Script de vendas pelo WhatsApp: Aprenda a Criar o Seu do Zero!

script de vendas pelo whatsapp
Curtiu o post? Então compartilhe!

Classifique este post
[Total: 1 Média: 5]

Quem já teve um contato com telemarketing ou, até mesmo, venda de produtos na rua, sabe a importância de um script de vendas. Ele funciona para qualquer tipo de negócio varejista, e pode ser essencial se você quer aumentar suas vendas por WhatsApp. 

Esse tipo de metodologia de vendas, primeiramente, funciona para construir o melhor diálogo possível com o seu cliente. E para isso, você precisa de um bom script de vendas pelo whatsapp.

Além disso, a abordagem permite entender todos os passos desde o momento da abordagem do cliente até o fechamento da venda e fidelização. Ou seja, é possível otimizar e, sobretudo, qualificar o processo de relacionamento com o cliente. 

O script de vendas pelo whatsapp permite que você se comunique da melhor forma com o cliente, fidelize e também se diferencie da concorrência.

Este artigo foi dividido da seguinte forma:

O que não fazer no WhatsApp

Certamente ninguém gosta de receber spam, e o WhatsApp sabe disso e realizou ações para impedir esse tipo de mensagem. 

O WhatsApp, vez ou outra, aciona judicialmente empresas que fornecem o serviço de envio automático ou em massa de mensagens no WhatsApp. 

Além disso, números que realizam tais práticas, são banidos da rede. Ou seja, você não quer saindo mandando mensagem aleatoriamente para as pessoas sobre a sua empresa. 

Você precisa estar ciente que vender pelo WhatsApp não é notificar potenciais clientes e oferecer ofertas, ou mesmo fazer propaganda da sua empresa.

Você deve estar se perguntando: como vou falar com meus clientes pelo WhatsApp? Usando as estratégias de venda certas e, principalmente, usando o link de WhatsApp. 

Com o link de WhatsApp você pode atrair clientes que tem o interesse em comprar o seu produto, ao invés de disparar mensagens, ir contra as políticas do WhatsApp e, por consequência, ter seu número banido.

É possível vender pelo WhatsApp todos os dias, utilizando o link nos locais onde você quiser que os clientes te chamem.

Agora a sua única preocupação precisa se concentrar em montar sua estratégia de vendas, inclusive, montando o seu scipt. 

Faça o teste da plataforma GRATUITAMENTE aqui.

3 Tipos de script de vendas pelo WhatsApp

Primeiramente, o script de vendas é um documento que pode ser modificado a qualquer momento, pois a partir do momento em que você vai afinando o seu relacionamento com ele, o script vai se adaptando. 

Dito isso, existem dois tipos de script: script de venda ativa e o script de venda receptiva. Vamos conhecer os dois tipos:

1 – Script de venda receptiva

Esse script é usado quando o cliente vem até você, usando o link de WhatsApp que você deixou disponível. 

Possivelmente o cliente acabou enviando mensagens querendo saber mais informações sobre o seu produto ou serviço e, até mesmo, preço.

Primeiramente, você deve responder o seu cliente se apresentando e citando o nome dele. Inicialmente, foque no processo de entendimento do cliente. O que ele deseja? Qual a demanda do cliente? Você pode usar a seguinte abordagem:

  • Olá Raul, você está bem? Aqui é o Antonio da empresa X. Vou te contar um pouco mais sobre nossa plataforma. Qual o seu ramo de atuação?

Após a resposta do cliente, compreenda a situação da empresa do cliente e como ele chegou até você. Faça quantas perguntas forem necessárias. 

Agora deixe o cliente falar e se ele já utiliza algum serviço de um concorrente seu. Se ele não utiliza nenhum serviço, descubra o que o deixará satisfeito. Pergunte: 

  • Quais são os desafios que você está encontrando em seu processo comercial?

Se ele estiver trabalhando com algum concorrente seu, pergunte:

  • O que a ferramenta x não está lhe ajudando a resolver?

Agora é a hora que você mostra para ele que entendeu o problema, tem a solução. Mostre autoridade e, de preferência, marque uma reunião ou envie uma proposta. Use o seguinte script, por exemplo:

  • Compreendi perfeitamente os seus desafios. Podemos marcar uma reunião amanhã às 10, onde irei te mostrar como nossa plataforma pode te ajudar?

Apesar disso, lembre-se que cada cliente exige um tipo diferente de abordagem. Por isso, por nenhum segundo, se esqueça da importância das perguntas. 

2 – Script de venda ativa

Esse tipo, é quando por algum motivo, você vai até o cliente. Lembrando que isso é quando é extremamente necessário, dentro da sua estratégia, e não uma mensagem enviada aleatoriamente. 

Inicialmente, inicie o contato se apresentando e mostrando ao cliente que você pode ter uma solução para os seus problemas.

Faça sempre uma pergunta se você espera receber uma resposta. Sua abordagem de venda pelo WhatsApp precisa despertar a curiosidade do seu cliente. Por exemplo, use essa frase:

  • Olá Raul, aqui é o Antonio. Você está bem? Você tem interesse em encontrar uma plataforma para fidelizar seus clientes por SMS?

Após receber uma resposta positiva, se for o caso, siga o script criado. 

O pulo do gato está em entender a demanda do seu cliente e, sobretudo, apresentar a solução. Por isso é necessário conhecer o seu cliente. 

3 – Frases de abordagem de venda pelo whatsapp

Se o cliente ainda não falou se usa alguma empresa concorrente, não exite em perguntas:

  • Me tira uma dúvida, qual ferramente vocês usam atualmente para esse tipo de problema?

