sistema para bares e restaurantes

Sistemas para Bares e Restaurantes: Como Funciona e Quais São os Melhores

Curtiu o post? Então compartilhe!

Negar os fatos é escolher viver numa bolha. E quando falamos de mercado, o fato é que ele tende a seguir a evolução tecnológica. O que isso quer dizer? Simples, se o seu negócio de food service ainda está no tempo analógico/manual, passou da hora de mudar.

O empreendedor que julga não ser necessário acompanhar o desenvolvimento do mercado, está fadado ao fracasso. Ou, no mínimo, não sair do lugar. Normalmente, há três tipos de empresários:

  1. Aqueles que acreditam não ser fundamental um serviço de software para seu estabelecimento, e vivem de calculadora e caderninho.
  2. Os que sabem da importância de um, mas não pensam a longo prazo e, assim, escolhem qualquer serviço porque “esse mesmo está ótimo”.
  3. E, claro, sempre temos os visionários. Aqueles empreendedores que abominam a inércia e estão em movimento constante para ser melhor e fazer mais naquilo que se propôs.

Já sabe qual deles você é?

15 sinais de que seu negócio pede socorro

Parece clichê falar da importância de se manter atualizado com as mudanças do mercado. No entanto, por mais que o tema seja amplamente discutido, ainda há empreendedores que insistem em permanecerem parados no tempo.

No futuro, normalmente próximo, o negócio desanda devido à falta de atenção, compreensão e mente aberta do próprio dono. Entretanto, antes de isso acontecer, o negócio apresenta sinais claros de que algo, ou algumas tantas coisas, não estão certas. Veja alguns exemplos a seguir.

  1. Trabalha sem parar e sem nenhum retorno financeiro do seu negócio
  2. Os pedidos ainda são realizados manualmente
  3. Existe uma falha na gestão de estoque do seu food service
  4. Não há adequação às normais fiscais
  5. Não sabe explicar como a própria produção funciona
  6. Existe dificuldade na precificação de produtos
  7. Há reclamações do atendimento
  8. Não sabe o desenvolvimento financeiro do seu negócio, muito menos como ele está no momento
  9. Se desespera ao pensar em ficar longa do seu negócio, pois acredita que nada anda sem você ali
  10. Ausência de um bom plano de negócio, devido à falta de informações relevantes do estabelecimento
  11. O fluxo de clientes oscila de forma significativa
  12. Não há planejamento diário da cozinha
  13. Não trabalha com demonstrativo de resultados para saber onde realizar melhorias no final de cada mês
  14. Sem controle do fluxo de caixa
  15. Não dispõe indicadores do negócio
Leia também:  Como Montar Um Marmitex Delivery de Sucesso!

Caso você tenha se identificado com alguns dos exemplos citados acima, então pode começar a se preocupar e, ainda mais importante, iniciar uma revolução.

A importância de investir em um bom sistema para bares e restaurantes

Um bom sistema está para bares e restaurantes assim como a internet está para o celular. Você pode até ter o aparelho, mas sem bateria, ele fica totalmente limitado. Ou seja, ter um negócio de food service sem o sistema adequado a ele, não te farar chegar muito longe.

Quando existe a implementação do sistema de forma planejada e estratégica, o empreendedor é capaz de automatizar processos, registrar informações e criar formas de mensurar resultados por meios simplificados e eficazes.

Em suma, ele te auxilia a padronizar os processos de trabalho do dia a dia, economizando tempo, recursos, reduzindo desperdícios e profissionalizando o estabelecimento.

Contudo, atenção para não ser como o segundo tipo de empreendedor citado no começo da matéria. O qual tem consciente da necessidade de um sistema para seu negócio, mas tende a escolher qualquer um por motivos diversos.

Com isso em mente, separamos algumas questões cruciais para você se atentar ao implementar um sistema ou se quiser trocar o atual.

