Missão, Visão e Valores de um Restaurante: Saiba Sua Importância

Missão Visão Valores de um restaurante
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Para quem pensa em abrir um restaurante, várias preocupações vem a mente, como valor do investimento, nome do estabelecimento e organização da agenda. Apesar disso, antes de qualquer coisa, é preciso pensar nos três pilares básicos do negócio: a missão, a visão e os valores. 

Primeiramente, esses três pilares são diretrizes que funcionam para guiar o seu negócio. Ou seja, elas devem representar a essência do seu estabelecimento. 

Veja também Planejamento para bares e restaurantes: 7 passos para começar com o pé direito

Sobretudo, o empreendedor deve compreender os seus objetivos, ser capaz de declará-los sem precisar lê-los, engajar seus colaboradores sobre a consciência desses elementos e saber colocá-los em prática. tudo isso é extremamente importante para quem busca sucesso, principalmente duradouro, no seu empreendimento.

Mas lembre-se que a missão, a visão e os valores da sua empresa não se tratam apenas de palavras bonitas. Esses conceitos precisam ser fortalecidos e representativos tanto para a equipe quanto para os consumidores. 

Dito isso, você está no processo de criação da missão, visão e valores do seu restaurante? Nós vamos te ajudar!

Para facilitar sua leitura, separamos o artigo da seguinte forma:

Definição de missão

Primeiramente, a missão de uma empresa, nesse caso um restaurante, é a definição clara do propósito fundamental da organização. Ou seja, é o motivo da existência e criação da empresa. A missão é o DNA da empresa, que irá definir a sua identidade e nunca mudará enquanto a empresa existir. 

A missão da empresa de mostrar de maneira concisa a todos os funcionários da empresa o que se espera de seu trabalho e, além disso, também como a organização quer ser reconhecida por seus clientes.

Todas as ações tomadas dentro daquela empresa devem ser orientadas com base na missão.

Para pensar na missão, simplesmente responda essas três perguntas:

  • Para que a empresa existe?
  • O que a empresa faz?
  • Para quem?

Definição de visão 

A visão de uma empresa representa um estado futuro para o negócio, ou seja, onde ela deseja chegar. Em contraste com a missão, ela é criada para um período de tempo pré-determinado, portanto a visão pode mudar ao longo do tempo, de acordo com o momento que o restaurante se encontra.

A visão deve conter dois aspectos:

  • aspiração: tornar-se “algo”;
  • inspiração: porque esse “algo” deve ser concretizado.

Para ficar mais claro, a missão deve gerar orgulho em todos os envolvidos por estarem participando da construção dessa visão.

Além disso, ela também precisa ser prática, realista e visível. A visão precisa ter um propósito maior associado, que leve as pessoas a buscar por isto e não apenas ganhar mais dinheiro. Para facilitar a busca da sua visão, responda às seguintes perguntas:

  • O que a empresa quer se tornar?
  • Onde queremos chegar?
  • Em que direção devemos apontar os esforços dos dirigentes e colaboradores?
  • Para onde os recursos investidos estão levando a empresa?
  • O que eu estou ajudando a construir?

Definição de valores

Uma vez definida a missão e a visão, é necessário definir quais são os valores da empresa não podemos abrir mão. Ou seja, quais são os princípios ou crenças que servem de guia para os comportamentos, atitudes e decisões de todas as pessoas envolvidas na busca dos seus objetivos. 

Importância da missão, visão e valores 

Primeiramente, a missão, a visão e os valores é a melhor forma de uma empresa inspirar, engajar e motivar sua equipe, praticando os princípios que levaram a empresa ao sucesso e respondendo o que a organização se propõe a fazer e para quem.

Para uma empresa que quer efetuar suas estratégias, o primeiro passo é ter a missão, visão e valores bem definidos. Lembrando que todos os três devem estar alinhados tanto com o empreendedor, dono do restaurante, como também com todos os funcionários. 

Como criar missão para o seu restaurante

Como já vimos, a missão de um restaurante é, basicamente, o objetivo pelo qual a empresa existe. 

Para montar a sua missão, pergunte-se por que o restaurante existe, o que o restaurante faz e qual é o público-alvo que se deseja alcançar. 

Quer um exemplo, para esclarecer? A Missão da Starbucks é: “inspirar e nutrir o espírito humano — uma pessoa, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez”.

 Também leve em consideração outra pergunta: o meu produto oferecido possui algum benefício além da venda e o lucro obtido? Caso a resposta seja não, engajar sua equipe, fidelizar clientes e desenvolver a empresa será uma tarefa difícil. Ou seja, a resposta precisa ser sim. 

Observe seus pontos fortes e fracos, o público-alvo e fornecedores. Resuma a sua visão em uma promessa simples, mas executável e preferencialmente com menos de 50 palavras. 

Além disso, pense sobre os produtos oferecidos, especialmente o que representam para os consumidores e quais benefícios possuem além da venda e do lucro.

Outro exemplo é o McDonald’s, por exemplo. Sua missão é: “Trabalhamos, diariamente, para sermos o restaurante favorito dos nossos consumidores”.

Outro exemplo é a Tasty Burger, que deseja se tornar um marco nos lugares em que está instalada: “Tornando-se uma parte real de cada bairro em que abrimos”.

Como criar visão para o seu restaurante

Os valores definem os objetivos de longo prazo do seu restaurante e que sejam atingíveis.

Para que o seu restaurante dê certo, a definição da visão precisa ser tangível. Quando falamos de metas, é imprescindível o planejamento de forma esquematizada, com prazos definidos e objetivos anuais.

Quer um exemplo? A visão do Burker King reforça o objetivo do reconhecimento: “Ser a marca de fast food preferida, mais rentável, com pessoas talentosas e forte presença nacional”, afirma em seu site.

Como criar valores para o seu restaurante

É comum que restaurantes e empresas assumam primeiramente a tarefa de estabelecer a Visão e a Missão. Apesar disso, pode ser uma boa idéia definir ela primeiro. Isso traz mais consistência ao longo de todo o processo. 

Durante o processo de criação de empresa, é importante que o proprietário e sócios reflitam sobre os objetivos pessoais e como eles podem ser alinhados com as propostas do negócio. 

Para criar os valores, é necessário planejar e listar elementos que gerem noções de importância, valor e utilidade do negócio, conforme o passo a passo a seguir:

  • Liste 10 itens-chave que podem tornar o seu conceito competitivo;
  • Selecione cinco itens-chave relacionados às possíveis opiniões que seus clientes podem emitir sobre seu restaurante;
  • Liste 10 palavras-chave relacionadas ao que você não gosta de ver quando frequenta um restaurante, como demora no atendimento, banheiros sujos e mesas desconfortáveis. Com esses elementos, transforme-os em pontos positivos;
  • Coloque no papel cinco formas principais de recuperar algum aspecto negativo no atendimento ao cliente, como uma ação corretiva rápida;
  • Elenque três principais formas de como o seu time pode aumentar o engajamento, receita por cliente e enxergar oportunidades de negócios. 
  • Sintetize essas descobertas e crie uma lista dos cinco melhores por meio de palavras curtas e de impacto, que transmitam a intenção do restaurante em gerar importância, valor e utilidade.

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