10 Tipos de Clientes e Como Vender Novamente para Eles!

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O cliente é o bem mais importante da sua empresa. É para ele que você trabalha e, consequentemente, é ele que manterá a sua empresa em pleno funcionamento.

É exatamente por isso que a importância do cliente no empreendimento não pode ficar apenas no discurso. 

Qualquer empresa precisa ir muito além de conquistar um cliente. Ela certamente precisa fideliza-lo. Só assim ele irá comprar de você novamente.

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Independente do tipo de cliente que você tenha, faça ele se sentir especial!

Todas as pessoas buscam ser tratadas de forma diferenciada, além de buscar novas experiências.

Para que isso seja possível, você precisa saber o que o seu cliente deseja e também quais são as suas necessidades básicas. Ou seja, você precisa conhecê-lo profundamente. 

Obviamente, existe um estudo para conhecer o seu cliente, sua jornada.

Apesar disso, antes de tudo, você precisa primeiro saber qual é o tipo de cliente que você tem ou deseja ter.

Você sabe quais são os tipos de clientes mais famosos? Nós vamos te mostrar agora!

10 tipos de clientes que você irá encontrar

Você sabe quais são os tipos de clientes? Primeiramente, existem quatro tipos básicos de clientes nos quais a sua empresa se estrutura.

Se basearmos em segmentação de clientes, encontramos: cliente ativo, cliente inativo, cliente perdido, cliente Lovers, cliente inadimplente e cliente arquivado.

Há também aqueles clientes que todo empreendedor evita, mas que são parte de qualquer negócio. Veja suas devidas definições. 

1 – Cliente ativo

Primeiramente temos o cliente ativo, o mais básico de todos os tipos. Este tipo é aquele que você está trabalhando. O tipo de cliente que está recebendo o seu atendimento naquele momento. 

2 – Cliente inativo

Cliente inativo é aquele que não possui mais um negócio em andamento com você. É aquele que já negociou com você, ou mesmo desistiu disto. Caso ele retorne à imobiliária poderá ser atendido por você novamente. 

Leia também:  Como Manter Clientes: 7 Formas Práticas de Retenção de Clientes que você deveria estar usando

3 – Cliente perdido

É aquele cliente que você chegou a atender, porém, por algum motivo, você perdeu ele. Se você atendeu um cliente e após um mês ele não voltou a comprar com você, ele é um cliente perdido. Certamente ele fará parte dos clientes arquivados depois de um tempo. 

4 – Cliente lovers

Esse é aquele tipo de cliente que está sempre retornando para a sua empresa e comprando. Caso o seu cliente volte de 7 em 7 dias, ele é um Lover.

5 – Cliente inadimplente

Esses são aqueles clientes que ainda não efetuaram o pagamento da fatura após o prazo de vencimento. Dentro desta classificação poderão estar tanto clientes ativos como os inativos.

6 – Cliente arquivado

Aqui entram os clientes que não possuem assinaturas ativas mas estão arquivados nos dados da empresa.

Os clientes arquivados mantém todo seu histórico de pagamentos por tempo indefinido e podem ser reativados a qualquer momento. 

7 – Cliente indeciso

É o cliente que não sabe se compra de você ou da concorrência e está comparando as duas o tempo inteiro.

Neste caso, faça perguntas breves para descobrir o que o cliente está procurando. Deixe-o à vontade, prontificando-se a atendê-lo e mostre-o todas as opções disponíveis. No momento apropriado, tomar pelo cliente a decisão de compra.

8 – Cliente confuso

Não sabe exatamente, apenas mais ou menos os seus desejos e necessidades. Ou seja, mostra-se indeciso.

Neste caso. também faça perguntas básicas para descobrir seus desejos e necessidades, limitando o número de opções conforme a  disponibilidade da empresa e as próprias necessidades do cliente.

Aqui também vale usar o poder de persuasão. 

