sábado, outubro 16, 2021
Segredos do negócio de estética

Segredos do negócio de estética: O cliente

Beleza e Estética
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Não é apenas a qualidade dos serviços e atendimento que diferencia um negócio de estética do outro. A área de beleza cresce cada dia mais, e com isso a concorrência também aumenta, juntamente com a quantidade de promoções e ofertas com os mais variados preços para o mesmo serviço.

Preço é importante e existem inúmeros estabelecimentos dedicados à beleza e muitos têm qualidade excepcional. Mas será que o cliente de estética procura apenas preço menor? O que fazer então para o cliente se interessar pelo seu?

Bom, é importante perceber que o que faz o cliente preferir um negócio de estética à outro, é basicamente a forma com que o seu negócio se conecta com ele. O cliente de estética é um dos mais fiéis e mais difíceis de conquistar, mas um bom atendimento só não basta para conquista-lo, é necessário mais que isso.

No negócio de estética quando se perde um cliente, é muito difícil reconquistá-lo, então nesse tipo de negócio especificamente, você deve garantir que o cliente não vá embora.


Dessa forma, o cliente pode significar o sucesso ou o fracasso do seu negócio de estética. E ele é a peça mais importante a ser considerada em qualquer tomada de decisão.

O primeiro passo para fazer com que a pessoa volte ao seu estabelecimento e possa com o passar do tempo se tornar fiél é CONHECER O CLIENTE.

Entender o que o cliente quer e a suas reais expectativas é a parte mais importante de um bom atendimento. Só assim você será capaz de satisfazê-lo em seus anseios e sonhos.

Sabemos que não existe passe de mágica na estética, mas existem soluções possíveis que podem se aproximar das reais expectativas dos seus clientes. Conhecer o cliente e saber a melhor forma de se aproximar dos sonhos dele é essencial em um processo de fidelização.

Saber qual é o seu PÚBLICO-ALVO é muito importante na hora de prospectar clientes que serão fiéis ao seu negócio. Não basta apenas atrair pessoas, você deve atrair pessoas que possam se conectar com o seu produto ou serviço, e que o seu produto ou serviço pode realmente ajudar a fazer a diferença.

É importante considerar que um cliente fiél não se conquista em um único atendimento. É necessário tempo, pois fidelidade só se conquista à longo prazo.

Cliente X Usuário

É importante diferenciar esses dois públicos no ramo da estética. Um cliente de estética é aquele que tem um hábito de frequentar estabelecimentos assim, ele irá garantir a receita para o seu estabelecimento através da frequência. Já um usuário é aquele que não gera um lucro ideal, pois visita o estabelecimento esporadicamente.

Assim, nem todos que utilizam o seu serviço, são clientes em potencial. É necessário separar a sua base de clientes e usuários para assim identificar quais clientes têm maior potencial, para assim fazer investimentos assertivos em ofertas e relacionamento.

Fazer essa identificação é necessária para identificar o valor dos clientes conquistados ou perdidos. Um erro muito comum nesse tipo de negócio é tentar agradar o cliente novo em busca de fidelização e esquecer o cliente antigo que já é fiél. Isso pode causar a perda de um cliente valioso, sem realmente conquistar um novo. Dessa forma, a gestão de relacionamento é fundamental.

Existem diversas formas de fidelizar um cliente de estética, mas todas elas envolvem relacionamento. Nada melhor para se relacionar com os seus clientes e conquistar novos que investir em qualidade de atendimento e inovação.

É necessário que seu estabelecimento tenha algum diferencial que realmente faça o cliente voltar, e nesse tipo de negócio, não é o preço que conquista o cliente, são as vantagens que você oferece e o relacionamento que você conquista com o cliente que fideliza.

 

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Veja também: Programa de fidelidade na estética, salão de beleza e barbearias: a combinação PODEROSA para conquistar clientes todos os dias!


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8 thoughts on “Segredos do negócio de estética: O cliente

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