SMS Marketing: você está fazendo tudo errado. Veja como aqui

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SMS? WHATSAPP? E-MAIL? Qual é o melhor?

Todos possuem sua qualidades e todos podem trabalhar em conjunto.

Assim como qualquer estratégia de marketing, o SMS é inútil se não alinhado a uma boa estratégia de CONTEXTO e PERMISSÃO.

Mas você sabe o que são esses dois?

Acredito que a maioria não entende como realmente funciona o marketing por SMS e quando não gera resultado, acredita que a culpa é do canal.

Mas não se preocupe, até o final deste artigo você entenderá tudo que estava fazendo de errado. E aprenderá tudo que é importante nesta excelente estratégia que é o SMS Marketing.

Vamos lá?

Contexto e Permissão: O que é e porquê são importantes

SMS Marketing contexto e permissão.

Tudo parte do pressuposto de que o canal não é o principal responsável pelo sucesso da sua estratégia de comunicação.

Ou seja, o que vai decidir se a sua estrategia vai ser boa ou ruim não é se você ta mandando Email, SMS, Whats App (ou sinal de fumaça) Mas sim, dois fatores extremamente poderosos: Contexto e Permissão.

Permissão

Antes de mais nada, você deve entender como o seu cliente entra para sua base de comunicação. Está é a permissão.

Entenda melhor a partir deste cenário:

Você pediu para seu cliente te desse o número de telefone dele.

Ele concordou em te entregar o número.

Houve uma troca de palavras, uma entrega (você deu um ebook, um brinde, ou simplesmente pediu com educação).

Você deixou claro que iria mandar mensagens para ele.

É muito importante na permissão que fique claro para o cliente de que ele vai receber comunicações suas.

Dessa forma, independente do canal que você for enviar, você terá bem mais assertividade do que, simplesmente, acreditar em números frios (funciona ou não funciona).

Contexto

O contexto é mandar a mensagem certa, no momento certo, na hora certa.

Por exemplo:

Cenário Ruim: Se você mandar uma mensagem com um desconto para algum cliente seu que ACABOU de comprar de você não faz muito sentido. Você provavelmente vai deixá-lo irritado!

Cenário Bom: Agora imagine mandar uma mensagem com desconto para algum cliente seu que não retorna a mais de 30 dias no seu estabelecimento? Neste caso já é uma boa, pois você estará incentivando seu retorno através de um desconto.

Mas como saber o momento certo para mandar a mensagem certa?

É para isso que serve a segmentação de clientes, que, por coincidência (ou não) é o próximo tópico que iremos abordar.

A importância da segmentação no seu SMS Marketing

A importância da segmentação no sms marketing

Como dito anteriormente, para saber qual o momento certo para enviar a mensagem certa para o seu cliente basta segmentar sua base de clientes.

Entender com clareza o seu público te permitira você alcança-los de forma mais rápida, barata e com mais resultado.

Se você não tem noção de qual é o seu publico alvo, vai acabar disparando para todos os lados, gastando munição, e não vai acertar ninguém.

Comunicação precisa ser precisa.

Então surge uma dúvida:

Como segmento meu público?

Eu te digo: baseado no comportamento dele e transformar essa informação em estratégia de comunicação.

Para entender melhor, imagine este cenário:

Você é dono de uma sorveteria.

3 clientes acabam de chegar e compram de você.

Os 3 saem e vão embora.

Todo cliente que compra de você e sai pela porta, torna-se um cliente inativo.

Portanto, agora você tem 3 clientes inativos.

No entanto, em determinado períodos de recorrência, alguns deles voltam:

  • O primeiro, volta DENTRO de 7 dias. Vamos chama-lo de cliente Lover, aquele que adorou sua sorveteria.
  • O segundo, volta depois de 10 dias. Vamos chama-lo de cliente ativo que, apesar de não ama-lo igual ao Lover, gostou da sorveteria a ponto de retornar.
  • Já o terceiro, está a mais de 1 mês sem voltar… Esse, neste caso, pode ser tratado como um cliente perdido.

Percebe que no inicio você tinha 3 clientes inativos, e, no decorrer do tempo e baseado no comportamento deles, você agora possui:

1 cliente lover, 1 cliente ativo e 1 cliente perdido.

Baseado nessas informações, você pode traçar estratégias de SMS Marketing diferentes para cada tipo de cliente.

Não se preocupe, irei dar algumas dicas no tópico abaixo.

SMS Marketing: pra quem enviar?

9 dicas de SMS Marketing

Dicas de SMS Marketing

1- Seja sucinto

SMS não foi feito para enviar textões, o número máximo de caracteres é 160 por um motivo: tem q ser uma mensagem rápida e objetiva. Portanto, pense muito bem no que vai escrever, você deve dizer muito mas em pouco espaço. É uma tarefa difícil, mas com o tempo se torna mais fácil.

