiro.
Ou seja, é necessário que se invista em propaganda para conquistá-lo, em um serviço de qualidade para que ele se sinta bem atendido e disposto a comprar.
Já no caso dos clientes recorrentes, isso não será necessário, pois eles já conhecem o seu produto ou serviço e mantém uma relação de confiança também no atendimento.
Portanto, não é preciso muito esforço para que eles continuem consumindo, basta manter o nível de qualidade.
Quando um negócio trabalha apenas em estratégias de atração, a tendência no longo prazo é que as ações que antes funcionavam e davam retorno comecem a não surtir mais o mesmo efeito.
No entanto, manter um cliente satisfeito e fiel agrega mais valor ao negócio, criando autoridade para sua marca e relevância no mercado, além é claro, de ter poucos custos.
Benefícios da fidelização com o cliente
Sabemos que o número de clientes fidelizados irá depender de como a empresa transforma as informações obtidas em ações estratégicas.
É possível também, com os dados coletados por meio do programa de fidelidade, ter uma comunicação mais facilitada e eficiente, diminuindo consideravelmente os gastos com publicidade, gerando desta forma, ofertas de mais e melhores serviços.
E claro, a relação com o cliente será fortalecida entendendo os seus desejos e com uma experiência agradável de compra.
Isso irá possibilitar o conhecimento e o consumo de mais produtos e serviços, e neste ponto, todos ficam satisfeitos, tanto a empresa como o cliente.
Quais os efeitos da fidelização de clientes no longo prazo?
Manter os clientes fiéis, é um pilar importante de qualquer negócio, e como podemos perceber anteriormente, representa a maior parte das vendas realizadas.
Uma relação próxima com o seu cliente, fará com que o seu negócio construa estrutura e reputação cada vez mais firmes e sólidas.
Quando no seu negócio existe a cultura de fidelização, que trabalha unindo satisfação e benefícios, as chances de aumentar o seu poder de competitividade serão ainda maiores, garantido desta forma, que a sua marca seja a primeira alternativa no momento que os clientes decidirem comprar novamente.
Saiba que o testemunho positivo dos compradores é o marketing mais eficiente e barato possível. E isso é mais poderoso, quando levamos em consideração as mídias sociais, pois sabemos que uma mensagem hoje pode ser viralizada em muito pouco tempo.
Neste caso, lembre-se de que um cliente – esteja ele satisfeito ou não – será a extensão do seu negócio, onde quer que ele esteja.
Conclusão
Como podemos perceber durante a leitura deste artigo o programa de fidelidade é uma das formas mais poderosas de conseguir a fidelização dos seus clientes.
E apesar de sabermos que conquistar novos clientes é sim muito importante para o seu negócio, a fidelização é fundamental para manter a competitividade e no final isso será o grande diferencial no seu faturamento.
Os programas de fidelidade podem aumentar a participação dos clientes antigos, e de quebra a aumentar também a porcentagem de novos clientes.
E para isso, é importante o investimento em tecnologias que possam auxiliar nesse processo, como por exemplo o programa de fidelidade inteligente da Stayapp que sabe usar o melhor da tecnologia atual para se obter o entendimento profundo dos hábitos de compra e consumo dos clientes para ser o mais eficiente possível na comunicação.
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Diretor de Marketing na StayApp
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[…] Para alcançar um índice de satisfação realmente poderoso, é necessário estruturar um sistema onde os clientes se sintam valorizados e motivados a retornar ao seu estabelecimento. Confira o material que preparamos explicando sobre programas de fidelidade clicando aqui. […]
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