SMS Marketing: 10 Dicas Para Fazer Uma Boa Campanha!

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A necessidade que temos hoje em dia de checar o smartphone frequentemente faz do SMS marketing uma das estratégias mais eficientes para as empresas se comunicarem com os seus consumidores e, assim, proporcionarem experiências inesquecíveis.

As mensagens enviadas pelo celular – mensagens de texto – é uma forma de interagir com os clientes de maneira direta e pessoal. 

Além disso, também ajuda na decisão de compra, assim como nutre relacionamentos e os fideliza. 

E claro, assim como qualquer estratégia de marketing, o SMS é inútil se não alinhado a uma boa estratégia de CONTEXTO e PERMISSÃO.

Porém, não se preocupe, pois até o final deste artigo você entenderá tudo que poderá estar fazendo de errado e, também aprenderá tudo que é importante para realizar uma estratégia via SMS marketing corretamente. 

Vamos lá?

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

Contexto e Permissão: O que significa esses conceitos e porque são tão importantes?

SMS Marketing contexto e permissão.

Antes de passarmos algumas dicas de como fazer uma estratégia de SMS marketing realmente eficiente, é importante deixar claro que, o canal não é o principal responsável pelo sucesso da sua estratégia de comunicação.

Neste caso, o que de fato vai decidir se a sua estratégia vai ser boa ou ruim não é se você tá mandando E-mail, SMS, Whats App (ou sinal de fumaça) mas sim, dois fatores extremamente poderosos: Contexto e Permissão.

Tais fatores são como fundamentos do marketing digital.

Entenda agora cada um desses conceitos: 

Permissão

A primeira coisa que precisa ficar clara aqui é que, se o cliente entrou para sua base de comunicação. Está já é a permissão.

Você irá entender um pouco melhor com este cenário: 

Digamos que você tenha pedido o número de telefone para o seu cliente. 

Ele concorda com isso e, te entrega o número. 

Aqui neste contexto houve uma troca de palavras, uma entrega (você deu um e-book, um brinde, ou simplesmente pediu com educação).

Porém, você deixou claro que ele iria receber mensagens.

Lembre-se, na permissão você deve deixar claro para o cliente de que ele vai receber comunicações suas.

Assim, independente do canal que você for enviar, você terá bem mais assertividade do que, simplesmente, acreditar em números frios (funciona ou não funciona).

Contexto

Mandar a mensagem certa, no momento certo e na hora certa, essa é a ideia do contexto. 

Para você entender bem, analise também esses dois cenários: 

Cenário Ruim: 

Você envia uma mensagem com um desconto para algum cliente seu que ACABOU de comprar de você. Bom, isso não faz muito sentido. Não é verdade?

Você provavelmente apenas vai deixá-lo irritado!

Cenário Bom: 

Você envia uma mensagem com desconto para algum cliente seu que não retorna a mais de 30 dias no seu estabelecimento.

Neste caso, isso já é uma boa, pois você estará incentivando seu retorno através de um desconto.

Agora talvez você esteja se perguntando. Afinal, como saber o momento certo para mandar a mensagem certa?

É neste ponto que entra a importância da segmentação de clientes, que, por coincidência (ou não) é o próximo tópico que iremos abordar.

A importância da segmentação no seu SMS Marketing

A importância da segmentação no sms marketing

Como você já pode perceber durante a leitura deste artigo, o envio de SMS (short message service – serviço de mensagem curta) é um serviço de comunicação de baixo custo, rápido, com possibilidade de segmentação e grande porcentagem de leitura.

Porém, para que a estratégia seja feita corretamente, você precisará segmentar o seu público e direcionar seu produto/serviço para seu público-alvo.

O recomendado aqui é que você pesquise sobre quem vai receber a mensagem.

Neste caso, você precisa saber quais suas preferências, seus hábitos de consumo, para assim enviar uma mensagem clara e relevante fazendo com que todos consigam captar a mensagem com sucesso.