9 – Cliente negociador

Acima de tudo, esse cliente deseja sentir que está sempre ganhando alguma vantagem. Por isso é importante ser prestativo e mostrar os benefícios do produto a ser vendido. Também esteja aberto a negociações para evitar desconfiança.

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10 – Cliente apressado

O cliente apressado demonstra agitação e impaciência, consultando muitas vezes o relógio.

É importante que você seja paciente. Faça demonstrações rápidas e simples. Se necessário, tratá-lo com objetividade e realizar um rápido fechamento.

Como fazer o cliente comprar novamente?

Agora que você conhece os tipos de clientes que tem nas mãos, por que não criar estratégias para fazê-los comprar?

No caso de clientes ativos e Lovers, a ideia é fazê-los comprar mais.

No caso de clientes inativos, arquivados, inadimplentes e perdidos, a ideia é fazê-los voltar a comprar. Veja algumas estratégias abaixo: 

Ativo

Primeiramente, o cliente ativo possui um vínculo em andamento com a sua empresa, o que deixa a relação estreita e mais forte.

Tudo isso possibilita que ele volte a consumir no seu estabelecimento. Por que não tentar fidelizá-lo?

Primeiramente, um bom atendimento em todos os níveis do processo é essencial para que isso aconteça. Além disso, você pode criar promoções ou pequenos mimos para deixá-lo com a sensação de que é especial para a empresa. 

Acima de tudo, tente identificar se é possível tornar esse cliente um Lover. Se ele for propício a se tornar lover, alimente ao máximo esse relacionamento com ele.

Lembre-se: boa comunicação e aplique seu programa de fidelidades.

Lovers

Acima de tudo, esse cliente já é seu. Consequentemente, não tenha medo de mimá-lo com bonificações, descontos e até presentinhos vez ou outra. Isso deve ocorrer por que ele está grande parte das economias dele com você, se tornando um cliente mais do que fiel. 

Além disso, tenha muito cuidado para a sua qualidade de atendimento não cair, aliás, você não quer perder o seu melhor cliente, não é mesmo?

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Inativo e arquivado

Um cliente inativo é aquele que não compra sempre com você, ou seja, não é fiel ao seu empreendimento.

A pergunta é: o que você está disposto a fazer para transformá-lo em um cliente ativo ou até mesmo lovers? 

Uma grande cartada é nutrir um bom relacionamento com ele. Além disso, um desconto poderia fazer o cliente inativo voltar a sua loja.

Você também poderia mandar uma mensagem personalizada para esse tipo de cliente, tentando atraí-lo para o seu empreendimento. 

Por que não expandir sua cartela de clientes tentando recuperar aqueles que estão arquivados, ou seja, compraram uma vez da sua empresa e depois nunca mais apareceram?

Tente restabelecer sua comunicação com eles. 

Perdidos e inadimplentes

Um cliente perdido nem sempre é culpa do seu estabelecimento.

Vivemos em um mundo onde as pessoas recebem diversas ofertas por dia, e portanto, acabam trocando de loja/estabelecimento/serviço.

Por isso é importante você trabalhar o pós-vendas da sua loja. Para que você continue encantando o cliente até ele preferir você a outros concorrentes.

Porém, se o erro foi seu, seja pelo mal atendimento ou qualquer outro motivo, imagino que você já tomou as medidas para que não se repita, não é mesmo?

Consequentemente, poucos clientes são irrecuperáveis se você tem um bom planejamento e foco. 

Tente restabelecer o contato com clientes perdidos.

Além disso, tente incentivar os clientes inadimplentes a pagarem suas dividas para que possam voltar a consumir.

Proponha negociações e descontos para que vocês possam voltar a ter uma boa relação rápido. 

Conclusão

Espero que este artigo tenha conseguido te apresentar os diversos clientes que podem aparecer no seu negócio.

Mais do que isso, espero fortemente que você tenha aprendido a como lidar com eles.


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