Tipos de Gestores: O que é e Como Ser Um de Sucesso

Curtiu o post? Então compartilhe!

Classifique este post
[Total: 1 Média: 5]

Primeiramente, antes de falarmos dos tipos de gestores, precisamos entender a definição básica de um gestor, que é reconhecida por quase todo mundo: aquela pessoa que gerencia um negócio, administrando-o.

Ou seja, é aquela pessoa que comanda, equivalente a função do maestro em um grupo de orquestra. 

A gestão é fundamental para o pleno funcionamento de uma empresa. Consequentemente, o sonho de muitos funcionários é alcançar a gestão em algum momento de suas carreiras.

Apesar de existir aqueles que consideram o cargo desnecessário, a maioria concorda que é essencial. 

Dito isso, é claro que é importante dedicar a devida atenção à gestão. Não fazer isso é claramente um grave erro, apesar de muito comum.

Isso certamente acontece devido ao fato de que nem todos entendem qual é a real função do gestor, e porque esse é um cargo tão importante.

Você tem alguma dúvida sobre o que é ser um gestor, quais são os tipos de gestores e como se tornar um gestor de sucesso, esse artigo vai esclarecer tudo isso para você. 

O que é ser um Gestor?

Primeiramente, gestor é um termo comum no mundo corporativo e administrativo.

Esses cargos exigem um bom conhecimento dos requisitos técnicos de cada processo.

Ser um gestor é ser responsável pela liderança e organização dos processos, além da compreensão das melhores formas de trabalhar.

O gestor, juntamente da equipe, garante que os objetivos e metas estabelecidos sejam cumpridos.

Ele também age como facilitador, coordenando a delegação de tarefas e organização de cronogramas. Além disso, garante que a comunicação e interação entre a equipe e com outros setores seja eficiente.

Acima de tudo, existe diferenças entre gestor e gerente.

O gerente possui um papel mais administrativo, estando focado principalmente no desenvolvimento de estratégias de negócio e no gerenciamento sistêmico de determinados setores do negócio. 

Em contraste, o gestor é responsável por criar um cenário mais favorável para sua equipe.

Seu trabalho inclui tornar o ambiente, os relacionamentos e as interações entre a equipe e empresa melhores. Consequentemente, os processos diários se tornam mais eficientes.

Nota: os dois papéis são complementares!

Tipos de gestores

Existem vários tipos de gestores. Nós selecionamos cinco tipos mais comuns entre eles. 

1 – Gestor democrático

Dos tipos de gestores existentes, o gestor democrático é aquele que busca promover e incentivar que todos participem dos processos dentro da empresa.

Esse gestor entende que todos podem contribuir. Mais do que isso, ele entende que os funcionários vivem o dia a dia da empresa, ás vezes, mais intensamente que ele.

Ele ajuda a promover o desenvolvimento dos colaboradores. Além disso, a forma como ele lida com as pessoas as torna mais motivadas e produtivas. 

2 – Gestor autoritário

Em contraste com outros tipos de gestores, esse lidera através do medo.

Com esse tipo de gestor os colaboradores não são convidados a opinarem sobre questões importantes. Além disso, essa função se resume a cumprir as obrigações do cargo que possuem.

Vale ressaltar que, dos tipos de gestores citados, esse é o que possui grande dificuldade em confiar nos funcionários para delegar tarefas.

Consequentemente, acumulam muitas funções e prejudicam o desempenho do negócio. Além disso sua forma ríspida impacta negativamente a equipe.

3 – Gestor Coach

O gestor coach valoriza o autoconhecimento e busca formas de desenvolver e aperfeiçoar sua inteligência emocional.

Ele trabalha com empatia, promovendo um ambiente agradável e de desenvolvimento pessoal.

Entre os tipos de gestores, é o que mais possui inteligência emocional para lidar de forma muito melhor com os obstáculos e enxergar oportunidades onde outros veriam problemas. 

4 – Gestor paternalista

Esse é o gestor que age como um pai. Além do profissional, ele também se envolve com as emoções.

Apesar de ser positivo, o lado ruim é quando as decisões são tomadas com base em sentimentos e não em fatos. Consequentemente, ele não consegue ser imparcial. 

5 – Gestor exigente

O último dos tipos de gestores, é o gestor exigente. Ele incentiva os funcionários a entregarem melhores resultados. Apesar disso, pode exagerar na busca pela perfeição. Ele cobra demais da sua equipe e não aceita opiniões para tomar decisões. 

Como ser um Gestor de sucesso?

Como ser um gestor de sucesso? Primeiramente, além de chefe, ele precisa ser um líder. Além disso, ele é a união de um conjunto de habilidades bem específicas. Todas elas podem ser aprendidas e desenvolvidas.

Automotivação

O primeiro passo de como ser um gestor de sucesso é ter capacidades de motivação. Isso inclui si mesmo.

Ele deve manter-se motivado e com foco nos objetivos e metas é importantíssimo. Consequentemente, essas sensações são transmitidas para a equipe.

Proatividade

A proatividade é uma característica importante para qualquer líder. Ele precisa ter a capacidade de se adaptar, tomar decisões e elaborar soluções mais eficientes, especialmente em setores menos previsíveis.

O bom gestor está sempre identificando problemas e sugerindo novas maneiras de lidar com os processos.

Comunicação e assertividade

A pergunta “como ser um gestor de sucesso” persiste, e a terceira qualidade necessária é a comunicação e assertividade.

Comunicar-se de maneira clara e assertiva é essencial. O gestor deve ser capaz de delegar tarefas de forma que não sobrem dúvidas. Além disso, deve saber como manter sua posição, ser flexível e negociar com sua equipe e com a gerência.

Sempre se atualizando 

A última etapa do “como ser um gestor de sucesso” é nunca achar que já sabe o suficiente.

Tudo está em frequente evolução. Além disso, o mercado também é extremamente dinâmico, exigindo que os profissionais de todos os setores estejam sempre aprendendo coisas novas.

Conclusão

Um bom gestor está sempre disposto a continuar evoluindo.

Espero que este artigo tenha conseguido sanar todas as dúvidas relacionadas ao cargo de gestor, bem como te mostrar os caminhos para ser bem sucedido na carreira.

O bom gestor enxerga que o pós-vendas da empresa é essencial para ela.

Curtiu o post? Então compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *