Programa de fidelidade na estética, salão de beleza e barbearias: a combinação PODEROSA para conquistar clientes todos os dias!

Beleza e Estética
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Neste artigo quero te ajudar a enxergar o Programa de Fidelidade na Estética como algo que impacta, conecta e conquista a mente e a carteira dos seus clientes.

Você já sentiu um medo secreto de não vender e com isso trava na hora de tomar boas decisões no seu negócio?

Há algo em comum nas ramificações do nicho de estética e beleza, e estou falando da alta concorrência.

São centenas de franquias, negócios locais e até algumas gigantes do mercado, que te deixam com o pensamento:

“Será que eu não deveria ter feito concurso público?”.

Calma. A minha intenção aqui não é te assustar ou acabar com sua autoestima e crença em seu próprio negócio.

Pelo contrário, o que quero compartilhar com você neste artigo é o exato passo a passo que empresas como salões de beleza, clínicas de estética e barbearias precisam seguir para transformar simples programas de fidelidade verdadeiras máquinas de conquistar novos clientes.

E dessa forma reconquistar a autonomia que você tanto sonhou quando começou seu negócio.

Bom…

Sabendo disso, ter bons profissionais e fazer cortes, penteados, tratamentos de pele e outros serviços de forma excelente não é suficiente para conquistar a fidelidade dos clientes.

Seu empreendimento precisa de algo a mais para atrair e manter os clientes encantados, conectados e comprando de você.

Os programas de fidelidade são uma estratégia de marketing que busca garantir o retorno frequente de clientes ao seu estabelecimento.

Esse retorno costuma ser incentivado por benefícios e traz saúde ao negócio, uma vez que um mesmo cliente pode consumir diversos produtos e/ou serviços, além de indicar amigos e parentes, gerando uma receita considerável. Manter clientes fiéis certifica uma estabilidade financeira maior para você. Para entender mais sobre programas de fidelidade, clique aqui e confira o artigo explicativo que preparamos.

Enumeramos alguns dos principais motivos para se implementar esse recurso e olhar seu marketing com outros olhos:

      1. Você irá trazer os mesmos clientes mais vezes ao salão/barbearia/clínica de estética com seu programa fidelização.

      2. Você conseguirá fazer os clientes gastarem mais a cada visita com sua estratégia de fidelidade.

      3. Você será capaz de prolongar o tempo de relacionamento de clientes com sua empresa.

      4. Você vai conquistar um novo público, que antes do programa de fidelidade não retornaria naturalmente ao seu negócio.

Você deve estar imaginando:

“Eu já tenho clientes fiéis! Vejo exatamente quem são os clientes que voltam na minha clínica ou salão…”

E eu concordo plenamente com você: seu programa de fidelidade não deve mudar muita coisa se você pensar assim.

Parte grande do sucesso no empreendedorismo trata-se de fazer as perguntas certas, então eu tenho uma pra você:

Quantos clientes DEIXAM de voltar ao seu estabelecimento pela ausência do programa de fidelidade?

Fique tranquilo: 99% das empresas que eu já atendi responderam que não faziam ideia.

Sugiro fortemente que você leia o artigo no qual falei sobre os 25% de vendas que você perde todo dia não fidelizando os clientes.

Continuando:

Vamos a mais alguns benefícios de implementar uma máquina de conquistar clientes com a fidelidade:

1 – O programa de fidelização vai te entregar controle as informações de consumo dos seus clientes em tempo real

Com a utilização de um programa eficiente, você conseguirá mapear com precisão informações preciosas sobre seus clientes. Saiba o quê, como e quando seu público prefere determinado tipo de produto e o que os motiva a se manter consumindo aquilo e o que os faria mudar de hábito. Isso trará orientações importantes para as suas futuras ações.

2 – Você conquistará uma significativa redução do risco de perda de cliente quando há saída de um profissional por ter um programa de fidelidade

Um processo recorrente em negócios deste ramo é o de que os clientes acabam sendo fiéis a um funcionário da casa ao invés de se tornarem leais à instituição em si. Isso gera um impacto na renda da empresa quando o funcionário se desliga da mesma.

O programa de fidelidade é uma ferramenta poderosa para evitar que isso aconteça, uma vez que ele incentiva o consumidor a valorizar mais o relacionamento com o estabelecimento e pensar primeiro no produto/serviço e depois na escolha do colaborador que cumprirá a função.

3 – Você conquistará maior garantia de pagamento para combos com sua estratégia de fidelização

É comum, principalmente em salões de beleza, promoções em formatos de combos de produtos com preços especiais.

Com um programa de fidelidade automatizado e eficiente, seu cliente pode aproveitar a oportunidade para adquirir uma destas ofertas e realizar o pagamento posteriormente tendo o programa como canal de comunicação rico em informações para facilitar a cobrança e incentivar o pagamento em dia.

Essa força de fidelização facilita a divulgação das promoções oferecidas pelo salão.

4- Você vai enxergar um aumento de indicações: cliente feliz convida os amigos e familiares

Imagine como seria se você tivesse 25 novos clientes a cada 100 que atender. Fazendo as contas, ao invés de faturar R$1.000 você fatura R$ 1.250.

Esse é o poder das indicações!

Com um programa de fidelidade, você pode criar ações que recompensem os clientes por levarem mais pessoas para conhecerem seu negócio e aumentar sua cartela em uma média de 25%.

O crescimento é notável!

Um programa de fidelidade bem estruturado pode se tornar um diferencial competitivo para o empreendimento. Mas como montar um programa eficiente para seu negócio?

A base de tudo é simples: conheça seu cliente! Conheça-os inclusive melhor que eles mesmos. Ouça o que eles querem e ofereça, mas também entenda o que eles realmente precisam.

Mas como fazer um bom programa de fidelidade na clínica de estética e beleza?

Separei aqui 3 dicas primordiais para você começar a fidelizar corretamente os clientes:

1 – Capriche nas recompensas do seu programa de fidelização

Quanto você oferece pela fidelidade do seu cliente?

O cliente está em leilão e você precisa arrematá-lo logo antes que a concorrência o faça.

Não demore muito a oferecer uma recompensa a ele.

É recomendável premiá-lo logo de cara, assim que ele se inscrever no programa, pois assim além de incentivá-lo a voltar, você ainda mostra que o sistema funciona e não tem pegadinhas.

2 – Ofereça exclusividade para seus clientes no programa de fidelidade

Com o programa você é capaz de identificar os seus melhores clientes. Realize ações individuais com eles.

Fuja da mesmice e surpreenda o público “vip” pensando fora da caixinha. Eles já gostam de você, agora a missão é fazê-los te amar.

Além disso, também é uma ótima ideia oferecer promoções e recursos exclusivos para quem se inscreve no programa.

3 – Mantenha contato com seu cliente fidelizado. Diretamente.

Uma boa forma de reter e fidelizar seus clientes é continuar “conversando” com eles mesmo quando estão fora do seu estabelecimento. Recursos como newsletters os fazem lembrar de você no dia a dia.

Você pode escolher um programa de fidelidade que também seja um canal de comunicação simples e direto para manter seu público atualizado sobre as novidades do seu negócio.

Agora que você entende como sair na frente da concorrência e se destacar nos pensamentos e corações dos seus clientes, descubra pela sua própria experiência como aumentar em até 7x o retorno dos seus clientes com uma plataforma de marketing inteligente.

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