Marketing de Relacionamento para reter clientes

Como usar o Marketing de Relacionamento para reter clientes.

Curtiu o post? Então compartilhe!

Você já deve ter ouvido falar várias vezes que é mais barato fazer com que os clientes atuais façam uma compra repetida do que encontrar novos clientes. E isto é verdade para muitas empresas, especialmente nas movimentadas áreas do comércio eletrônico, onde os cliques e as conversões sempre parecem estar aumentando em custo.

Quando foi a última vez que você fez um esforço para reconquistar clientes para que eles voltassem a aparecer em sua loja ou empresa? Se você ainda não fez uma boa divulgação para os clientes atuais após a venda, agora é um excelente momento para criar uma estratégia coesa para conseguir reter clientes. Aprenda abaixo, dicas de como manter clientes através do marketing de Relacionamento, confira:

O que é retenção de clientes?

A retenção de clientes é a coleção de atividades que uma empresa utiliza para aumentar o número de clientes repetidos e assim conseguir aumentar a lucratividade com cada cliente existente.

As estratégias de retenção de clientes permitem que você forneça e extraia mais valor da sua base de clientes existente. Você quer garantir que os clientes que trabalhou tanto para adquirir permaneçam com você e continuem comprando os seus produtos ou consumindo seus serviços.

Em suma, a aquisição cria uma base de clientes, enquanto sua estratégia de retenção é como você maximiza a receita com cada um. Mas quanto tempo e recursos você deve dedicar a cada um? A resposta para isso depende da sua loja ou do ramo em que sua empresa atua.

Quando se concentrar na retenção de clientes?

Sempre existe uma dúvida se você deve se concentrar mais na aquisição ou na retenção de clientes, tenha em mente que isso depende muito da posição da sua loja em relação ao ciclo de vida da mesma.

Porque uma loja que começou ontem ou pouco tempo atrás é muito diferente de uma que está funcionando há muitos anos.

Leia também:  [Guia Completo] Como Fazer Sorteio do Instagram!

Consulte a linha do tempo abaixo para obter orientações gerais sobre os possíveis níveis de investimento na sua loja.

Aquisição vs. retenção.

1. Apenas começando: quando você acabou de iniciar sua loja, há uma coisa na qual você deve se concentrar: obter clientes. Neste ponto, seus esforços de aquisição devem superar completamente a retenção. Concentre-se em estratégias e táticas que ajudarão você a aumentar sua base de clientes.

2. Ganhar tração: agora você tem clientes e está obtendo vendas esporádicas. Nesta fase, você pode começar a introduzir elementos de retenção para incentivar cada cliente a comprar mais. Minha recomendação seria começar com campanhas de Marketing Digital ou de retenção de e-mail, que se concentram em incentivar um cliente antigo a comprar de você novamente.

3. Consistente: A sua loja é grande e tem muita vivência de mercado, e as vendas estão crescendo a cada ano. Este é o ponto onde você deve começar a pensar em misturar mais a retenção com seus esforços de aquisição. Você pode tentar iniciar um programa de fidelidade bem como estruturar avançadas campanhas de Marketing para conquistar ainda mais clientes.

Dicas práticas para manter clientes.

../Manter%20clientes.png


1 – Reduza o Atrito

Praticamente todos os negócios perdem alguns clientes, mas poucos medem ou reconhecem quantos de seus clientes ficam inativos ao longo do tempo.

A maioria das empresas, ironicamente, investe uma enorme quantidade de tempo, esforço e despesas criando essa relação inicial com o cliente. E após isso eles deixam esse relacionamento sem supervisão, em alguns casos até mesmo perdendo o interesse assim que a venda é feita.

Ou pior ainda, eles abandonam o cliente assim que um problema facilmente remediado ocorre, apenas para gastar outra pequena fortuna para substituir aquele relacionamento com outro cliente.

A maneira mais fácil de expandir seus negócios não é perdendo seus clientes, e sim lutando para fidelizá-los de forma que sempre voltem a fechar negócio com sua empresa.

2 – Não meça esforços para trazer seus clientes de volta.

Não faz sentido dedicar recursos enormes à geração de novos clientes quando 25 a 60% de seus clientes inativos serão receptivos a suas investidas para fazer os mesmos voltarem a comprar.

