Abrir um Bar ou Restaurante? Passo a passo do que é importante.

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Muitas pessoas pensam em abrir um bar ou restaurante mas não possuem uma visão geral dos desafios que compõem essa jornada.

Isso porque não é apenas ter um  capital e dar início a um projeto. 

Mais do que isso, requer um planejamento estruturado, uma boa pesquisa de mercado e claro, resiliência.

Além disso, tudo parte de um conceito. É a partir dele que as coisas vão se desmembrando.

Dito isso, você deve estar atento temas que darão suporte para o sucesso do seu negócio, eles são:

1- Produto: o carro chefe do seu negócio.

Produto é essencial para abrir um bar ou restaurante

Tanto em bares quanto restaurantes (principalmente restaurantes) é de extrema importância que o empreendedor esteja atento aos produtos alimentícios que serão fornecidos.

Leva-se em conta, fornecedores, qualidade, até a criação do cardápio envolvendo receitas e mais receitas.

Como comentamos no início, todo bar e restaurante tem um conceito. Dito isso, você deve ficar atento nas receitas que irão compor o seu cardápio.

Já imaginou um restaurante japonês vendendo taco? Pois é, nem eu.

E não é apenas o cardápio que deve seguir o conceito do seu bar ou restaurante, decoração, utensílios de cozinha, formato de atendimento, e por aí vai,  são outros exemplos.

Além do mais, é de extrema importância que o empreendedor leve em consideração o preço do produto para calcular a lucratividade e rentabilidade do negócio.

2- Ambiente: o seu espaço diz muito

Quando for abrir um bar ou restaurante, fique atento na construção do seu ambiente.

Quando pensamos em um ambiente, é essencial pensar em elementos influenciam na experiência do cliente. Mais do que pensar em decoração.

Dito isso, é necessário, antes de mais nada que você seja autêntico.

Isso não só irá de diferenciar dos outros concorrentes, como também poderá fazer com que os clientes voltem, gerando, assim, grande impacto nas vendas.

Tenha em mente que o cliente sai de casa em busca não só de uma boa comida, ou serviço, ele está em busca de uma boa experiência.

Para uma boa experiência, conforto e comodidade é de extrema importância.

Sabe aquela frase “Sinta-se em casa”. Pois é, leve a sério. Nada pior que frequentar um local e se sentir deslocado.

Além disso, explore os 5 sentidos do cliente. 

Seu cliente precisa lembrar de você e essas experiências podem trazer boas lembranças que, consequentemente, irão levá-lo a retornar ao seu restaurante ou bar.

3- Serviço: um dos seus diferenciais

Serviços são diferenciais na hora de abrir um bar ou restaurante.

Além do ambiente, bares e restaurantes se diferenciam um do outro por meio dos seus serviços.

Seja telefone, balcão ou simplesmente à la carte e delivery, você sempre deve estar atento ao atendimento do seu cliente.

Quando falamos em atendimento, não é apenas a boa educação ao atender o cliente.

Falo também de conhecimento dos produtos e serviços. Afinal, se surgir alguma dúvida ou pedido, você estará preparado para trazer a resposta ao seu cliente.

Leve essa filosofia para toda a equipe e veja o quanto seus resultados irão melhorar!

4- Gestão: o que irá manter seu negócio na linha

Abra seu bar ou restaurante com gestão de ponta.

Chegou onde muitos empreendedores fecham as portas.

A falta de gestão pode levar todo o seu negócio a ruína.

Entenda que um plano de negócio é feio justamente para diminuir os riscos ao longo da jornada.

É importante ter controle não apenas do fluxo de caixa, mas também do estoque e dos próprios funcionários

Fluxo de caixa:

É importante fazer um registro de todos os gastos, inclusive das receitas.

Além disso, atente-se em ter um controle rigoroso dos seus custos para melhor sustentabilidade financeira do seu bar ou restaurante.

Por último, e não menos importante, tenha sempre um rotina preventiva dos seus equipamentos.

Estoque:

Tenha controle do que você tem no seu estoque, evitando assim, comprar produtos em excesso.

Além disso, você também deve estar atento ao recebimento das mercadorias.

Nada pior que chegar algo que você não pediu, ou em quantidade menor.

Sempre tenha em mente as datas, tanto de validade, quanto de chegada dos produtos.

Isso te ajuda a ter um planejamento mais completo a cada mês.

Funcionários:

Não é segredo, você deve cuidar das pessoas que trabalham ao seu redor.

Sem contar que, um funcionário feliz, oferece um atendimento melhor.

Por meio de um bom atendimento, o cliente indica e acaba fidelizando.

Todo mundo sai ganhando.

Por isso, fique atento as normas trabalhistas bem como o bem estar dos seus funcionários!

Conclusão

Espero que esse artigo consiga te guiar na hora de abrir um bar ou restaurante.

Para complementar, acesse nosso artigo de Planejamento de bares e restaurantes.

Até a próxima.


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