sexta-feira, outubro 15, 2021
Como funciona um cartão fidelidade

Como funciona um cartão fidelidade

Programa de fidelidade
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Você sabia que uma pesquisa revelou que um adulto está em média inscrito em nove programas de fidelidade? Por isso, entender como funciona um cartão de fidelidade é muito importante.

Programas de fidelidade, de uma forma ou de outra, existem há muitos anos. Embora tenham evoluído ao longo do tempo, esses sistemas tornaram-se cada vez mais uma arma para os proprietários de empresas manterem os clientes existentes.

Esta forma de conquistar clientes a longo prazo está invadindo rapidamente todas as áreas de nossas vidas e os programas de recompensas não são exceção.

O advento da computação em nuvem revolucionou a capacidade das empresas de armazenarem grandes volumes de dados. Os programas de recompensas eletrônicas beneficiam os proprietários das empresas, bem como os clientes.

Os proprietários podem utilizar esses sistemas para coletar informações dos clientes, acompanhar as vendas e ficar de olho nas taxas de retenção e perda de clientes. Você sabe como funciona um cartão de fidelidade?

O que são programas de fidelidade?

Os programas de fidelidade são programas de recompensas implementados pelos proprietários de um estabelecimento para incentivar os clientes a retornarem. Esses programas são extremamente populares em empresas onde os clientes costumam fazer compras frequentes.

Cada tipo de programa de recompensas é exclusivo para a empresa que o implementa, mas eles operam com a mesma premissa: quanto mais um cliente faz compras em seu estabelecimento, mais recompensas eles recebem e mais incentivo eles têm para voltar e continuar comprando na sua loja, estabelecimento ou empresa.

Os programas de recompensas normalmente exigem que os clientes entreguem alguma forma de informação pessoal (nome, endereço, etc.). Em troca, eles recebem um cartão de associação, número ou código de acesso exclusivo para que possam receber seus benefícios.

Como foi dito anteriormente, os programas modernos de recompensas eletrônicas beneficiam especificamente os proprietários de empresas, pois podem extrair uma grande parte dos dados dos clientes não explorados anteriormente.

Atualmente, já existem alguns aplicativos que substituem os cartões de fidelidade, como o StayApp por exemplo, que basicamente funciona como uma plataforma para cadastro de clientes em que os mesmos chegam até a serem alertados por SMS quando passam certo tempo sem voltar ao estabelecimento.

Como funcionam os programas de fidelidade?

Há uma grande variedade de estilos de programas de fidelidade por aí e cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens. Vamos ver alguns dos principais estilos:

Programa de reembolso ou devolução de dinheiro: Este tipo de programa de recompensas é bastante autoexplicativo: os clientes ganham dinheiro de volta ao fazerem suas compras.

Quando atingirem um determinado valor ou um determinado limite de tempo, poderão resgatar seus prêmios por dinheiro. O desconto geralmente é baseado em uma porcentagem do total de compras durante o período de tempo em questão.

Esse tipo de programa é fácil de entender, mas não tem o elemento de gratificação instantânea para seus clientes e também pode ser difícil de implementar.

Programa de descontos: este sistema oferece um desconto no preço original de qualquer item que possa ser aplicado aos clientes no caixa.

Os programas de desconto são fáceis de entender e processar, mas podem dar aos clientes a impressão de que seus preços normais são muito altos.

Programas de frequência: Muitas das empresas que usam esse tipo de programa de recompensas usam cartões perfurados para acompanhar as visitas de seus clientes.

Embora esses cartões perfurados sejam de baixo custo, eles não rastreiam informações de clientes e são mais abertos a fraudes.

Programas de Pontos: Com esse programa de recompensa, os clientes recebem pontos, que geralmente podem ser trocados por algum item que gostem em sua loja.

O sistema de pontos é uma ótima maneira de evitar o desconto de sua mercadoria, mas você precisa encontrar uma maneira de lembrar seus clientes sobre o status deles no programa de recompensas.

