Tipos de E-mail para Empresas: O Guia Completo do Empreendedor

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Vivemos em um mundo hiper conectado, onde a tecnologia dita as formas de relacionamento interpessoais e, também, empresariais. Esse desenvolvimento é rápido, ou seja, uma nova tecnologia pode ficar obsoleta em um curto período de tempo, enquanto outras resistem ao tempo. 

Uma das tecnologias do mundo virtual que sobrevive frente aos mais variados tipos de inovação é o e-mail. Talvez você não saiba, mas ele existe desde muito antes da internet como nós a conhecemos. Criado em 1971, ele se adaptou junto ao desenvolvimento do computador e da internet. 

Certamente, todos os dispositivos atuais com acesso à internet oferecem ferramentas para o envio e recebimento de e-mail. Não estamos falando apenas de computadores, como também smartphones, tablets, smartwatches e, claro, muitos outros.

O e-mail, como veículo de comunicação, talvez não seja o ideal para bater papo com os amigos ou com a família, mas é um dos mais utilizados no trabalho. As empresas usam a ferramenta tanto para comunicação interna, como também para contato com os clientes. 

Sobretudo, se o e-mail é uma peça tão importante na comunicação interna e externa da empresa, ele precisa ser o mais profissional possível. 

Consequentemente, escolha com cuidado o endereço de e-mail que você irá utilizar para se comunicar profissionalmente.

O e-mail causará uma impressão antes mesmo da mensagem ser aberta e isso pode ser a diferença entre receber ou não a resposta de um possível cliente ou empregador. Ou seja, trate de profissionalizar o uso do e-mail.

Dito isso, você sabe quais são os principais tipos de e-mail dentro de uma empresa? Nós listamos os quatro principais, agora mesmo, para você!

Para facilitar sua leitura, separamos o artigo da seguinte forma:

E-mail de cobrança

email cobrança (1)

Primeiramente, um dos tipos de e-mail mais usado dentro de uma empresa, é o e-mail de cobrança. Obviamente existem outras formas de recuperar contas perdidas, mas essa é uma das mais lucrativas para a empresa, uma vez que o custo é baixo. 

Além disso, o envio de email de cobrança tem crescido muito nos últimos tempos. Para que você consiga aderir esse tipo de cobrança na sua empresa, é importante solicitar o correio eletrônico do seu cliente e atualizá-lo sempre que possível.

Dito isso, ainda está com medo de cobrar o seu cliente? Não precisa, nós separamos alguns modelos para você fazer isso tranquilamente:

Modelo 1 – Aviso de vencimento

Prezado (a) cliente,

Vimos por meio desta apenas lembrar-lhe a data do vencimento do documento número título, no valor de R$ valor do título com vencimento em data de vencimento.

Caso o pagamento já tenha sido efetuado, por favor desconsidere este aviso.

Atenciosamente,

Nome da Empresa

Departamento de Cobrança

xxxxxxxx@xxxx.com.br

(xx) xxxx-xxxx

Modelo 2 – Fatura em aberto

Prezado(a) nome do cliente,

Não identificamos, em nossos registros, o pagamento dos seguintes valores, até então em aberto:

Lista de títulos

Como não recebemos nenhuma comunicação sobre os motivos do atraso, solicitamos que entre em contato o quanto antes para regularização dessa pendência.

Caso o pagamento já tenha sido efetuado, por favor desconsidere este aviso.

Atenciosamente,

Nome da Empresa

Departamento de Cobrança

xxxxxxxx@xxxx.com.br

(xx) xxxx-xxxx

Modelo 3 – Proteção ao crédito

Prezado Sr.(a) nome do cliente,

Analisando nossos arquivos, constatamos que o título número título, no valor de R$ valor do título, ainda encontra-se em aberto e vencido a mais de 90 (noventa) dias. Entre em contato com a nossa empresa o mais rápido possível para acertar esta situação e evite a inclusão de seu nome em serviços de proteção ao crédito.

A disposição para maiores esclarecimentos.

Caso o pagamento já tenha sido efetuado, por favor desconsidere este aviso.

Atenciosamente,

Nome da Empresa

Departamento de Cobrança

xxxxxxxx@xxxx.com.br

(xx) xxxx-xxxx

E-mail de agradecimento

Da mesma forma que uma empresa não pode abrir mão de cobrar um cliente, ela também não pode deixar de agradecê-lo por tudo. 

Em resumo, um e-mail de agradecimento deve informar ao cliente que sua transação foi concluída com sucesso. Acima de tudo, essa mensagem precisa passar credibilidade e segurança ao destinatário. Tudo isso fará com que ele espere a sua compra com tranquilidade.

Apesar deste ser o principal assunto em uma carta de agradecimento, ela também pode ser devido a um longo tempo de parceria, uma forma de atrair a atenção de um cliente que não compra faz algum tempo ou, até mesmo, pela compra de um serviço. 

Veja um modelo de agradecimento:

Olá, nome do cliente

Nós, da nome da empresa, gostaríamos de agradecer imensamente pela confiança em nossos produtos! Esperamos que você esteja super feliz com a sua compra, assim como nós estamos.

Não só isso, esperamos que você faça um bom uso do seu nome do produto e que ele supere as suas expectativas! Nós recomendamos ele especialmente para funções do produto.

Se puder, compartilhe também um feedback sobre o produto, viu? Ele vai nos ajudar muito a entender como você está aproveitando ele de melhor e, se tiver algum ponto de melhoria, será ótimo para tornarmos ele ainda melhor. 

E, claro, se precisar de ajuda, é só falar! Estamos sempre à disposição!

Um grande abraço.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia de Marketing Digital baseada na comunicação entre uma empresa e seus consumidores, via email. Na maioria das vezes, esse contato é feito por meio do disparo de emails. 

Esse tipo de e-mail é o preferido das empresas porque possui um grande alcance. Ele funciona, principalmente, para fazer propaganda dos produtos. Apesar disso, ele também serve para engajar os leads e, sobretudo, promover todos os produtos da empresa. 

Nesse caso, separamos alguns e-mail marketing de marcas famosas para você se inspirar. 

Amazon

Chico Rey

Netflix

10 exemplos de call to action

Por fim, Call-to-Action é uma chamada para ação, muito comum em sites, emails e anúncios, indicando ao usuário o que deve ser feito. 

Normalmente, um Call-to-Action (CTA) é um link ou um botão, com uma cor de destaque, e explora termos no imperativo como “acesse” e “clique”.

Quando se trata de Marketing Digital, os Call-to-Action são formas de aproveitar oportunidades. Veja alguns exemplos maravilhosos:

1- Urgência

2 – Teste grátis

3 – Test Drive

4 – Download

5 – Desconto

6 – Venda surpresa

7 – Frete grátis

8 – Visita

9 – Para clientes sumidos

10 – Direto


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