Entenda agora como segmentar o seu público corretamente.

Afinal, como segmento meu público?

Baseado no comportamento e nas informações que foram passadas anteriormente, é possível criar uma estratégia de comunicação. 

Para que você possa entender melhor, imagine este cenário: 

Digamos que você seja dono de uma sorveteria e 3 clientes chegam e compram de você. 

Os mesmos 3 saem e vão embora.

O que você deve entender é que, todo cliente que compra de você e sai pela porta, torna-se um cliente inativo.

Ou seja, agora você tem 3 clientes inativos.

Porém, em determinados períodos de recorrência, eles costumam retornar:

Digamos que o primeiro, volte DENTRO de 7 dias. Neste caso, vamos chamá-lo de cliente Lover, aquele que adorou sua sorveteria.

O segundo, volta depois de 10 dias. Vamos chamá-lo de cliente ativo que, apesar de não amá-lo igual ao Lover, gostou da sorveteria a ponto de retornar.

Já o terceiro, está a mais de 1 mês sem voltar… Esse, neste caso, pode ser tratado como um cliente perdido.

Conseguiu entender que, no início você tinha 3 clientes inativos, e, no decorrer do tempo e baseado no comportamento deles, você agora possui:

1 cliente lover, 1 cliente ativo e 1 cliente perdido.

São com essas informações que você poderá traçar estratégias de SMS Marketing diferentes para cada tipo de cliente.

E não se preocupe, pois irei dar algumas dicas de como fazer isso a partir de agora.

SMS Marketing: pra quem enviar?

10 dicas de SMS Marketing

Dicas de SMS Marketing

1. Defina quais seus os objetivos

Definir o seu objetivo é essencial para que você tenha sucesso em sua campanha. 

Afinal, como ter sucesso em uma campanha se você nem sequer sabe em qual ponto deseja chegar? 

Definir seus objetivos poderá te ajudar a aumentar as vendas, recuperar clientes inativos, divulgar novos produtos, estimular up-sell e cross-sell, ou nutrir relacionamentos para garantir fidelidade à marca.

O recomendado é que você coloque essa dica como uma palavra chave do seu negócio.  

E claro, dependendo do seu propósito, as ações podem tomar rumos totalmente distintos.

2. Trace uma estratégia

A partir do momento que você seguir a dica anterior e saber muito bem aonde quer chegar, ficará muito mais fácil definir os caminhos para alcançar o destino. 

Neste caso, depois de definir o objetivo, você precisa pensar em como impactar seus clientes.

Para ações de fidelização você pode enviar cupons de descontos no dia do aniversário do cliente ou oferecer prioridade na compra de lançamentos.

3. Forneça um conteúdo interessante

Pelo fato de ser um canal informal, o SMS marketing é ideal para campanhas de entretenimento. 

Por isso, o recomendado é que você pense em jogos, promoções, pesquisas e conteúdo interativo.

Utilize o envio de SMS marketing e proporcione experiências divertidas e memoráveis aos clientes.

4. Não envie SPAM

Como você já sabe, receber SPAM é realmente muito chato e inconveniente.

Geralmente, quando recebemos comunicação em excesso a primeira coisa que fazemos é se “descadastrar” da lista. Não é verdade?

Além disso, o responsável pelo SPAM queima a imagem rapidamente. 

Por isso, para evitar este tipo de problema, trace estratégias baseado no tempo de recorrência do seu cliente. 

Procure se lembrar da nossa regra básica: “Momento certo, hora certa, mensagem certa”.

5. Escolha o momento ideal 

Como já foi falado na dica anterior, a pior ação que você pode tomar é enviar uma mensagem em um momento errado.

Neste caso, se o seu cliente comprou de você hoje, não mande uma mensagem com um cupom de desconto. 

Pelo contrário, mande um agradecimento.

Agora, se o seu cliente está a mais de 1 mês sem frequentar sua loja, dar um desconto pode incentivá-lo a voltar!