Sistema de níveis: esse tipo de programa de recompensas é ótimo para manter os clientes envolvidos de maneira consistente.

Para entrar no sistema, o cliente deve fazer uma compra simples. Quanto mais um cliente fizer compras maior será o nível de recompensas que ele vai receber. Esse tipo de programa funciona muito bem para empresas com mercadorias caras.

Diferentes sistemas de fidelidade podem ser misturados e combinados para criar seu próprio programa de fidelidade exclusivo que funciona melhor para suas necessidades específicas de negócios e de clientes.

Qual objetivo de um cartão de fidelidade?

O objetivo de possuir um cartão de fidelidade em seu negócio é um só: gerar lucro.

Porém, como gerar esse lucro é a chave da questão. Basicamente, o cartão fidelidade funciona como se fosse um cartão de crédito, só que invés de dinheiro ele possui pontos que podem ser acumulados de acordo com as suas compras em determinado estabelecimento.

Ou seja, o cartão fidelidade trabalha para que os clientes voltem para o seu estabelecimento, e além disso, para que eles divulguem o seu produto através da propaganda boca a boca, assim mais e mais pessoas serão atraídas para a sua empresa.

De uma forma geral, o cartão fidelidade cria uma relação de confiança a longo prazo entre você e seus clientes, e isso ajudará o seu negócio a crescer!

Como funciona esse cartão?

Não tem segredo! O cartão fidelidade consiste em literalmente um cartãozinho que o cliente recebe da loja no momento em que realiza alguma compra.

Este cartão funciona basicamente como um acumulador de pontos que são adquiridos pelo cliente cada vez que o mesmo realiza uma compra de determinado valor, ou seja, você receberá pontos de acordo com o valor da compra, quanto maior for a compra, maior será a quantidade de pontos ganhos.

Vale lembrar que futuramente, ao atingir um certo nível de pontos acumulados, os pontos podem ser trocados por produtos reais na loja física.

Para fazer um cartão fidelidade funcionar é necessário que você consiga compreender o mercado da sua região, além de entender o público alvo do seu negócio vendo que é extremamente necessário você ser justo com os seus clientes.

De nada adianta entregar um cartão fidelidade para um comprador da sua loja se os prêmios disponíveis não irão lhe instigar a comprar mais e mais em sua loja.

Isso pode acontecer caso os prêmios sejam muito insignificantes ou então caso seja necessário acumular um número absurdo de pontos para poder trocar por determinado produto.

Estes são fatores que fazem o seu cartão de fidelidade perder credibilidade. Dependendo de como você faça o seu cartão de fidelidade, você pode acabar enfurecendo seus clientes, correndo até o risco de perdê-los, isso acontece pois muitas vezes o cliente se sente lesado ou enfurecido com as políticas de resgate de premiações da empresa.

Conclusão

Qualquer dono de negócio que se preze dirá que ter clientes fiéis é vital para manter um negócio próspero.

Manter os clientes existentes é cerca de 5 a 25 vezes mais barato do que adquirir novos clientes.

A implementação de um programa de fidelidade sólido não é apenas uma maneira importante para você, como proprietário de uma empresa, garantir que seus clientes continuem retornando, mas também é uma métrica importante para conhecer seus clientes.

Hoje em dia, adotar algum tipo de programa de fidelidade está se tornando cada vez mais vantajoso. Um cliente fiel é um cliente em que você pode confiar pois o mesmo irá sempre retornar ao seu negócio e divulgá-lo na propaganda boca a boca.

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4 thoughts on “Como funciona um cartão fidelidade

  1. Como me cadastrar trabalho no ramo de farmácias tenho 2 vcs atendem tbm ? Aguardo retorno e tenho muito interesse.

  2. Como me cadastrar trabalho no ramo de farmácias tenho 2 vcs atendem tbm ? Aguardo retorno e tenho muito interesse.

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