Leia também:  Marketing de relacionamento x marketing tradicional

Se você abordá-los da maneira certa e com a oferta certa as chances dos clientes que já fecharam negócio com você fecharem novamente é extremamente alta.

Saiba então que a reativação de clientes que já conhecem você e seu produto é uma das formas mais fáceis e rápidas de aumentar suas receitas.

Entrar em contato novamente e lembrá-los de sua existência, descobrir por que eles não estão mais comprando, superar suas objeções e demonstrar que você ainda os valoriza e respeita normalmente resultará em uma tremenda recompensa de vendas e aumentará drasticamente as receitas.

3 – Atendimento de Excelência

A busca incessante da excelência para manter os clientes satisfeitos é importante para que eles digam a outras pessoas o quão bem eles foram tratados ao fazerem negócios com você.

Ofereça níveis de serviço superiores ao esperado para cada um dos seus clientes, se destaque da concorrência fazendo seus clientes se sentirem especiais.

As principais facetas incluem: dedicação à satisfação do cliente por todos os funcionários; fornecer resposta imediata; fazer além do que deve ser feito; entrega pontual e consistente e entregar o que você promete antes e depois da venda.

Um processo de entrega sem defeitos e sem erros é fundamental e não se esqueça de recrutar pessoas com excelência para integrarem a sua equipe de funcionários e prestarem serviços excepcionais aos seus clientes.

Serviços extraordinários constroem fortunas em clientes recorrentes, enquanto um serviço ruim levará seus clientes à concorrência.

4 – Integridade do produto

O sucesso a longo prazo e a retenção de clientes pertencem a empresas que não adotam atalhos éticos. Deve haver sempre consistência total entre o que você diz e faz e o que os seus clientes experimentam.

O design, a qualidade de construção, a confiabilidade e a capacidade de manutenção de seu produto ou serviço devem ser do padrão que seus clientes desejam, precisam e esperam.

Leia também:  Vendas de Natal: 7 promoções para aumentar as suas!

A qualidade do serviço também é demonstrada pela forma como você lida com as pequenas coisas, bem como com as grandes.

Os clientes serão atraídos caso você seja aberto e honesto com eles, cuidar deles, demonstrar um interesse genuíno por eles e não decepcioná-los são pilares fundamentais.


5 – Ofereça gratificações instantâneas

A melhor maneira de trazer as pessoas de volta à sua loja é incentivando suas visitas e gratificando-as instantaneamente em cada uma delas, diz o CEO da Haute House e especialista em moda Jordan Landes-Brenman.

Isso significa que você pode emitir um código promocional ou até mesmo um desconto na próxima compra. A chave é fazer com que os clientes se sintam recompensados ​​ou que estejam recebendo algo de valor sempre que passarem por sua porta.

Já os comerciantes, por exemplo, podem optar por aplicar descontos apenas em produtos ou marcas específicas e tentarem vender outros itens quando os clientes já estiverem dentro da loja.

6 – Fornecer um ótimo serviço.

Este ponto já foi levemente abordado acima, mais merece um destaque maior.

É um fato que os seus funcionários interagem com os seus clientes regularmente. E para garantir que todos tenham uma experiência positiva, os funcionários devem ser incentivados e capacitados para tratarem os clientes da melhor forma possível.

Ter funcionários felizes e motivados também é extremamente importante.

Conclusão

A forma como um cliente é tratado é com toda certeza o principal motivo pelo qual ele será leal a uma empresa. Oferecer um serviço de qualidade e um produto bom também são pilares fundamentais.

Com estas dicas e outras dadas acima, com toda certeza a sua empresa terá sucesso na retenção de clientes a longo prazo.

Quer mais dicas de marketing para crescer o seu negócio? É só clicar aqui para ler mais artigos relacionados.


Curtiu o post? Então compartilhe!

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 Nomes para loja de lingerie 15 Nomes para loja de celular 15 Nomes para Loja de Artesanato 15 Nomes para Bijuteria 30 opções de nome para loja de sapato Grupos do Facebook: 3 Razões Para Começar Agora! 5 Formas do Varejista Aumentar as Vendas nos Canais de Distribuição! 5 Empreendimentos de Baixo Custo para Começar 50 Sugestões de Nomes para Hamburgueria 5 Passos Para Montar um Delivery de Massas! Como Montar Um Açaí Delivery em 8 Passos! 3 Dicas para criar sua frase de propaganda para doces Nomes para papelaria Nomes de studio de cílios