6. Não esqueça das CTAs (chamada para ação) 

Mesmo que a estratégia possa se diferenciar em outros canais, todas elas têm o mesmo objetivo, fazer com que a pessoa que está lendo tome uma decisão.

Saiba que não adianta esperar que o seu cliente faça algo por vontade própria. 

Pois, muito provavelmente você irá apenas perder muito tempo esperando. 

E é aqui que entram a importância das CTAs (chama para ação). 

É essencial que você oriente o cliente a realizar uma determinada ação.

7. Utilize o gatilho de escassez na sua mensagem

A escassez é realmente um grande gatilho e pode ser utilizada em qualquer produto ou em qualquer estratégia. 

Neste caso, se na sua campanha de SMS Marketing você está dando algum desconto ao seu cliente, não esqueça de colocar um aviso no final da mensagem.

“Corra, pois a promoção é válida somente até o final desta semana…”

“A nossa promoção é válida somente hoje, até as 17h…

8. Faça uma chamada para suas redes sociais 

Aqui a dica é que você aproveite essa relação mais próxima com o seu cliente e chame-o para conhecer suas redes sociais. 

Lembre-se que, quanto mais conectado ele estiver com você melhor vai ser o relacionamento dele com a sua marca. 

Você deve aproveitar essa ótima oportunidade de gerar tráfego para o seu negócio.

9. Acompanhe as suas taxas de abertura e clique

Assim como no mail marketing, você deve acompanhar como os seus usuários estão interagindo com o seu SMS marketing, assim como é feito em qualquer outra campanha. 

Alguns dados que você deve acompanhar são: 

  • A quantidade de usuários que abriu sua mensagem?
  • Quantos clicaram no link ou enviam uma resposta?
  • E quantos optaram por sair?

Assim como qualquer outro canal, você deve testar as mensagens, o público e o tempo para melhorar sua estratégia de como fazer SMS marketing. 

Aqui o recomendado é que você utilize ferramentas e estratégias de testes A/B.

10. Escolha o melhor software de SMS marketing

Você deve ter muito cuidado na hora de escolher o software para o envio das mensagens.

O nosso mercado de envio de SMS em massa já é concorrido. Porém, temos muitas empresas que não oferecem um serviço completo. 

Neste caso, o ideal é que você faça uma profunda pesquisa de reputação e escolher ferramentas fáceis de usar, que permitam personalização e forneçam relatórios de desempenho detalhados.

SMS Marketing em Programas de Fidelidade

Aqui é importante deixar claro que, o SMS Marketing também trabalha no pós-vendas.

Além disso, essa estratégia também pode ser muito bem utilizado em programas de fidelidade.

O StayApp já utilizado por diversas empresas que gostam da ferramenta porque ela permite criar, de forma personalizada, campanhas dentro da base de clientes.

A maioria dessas empresas também criam programas de fidelidade com prêmios baseados em acúmulo de valor. 

Ou seja, o cliente precisa gastar X dentro da loja para então ganhar Y (podendo ser um desconto ou algum brinde).

Trata-se de uma estratégia muito eficaz, pois, além de incentivar o retorno do cliente e recompensá-lo por isso, te dá aberturas para enviar outros tipos de mensagem. 

Claro, mantendo sempre o contato com o cliente.

Conclusão

Neste artigo você conheceu as principais dicas para aplicar na sua estratégia de SMS Marketing. 

Lembre-se que, não é o canal que você escolheu que irá definir o sucesso da sua campanha. Mas sim como você utiliza cada canal. 

Por exemplo, no caso do SMS, é essencial que você entenda a importância de segmentar o público do seu negócio.

Saber qual mensagem enviar, no momento certo pro público certo é a chave para o sucesso das estratégias de SMS Marketing.

Por isso, fique atento às dicas e desfrute o máximo que o SMS pode trazer pro seu negócio. 

Una essas estratégias com um programa de fidelidade bem estruturado e veja seu faturamento crescer cada vez mais. 


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