  • O software atende todas as necessidades do seu estabelecimento?
  • Existe assistência técnica e suporte para ele?
  • Há um programa de treinamento ou capacitação para você e demais funcionários?
  • Qual a credibilidade do fornecedor/desenvolvedor do sistema no mercado?
  • O sistema possui interface intuitiva?
  • A operação do sistema funciona de forma dinâmica?
  • As informações ficam disponíveis por meio de algum aplicativo ou plataforma online?
  • O programa abrange todas as áreas fundamentais para o seu negócio de food service?
  • Atendimento lento;
  • Erros nos pedidos;
  • Imprecisão na gestão financeira;
  • Falhas no controle de compras;
  • Falta de tempo e dados precisos para planejar o crescimento da empresa.
Leia também:  Como Fidelizar Clientes do seu Restaurante Local

7 benefícios da contratação de um serviço de sistema adequado

Quando há uma insistência na implementação de um serviço de sistema para empreendimentos, significa que ele certamente tem muitos benefícios a oferecer. Em especial no desenvolvimento do negócio. Comentamos algumas dessas vantagens a seguir.

1 – Reduz erros

Um bom sistema irá te auxiliar principalmente na redução de erros, em todas as partes que ele abranger. As tarefas serão automatizadas, diminuindo, assim, os equívocos de informações nos departamentos do restaurante ou bar.

2 – Agilidade

Ter um Cardápio Digital e/ou um sistema de autoatendimento, sem dúvidas é uma forma de ganhar tempo e dinheiro para seu negócio. De quebra, você se mantém atualizado a respeito de tudo que acontece no empreendimento, assim como tem o controle financeiro sempre em dias.

3 – Centraliza os processos

Imagina ter uma planilha para cada área do seu bar ou restaurante? Uma para o estoque, outra para a parte de finanças, mais uma para o atendimento. Com essas tarefas espalhas fica fácil perder o foco e o controle do negócio. Isso pode ser facilmente resolvido com um sistema fiscal apropriado, o qual irá reunir em um só lugar todas as informações necessárias para o domínio do estabelecimento.

4 – Melhora no atendimento

O bom funcionamento do seu restaurante/bar está diretamente ligado com a experiência do cliente. Quando as operações do empreendimento são integradas, é possível ter um atendimento mais ágil, com pouquíssimos erros e sempre manter o cardápio atualizado. Tornando muito melhor a experiência do consumidor.

5 – Otimização do estoque, compras e vendas

A gestão certa garante a qualidade do estoque, assim como a administração minuciosa da parte de compras e vendas do estabelecimento. Essa parte será feita por meio dos relatórios semanais e mensais realizado pelo programa, o qual você também mantém o histórico de fornecedores e clientes.

Leia também:  Cardápio Digital para Pizzaria: Vantagens e Como Criar o Seu!

6 – Mais produtividade

Quando um funcionário precisa fazer tudo ao mesmo tempo, ele consequentemente terá uma redução na produtividade. Imagine o garçom anotar um pedido na comanda manual, precisar ir até a cozinha entregar e depois voltar para continuar atendendo mais mesas. Esse trabalho tem se tornado cada vez mais obsoleto, pois ele pode ganhar tempo, e dinheiro, atendendo mais meses com um celular ou tablete integrado com um serviço de sistema.

7 – Retorno financeiro

Ter um sistema para restaurante/bar não é gasto, mas investimento. Com a redução de tempo, erros e maior qualidade no atendimento e controle da gestão administrativa, você terá um retorno financeiro rápido, ajudando a aumentar os lucros do negócio.

StayApp, um sistema completo

Se você não tem ideia por onde começar a aprimorar seu negócio, te mostramos o caminho! A StayApp é um sistema completo para estabelecimentos em geral, inclusive para os de food service.

A empresa possui consultorias e serviços que ajudam no desenvolvimento do seu negócio. Para os bares e restaurantes, por exemplo, dois destaques são o Cardápio Digital e o Sistema de Autoatendimento com um Garçom Digital.

Você pode montar seu Cardápio Digital Grátis em 7 passos práticos e simples, assim como modernizar e manter seu estabelecimento atualizado no mercado por meio do Garçom Digital. Saiba mais clicando AQUI sobre como usar o sistema da StayApp.


Curtiu o post? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *