boa gestão de Estoque

O desafio de manter o estoque atualizado e 3 passos para fazer uma boa Gestão de Estoque

Curtiu o post? Então compartilhe!

Toda uma empresa é importante, porém existem setores e departamentos que merecem atenção redobrada para que as atividades funcionem de forma assertiva.

O estoque é um destes departamentos que merece atenção e importância relevante, porém é necessário saber fazer uma gestão de estoque muito boa.

Existem muitos erros que se fazem ao realizar a gestão de estoque e pensando nisso este artigo vai te falar mais sobre este assunto. Acompanhe-nos.

Gestão de estoques eficiente

Uma boa gestão de estoque conta com estratégias para que não haja prejuízos desnecessários quando a contabilização chegar ao final.

O objetivo maior é que este setor tenha máxima eficiência possível, então, vamos às nossas dicas para você.

Alguns desafios comuns na gestão de estoque

  •         Falta de atenção: erro que pode comprometer bastante o negócio como um todo, pois, se houver perda significativa de produtos, há também interferência na lucratividade.
  •         Sistema manual: o inventário manual é altamente trabalhoso e passível de erros, pois exige um monitoramento constante e equilíbrio nos níveis de estoque, ficando muito complexo para integrar as informações de inventário por toda a empresa.
  •         Gasto de tempo: como gerir estoques requer tempo, é necessário abdicar-se de fazer outras atividades para controlar esta atividade de tamanha importância. Assim sendo, é necessário realmente o trabalho especializado de um profissional ou serviço terceirizado.
  •         Negociação com os fornecedores: Com o estoque de segurança o poder de barganha fica comprometido, pois normalmente descontos e preços melhores só são conseguidos com pedidos maiores.
  •         Espaço mal utilizado interno à empresa: ter um estoque interno impacta a gestão no que se diz respeito a um espaço não tão razoável e que demanda falta de aproveitamento, entulhando os produtos e ocupando um espaço considerável


Vantagens de fazer uma gestão de estoque eficiente

  •         Fácil e rápida reposição: principalmente se o estoque for interno, há uma maior praticidade em repor itens sem necessidade de transportamento. Atente-se também a um bom sistema de controle, a citar aqui o ERP.
  •         Monitoramento nas entradas e saídas de produtos: controlar custos anda junto com não desperdiçar ou ter prejuízos que vai impactar diretamente es custos desnecessários, pois os recursos que haviam forma erroneamente mau utilizados.
  •         Aumento de faturamento: ter um estoque considerado mínimo evita que as empresas gastem mais, conseguem se destacar no mercado e é uma solução planejada para se evitar transtornos futuros no que se diz respeito a utilização cotidiana de produtos.
  •         Visão a longo prazo: você precisa proteger os seus lucros e gerir bem o estoque faz parte deste objetivo. Os seus produtos representam o seu dinheiro em jogo e a possibilidade de ganhos.
  •         Diminuição de erros humanos:  as falhas humanas contribuem para um desequilíbrio de gestão de estoque como furtos, perda de mercadorias, avarias não contabilizadas, enfim, controlar torna-se difícil.
Leia também:  78 Nomes Criativos de Adega para Inspirar o seu Negócio

3 passos para uma gestão de estoques eficiente

Uma eficiente gestão de estoques deve contar com:

Previsão de demanda:

Analisar constantemente o que entra e o que sai e avarias permite que os cálculos sejam mais assertivos e melhor planejados.

Organizar os estoques:

Saber o que está defasado e aquilo que e intensamente movimentado é essencial para organização do espaço e dos produtos que realmente te darão lucratividade.

Ter um software de qualidade, evitando assim o trabalho manual:

A tecnologia é grande aliada na gestão de estoque, permitindo que as modificações sejam detectadas, atualizadas e monitoradas, permitindo uma integração das informações com os demais departamentos com maior precisão e rapidez.

Mais dicas para crescer o seu negócio? É só clicar aqui para ler mais artigos relacionados.


Curtiu o post? Então compartilhe!

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 Nomes para loja de lingerie 15 Nomes para loja de celular 15 Nomes para Loja de Artesanato 15 Nomes para Bijuteria 30 opções de nome para loja de sapato Grupos do Facebook: 3 Razões Para Começar Agora! 5 Formas do Varejista Aumentar as Vendas nos Canais de Distribuição! 5 Empreendimentos de Baixo Custo para Começar 50 Sugestões de Nomes para Hamburgueria 5 Passos Para Montar um Delivery de Massas! Como Montar Um Açaí Delivery em 8 Passos! 3 Dicas para criar sua frase de propaganda para doces Nomes para papelaria Nomes de studio de cílios