O desafio de manter o estoque atualizado e 3 passos para fazer uma boa Gestão de Estoque

boa gestão de Estoque
Gostou do Post ? Nos ajude vontando nas estrelas AQUI ABAIXO ☟
5 (100%) 1 vote

Toda uma empresa é importante, porém existem setores e departamentos que merecem atenção redobrada para que as atividades funcionem de forma assertiva.

O estoque é um destes departamentos que merece atenção e importância relevante, porém é necessário saber fazer uma gestão de estoque muito boa.

Existem muitos erros que se fazem ao realizar a gestão de estoque e pensando nisso este artigo vai te falar mais sobre este assunto. Acompanhe-nos.

Gestão de estoques eficiente

Uma boa gestão de estoque conta com estratégias para que não haja prejuízos desnecessários quando a contabilização chegar ao final.

O objetivo maior é que este setor tenha máxima eficiência possível, então, vamos às nossas dicas para você.

Alguns desafios comuns na gestão de estoque

  •         Falta de atenção: erro que pode comprometer bastante o negócio como um todo, pois, se houver perda significativa de produtos, há também interferência na lucratividade.
  •         Sistema manual: o inventário manual é altamente trabalhoso e passível de erros, pois exige um monitoramento constante e equilíbrio nos níveis de estoque, ficando muito complexo para integrar as informações de inventário por toda a empresa.
  •         Gasto de tempo: como gerir estoques requer tempo, é necessário abdicar-se de fazer outras atividades para controlar esta atividade de tamanha importância. Assim sendo, é necessário realmente o trabalho especializado de um profissional ou serviço terceirizado.
  •         Negociação com os fornecedores: Com o estoque de segurança o poder de barganha fica comprometido, pois normalmente descontos e preços melhores só são conseguidos com pedidos maiores.
  •         Espaço mal utilizado interno à empresa: ter um estoque interno impacta a gestão no que se diz respeito a um espaço não tão razoável e que demanda falta de aproveitamento, entulhando os produtos e ocupando um espaço considerável.

Vantagens de fazer uma gestão de estoque eficiente

  •         Fácil e rápida reposição: principalmente se o estoque for interno, há uma maior praticidade em repor itens sem necessidade de transportamento. Atente-se também a um bom sistema de controle, a citar aqui o ERP.
  •         Monitoramento nas entradas e saídas de produtos: controlar custos anda junto com não desperdiçar ou ter prejuízos que vai impactar diretamente es custos desnecessários, pois os recursos que haviam forma erroneamente mau utilizados.
  •         Aumento de faturamento: ter um estoque considerado mínimo evita que as empresas gastem mais, conseguem se destacar no mercado e é uma solução planejada para se evitar transtornos futuros no que se diz respeito a utilização cotidiana de produtos.
  •         Visão a longo prazo: você precisa proteger os seus lucros e gerir bem o estoque faz parte deste objetivo. Os seus produtos representam o seu dinheiro em jogo e a possibilidade de ganhos.
  •         Diminuição de erros humanos:  as falhas humanas contribuem para um desequilíbrio de gestão de estoque como furtos, perda de mercadorias, avarias não contabilizadas, enfim, controlar torna-se difícil.

3 passos para uma gestão de estoques eficiente

Uma eficiente gestão de estoques deve contar com:

Previsão de demanda:

Analisar constantemente o que entra e o que sai e avarias permite que os cálculos sejam mais assertivos e melhor planejados.

Organizar os estoques:

Saber o que está defasado e aquilo que e intensamente movimentado é essencial para organização do espaço e dos produtos que realmente te darão lucratividade.

Ter um software de qualidade, evitando assim o trabalho manual:

A tecnologia é grande aliada na gestão de estoque, permitindo que as modificações sejam detectadas, atualizadas e monitoradas, permitindo uma integração das informações com os demais departamentos com maior precisão e rapidez.

Gostou das dicas de hoje? Se forem seguidas te renderá muito mais tempo e dinheiro. Deixe seu comentário. Desejamos uma boa leitura e até mais no próximo artigo com dicas bem interessantes para você aproveitar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: Undefined index: sab_desc_style in /var/sentora/hostdata/zadmin/public_html/blog_stayapp_com_br/wp-content/plugins/simple-author-box/inc/class-simple-author-box-helper.php on line 1025