2- Traga conteúdos

Não pensei que você deve enviar SMS apenas para vender algum produto.Traga conteúdos que podem ser uteis na vida do seu cliente. Se não conteúdos, pode até ser frases para melhorar seu dia. O importante é estar presente na vida dele!

3- Chamada para rede social

Aproveite essa relação mais próxima com o seu cliente e chame-o para conhecer suas redes sociais. Quando mais conectado ele estiver com você melhor vai ser o relacionamento dele com a sua marca. Não deixe uma boa oportunidade de gerar tráfego passar diante de seus olhos!

4- Chegou alguma novidade? Informe

Imagine que seu cliente não utilize redes sociais, como ele irá descobrir se chegou alguma novidade na sua loja? É preciso que você sempre informe as novidades do seu negócio.

Torne essa mensagem pessoal, com frases do tipo: “Chegou um vestido lindo que achei sua cara…” ou simplesmente “Sua ultima visita me fez lembrar…”

5- Dê promoções especiais

Se o cliente teve todo o trabalho e a confiança de passar o número dele para você, porque não oferecer algo exclusivo para sua base de clientes que ofereceram o número?

Mensagem do tipo “Urgente! Apresente essa mensagem no lugar Y e ganhe X em desconto! Valido somente até o final desta semana” Além de estar incentivando seu retorno, o cliente irá se sentir especial, dentro de um grupo seleto e exclusivo.

6- Não dê SPAM!

Nem preciso te dizer o quão incomodo é receber um SPAM de mensagens. Veja sua própria caixa de emails. Assim que você começa a receber comunicação em excesso a primeira coisa a se fazer é se “descadastrar” da lista.

Com SMS é a mesma coisa, a diferença é que sua imagem é queimada ainda mais rápido.

Trace estratégias baseado no tempo de recorrência do seu cliente. Não pense que enviar mensagem todo santo dia vai dar mais resultado.

Lembre-se bem: “Momento certo, hora certa, mensagem certa”.

7- Momentos certos

Lembre-se do que foi discutido não longo deste artigo. A pior ação que você pode tomar é enviar uma mensagem em um momento errado.

Se o seu cliente comprou de você hoje, não mande uma mensagem com cupom de desconto. Ao invés disso, mande um agradecimento.

Em contrapartida, se um cliente está a mais de 1 mês sem frequentar sua loja, dar um desconto pode incentiva-lo a voltar!

8- Não esqueça do CTA

Ainda que as CTAs se diferenciem em outros canais, todas elas tem o mesmo objetivo, fazer com que a pessoa que está lendo tome uma decisão.

Não adianta, se você espera que o seu cliente faça algo por vontade pro pria, provavelmente irá perder muito tempo esperando. É para isso que servem as CTAs (chama para ação). Você DEVE dar uma chama para o cliente realizar uma ação.

Está pedindo que visite o instagram? “Acesso nosso instagram:”

Quer que ele gaste um cupom de desconto? “Não perca tempo e venha aproveitar seu desconto!”

9Utilize escassez na mensagem

Imagine que você queira comprar um livro. Você adiciona ele na sua lista de desejos e espera abaixar o preço. No dia seguinte você confere ele novamente e tem uma surpresa:

“Somente 3 exemplares em estoque!”

Neste momento, dependendo da sua vontade, não irá pensar duas vezes em comprar o livro.

A escassez é um grande gatilho e pode ser utilizada em qualquer produto.

Se na sua campanha de SMS Marketing você está dando algum desconto ao seu cliente, não esqueça de colocar um aviso no final da mensagem.

“Mas corra, a promoção é valida somente até o final desta semana…”

“Essa promoção é valida somente hoje, até as 18h…”

SMS Marketing em Programas de Fidelidade

SMS Marketing também trabalha no pós-vendas.

Aliás, ele pode ser muito bem utilizado em programas de fidelidade.

Muitas empresas que utilizam o StayApp gostam da ferramenta porquê ela permite criar, de forma personalizada, campanhas dentro da base de clientes.

Grande parte deles também criam programas de fidelidade com prêmios baseados em acumulo de valor. Ou seja, o cliente precisa gastar X dentro da loja para então ganhar Y (podendo ser um desconto ou algum brinde).

Isso é muito eficaz, visto que, além de incentivar o retorno do cliente e recompensá-lo por isso, te da aberturas para enviar outros tipos de mensagem. Mantendo sempre o contato com o cliente.

Conclusão

Não é o canal que você escolheu que ira definir o sucesso da sua campanha. É como você utiliza cada canal. No caso do SMS, é essencial que você entenda a importância de segmentar o público do seu negócio.

Saber que mensagem mandar, no momento certo pro público certo é a chave para o sucesso das estratégias de SMS Marketing.

Além disso, fique atento as dicas e desfrute o máximo que o SMS pode trazer pro seu negocio. Junte essas estratégias com um programa de fidelidade bem estruturado e veja seu faturamento subir!

Até a próxima.


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