Se você marcou uma reunião com o cliente e ele não apareceu, ou ele sumiu repentinamente, tente se reconectar com ele usando o seguinte script:

  • Como tinha falado para você, trabalho com  X segmento, e acredito que podemos resolver a necessidade que você levantou comigo.

Para um script ativo, você também pode usar:

  • Bom dia! Sou [Seu nome] e já conversamos anteriormente, onde trocamos contato, tudo bem por aí?

Caso o contato tenha sido indicação de alguém, siga o seguinte scritp:

  • Bom dia [Cliente], o nosso amigo X passou seu contato. Me chamo Antonio, tudo bem?

Espere uma resposta positiva, e continue:

  • Por aqui tudo certo! Estava conversando com o nosso amigo e ele comentou que você estava precisando de  resolver certo problema. Tenho uma solução aqui para resolver estes problemas, podemos marcar uma uma ligação para amanhã às 10h?

Faça o teste da plataforma GRATUITAMENTE aqui.

6 Dicas para vender mais pelo WhatsApp usando o script de vendas

Agora que você já tem uma noção de como montar o seu script de vendas pelo WhatsApp, pode potencializar as vendas por meio dessa rede social. 

Para conseguir êxito, é preciso ir um pouco além. Você precisa de muito estudo e conhecimento para traçar estratégias de comunicação e vendas para os seus clientes. 

As estratégias de marketing digital, voltadas para a venda no WhatsApp, vão além de criar um script de vendas, ou seja, começa antes disso.

Dito isso, reunimos algumas dicas de ouro para aumentar as vendas da sua empresa no WhatsApp. 

1 – Pesquisa

Antes de abordar um cliente, é necessário fazer a tarefa de casa. Ou seja, o primeiro passo é fazer uma pesquisa, mesmo que breve, sobre os clientes que você irá abordar. 

Com a ajuda da internet, principalmente das redes sociais, será possível encontrar facilmente várias informações sobre os seus clientes, traçando sua personalidade e comportamento consumidor. 

O objetivo dessa pesquisa é aumentar a prospecção e a credibilidade da sua equipe de vendas. 

Com uma pesquisa no LinkedIn, Facebook ou mesmo no Twitter, você consegue  coletar informações sobre as principais necessidades do seu cliente. 

Dessa forma, você consegue construir um script de vendas completamente personalizado para ele, dando muito mais credibilidade e confiança para a sua empresa na hora de efetuar a venda pelo WhatsApp. 

2 – Solucionar problemas

Mensagens no WhatsApp quase nunca são respondidas imediatamente. As pessoas têm o costume de visualizar a mensagem e responder assim que sobrar um tempo. Isso mostra que aquele assunto, da mensagem recebida, não é uma prioridade no momento. 

Apesar disso, se a mensagem recebida for de interesse de quem recebe, a chance dela responder imediatamente é muito alta. 

Em resumo, não existe mistério para atrair a atenção do seu cliente: basta ser objetivo e usar as informações da sua empresa com inteligência. 

A dica de ouro é ser útil, seja um verdadeiro solucionador de problemas. Logo após se apresentar, deixa claro qual a solução que a sua empresa oferece.

Se você fez a pesquisa sobre o cliente, sabe qual é o provável problema dele e como solucionar. 

3 – Case de sucesso

Quer passar credibilidade para o seu cliente? Então apresente os cases de sucesso da sua empresa para ele. 

Durante a conversa dos seus vendedores com o seu cliente, é interessante que eles apresentem casos reais de outros consumidores que tiveram sucesso contratando o serviço. 

Mas não estamos falando de simplesmente falar, e sim mostrar. É preciso apresentar as estatísticas, as pesquisas e, sobretudo, o relato de clientes satisfeitos com o trabalho e produto comprado.

  Isso irá aumentar, e muito, as chances dessas pessoas contratarem o seu serviço ou comprar o produto, e se tornar um cliente ativo. 

4 – Formatação da mensagem

A mensagem de WhatsApp também precisa estar formata da forma correta, isso é tão importante quanto a própria mensagem passada ao cliente. 

Primeiramente, escreva de maneira amigável e, não menos importante, é importante ser breve. 

Mensagens curtas e diretas atraem os clientes. Também é legal usar frases separadas. 

Por fim, é bom utilizar emojis em alguns momentos, para deixar o contato mais informal. Não se despeça do cliente sem um retorno, aliás, você não quer finalizar a conversa sem a venda. 

5 – Boa escrita

Essa dica não precisava nem ser dita, uma vez que o bom português é regra de comunicação básica entre empresa e cliente. 

Vírgulas, acentuação, espaço entre as palavras, letras maiúsculas no lugar certo são essenciais, e fazem toda a diferença. 

6 – WhatsApp Web

O computador é muito mais ágil para lidar com o cliente, principalmente na velocidade da resposta, do que no celular. 

Além de usar computador, use o WhatsApp Business para focar apenas em conversas profissionais.

Além disso, o smartphone pode te tirar do foco a cada nova notificação que chegar, deixando as técnicas de lado. Isso é imperdoável!

Considerações Finais

Espero que com essas dicas e exemplos de script de vendas você consiga aumentar (e muito) as vendas no whatsapp.

Para mais artigos, continue acessando nosso blog. Se quiser testar nossa plataforma de Catálogo Digital integrado com StayApp, clique no banner abaixo. Seu delivery nunca mais vai ser o mesmo!


Curtiu o post? Então compartilhe!

One thought on “Script de vendas pelo WhatsApp: Aprenda a Criar o Seu do Zero!

  1. Olá, tudo bem?
    Gostaríamos de mais informação sobre como estabelecer estratégias eficientes nesses canais de comunicação abertos com os clientes por meio da rede.
    Como podemos iniciar algo concreto nesse sentido, nos informe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *