Sistema de Autoatendimento para Restaurante: Como Ter um Garçom Digital!

sistema autoatendimento restaurante
Curtiu o post? Então compartilhe!

Um restaurante bem requisitado, com uma extensa cartela de clientes ativos, não pode se dar ao luxo de ficar parado no tempo. Com a modernidade, o empreendimento precisa se adaptar às novas tecnologias para oferecer o melhor atendimento possível. 

Atualmente, é impossível dissociar um bom restaurante de ferramentas tecnológicas que auxiliem um bom atendimento. Elas permitem várias melhorias no dia a dia do negócio, como agilidade, segurança, profissionalismo e um atendimento impecável

Em resumo, a tecnologia auxilia o empreendedorismo de uma forma irreversível. Hoje, é possível contar com mecanismos diversos, sendo que dois deles se destacam: o cardápio digital, que permite que o seu cliente compre de casa com facilidade, e o QR Code, que auxilia na segurança do cliente.

Essas tecnologias podem ser chamadas de sistema de autoatendimento para restaurantes. Sobretudo, elas possibilitam a modernização do restaurante e do seu sistema de atendimento. O que você sabe sobre elas? A StayApp lhe mostra elas um pouco mais a fundo. 

Como modernizar um restaurante?

Existem inúmeras formas de modernizar um restaurante, sendo que o aplicativo para delivery é uma das principais referências quando o assunto é tecnologia em um restaurante. 

Ainda assim, o seu estabelecimento pode ir além do delivery tradicional, sendo os próprios entregadores do restaurante ou o famoso iFood. Atualmente, é possível contar com o catálogo digital. 

1 – Catálogo digital 

Primeiramente, você sabe o que é um catálogo digital? Em resumo, é uma ferramenta online que disponibiliza todos os produtos que o seu restaurante vende (sua descrição e preço), possibilitando ao cliente o contato com a mercadoria e até mesmo a compra digital. 

Um aplicativo de entrega, por exemplo, dispõe os produtos e permite que os clientes comprem online. Já o catálogo digital, além de ter essa mesma funcionalidade, também disponibiliza que o cliente compre o produto e possa retirar no restaurante. 

O melhor de tudo, esse serviço não é extremamente caro, como a taxa gigante de muitos sistemas de entrega. A StayApp possui a ferramenta de catálogo digital para restaurantes. 

1.1 Como montar o seu catálogo digital

criar um cardápio digital

É simples, e fácil: basta acessar a página do catálogo digital na StayApp (CLIQUE AQUI) para fazer o cadastro da sua empresa. Sobretudo, o cadastro é completamente gratuito. 

Para fazer o cadastro, é preciso ter em mãos todos os documentos básicos do restaurante. Após esse cadastro, será possível construir o catálogo digital da melhor maneira para o restaurante. 

Mais importante que isso, será configurar o garçom digital, que definirá as principais características do seu cardápio digital. Veja como! 

1.2 – Cadastro

Na hora de cadastrar o seu catálogo digital, existem várias opções disponíveis, que o seu restaurante irá definir se irá pedir ao cliente ou não. Por exemplo, na hora do cliente fazer o pedido, você escolhe se ele irá apresentar CPF ou e-mail. 

Nesse momento, você também irá definir qual será o tempo médio de entrega dos seus pedidos e o preço mínimo para pedido no catálogo digital. Lembrando que essas duas opções também são opcionais. 

Logo em seguida, será possível escolher o método de entrega. No catálogo digital, existem dois métodos disponíveis: entrega e retirada do pedido no restaurante. Você pode escolher uma das duas, como também as duas. 

Para quem for trabalhar com retirada no local, também tem a opção de incluir um desconto para os clientes que aderirem a este método em sua compra. 

Finalmente, o catálogo digital disponibiliza o atendimento pelo WhatsApp. Como funciona? Ao acessar o catálogo digital, o cliente pode escolher e definir os seus pedidos. Haverá um botão na tela para que o mesmo seja encaminhado para o WhatsApp da empresa. 

No WhatsApp, o cliente poderá finalizar o pedido lidando diretamente com um atendente do seu restaurante. O método é rápido, seguro e não gera taxas extras ao empreendedor. 

Apesar disso, o empreendedor também tem a opção de não enviar o cliente para o WhatsApp. 

Continuando o cadastro, o empreendedor irá definir qual o horário de funcionamento do restaurante. Logo depois, ele irá definir quais são os métodos de pagamento que aceita receber. 

O empreendedor também a opção de colocar a opção de agendamento para o cliente. Ou seja, o cliente pode agendar um pedido para o dia seguinte, por exemplo, ao invés de comprar exatamente naquela hora. 

Por último, basta definir o preço do frete. Ele pode ser padrão, para todos os pedidos, ou calculado pelo raio de distância do cliente. Ou seja, quanto mais longe, mais caro o frete fica. 

2 – QR Code

A segunda forma de modernizar um restaurante, é aderindo ao QR Code. Essa ferramenta tecnológica pode ser aderida pelos restaurantes para garantir segurança e agilidade no atendimento presencial. Esse modelo é chamado de garçom digital!

2.1 – Garçom digital 

Você ainda não entendeu como o QR Code se aplica a um sistema de auto atendimento no restaurante? A StayApp lhe explica.

Primeiramente, é possível tornar o atendimento mais rápido nos restaurantes pregando QR Codes em todas as mesas disponíveis. 

Quando o cliente chega ao seu restaurante, ao invés de chamar o garçom, ele pode simplesmente abrir o catálogo digital e, usando o QR Code, ele terá acesso ao cardápio e poderá fazer o pedido pelo próprio celular. 

O mecanismo facilita o processo de atendimento, pois tornando digital, é possível maior agilidade. Além disso, o cliente pode ter mais liberdade em sua própria mesa. 

Para evitar fraudes, como o cliente se levantar para ir ao banheiro e alguém fazer o pedido em sua conta, usando o QR Code de sua mesa, é possível que cada mesa tenha uma senha específica para cada cliente.


Curtiu o post? Então compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *