quarta-feira, setembro 01, 2021
como encantar cliente

Saiba como encantar o cliente e fazê-lo comprar mais vezes de você

Programa de fidelidade
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O bem mais valioso que uma empresa pode possuir é o cliente, dessa forma encantar e manter o cliente para que ele possa se tornar fiel deve estar no centro de qualquer esforço do empreendedor.

Todos da equipe devem estar engajados nesse ideal. O encantamento de clientes é o que faz um negócio crescer ou quebrar. Mas para isso, primeiramente devemos entender qual é a diferença entre satisfazer um cliente e fidelizar um cliente.

Satisfação do cliente X Fidelização do cliente

Oferecer os melhores produtos e serviços é muito importante, mas isso não garante um cliente fiel. Não existe no mercado, serviços ou produtos bons que não possam ser copiados. Para fidelizar clientes é preciso ultrapassar a barreira da satisfação.

Um cliente satisfeito ainda não é um cliente fiel. Um produto, serviço ou atendimento de qualidade é apenas um ponto no encantamento de clientes. Esse esforço deve ser feito à longo prazo, um cliente satisfeito uma vez não garante que ele voltará, um cliente satisfeito constantemente, com vínculos afetivos com o seu negócio e com experiências únicas, pode se transformar em um cliente fiel.

Direcionar seus esforços para o cliente certo é uma forma de fidelizar. Ninguém consegue abraçar o mundo todo, mas é possível abraçar um grupo de pessoas que vão te garantir mais lucros, que um “mundo mal abraçado”.


As ações devem ser estratégicas para o seu público, com esforços específicos para atender as necessidades daquele público.

Para encantar clientes mais efetivamente, sempre analise os momentos bons e ruins do atendimento. Saber o que deu certo e o que não deu, é muito importante para aprimorar o atendimento cada vez mais.

Incrementar as vendas com algum tipo de bônus é muito importante para manter os clientes. Mesmo que não seja um brinde, mas oferecer a experiencia completa da compra por exemplo. Quando você sair para comprar um tênis, seria legal que o vendedor te oferecesse as meias também, assim você não corre o risco de esquecer. Esse simples fato de esquecer de comprar algo que complementa o produto adquirido pode tornar a experiência da compra ruim.

Em caso de experiências ruins, não basta resolver o problema momentaneamente. Pense em formas de restabelecer a confiança do cliente. Um exemplo disso é o da empresa Me Gusta Picolés Artesanais. A sorveteria paulistana se viu em meio a uma polêmica por causa da ação de um segurança. Ele ofendeu e expulsou um casal homossexual que havia se beijado dentro da loja.

O ato homofóbico logo ganhou destaque nas redes sociais. A empresa imediatamente publicou um pedido de desculpas em seu perfil no Facebook e organizou uma festa com direito a “beijaço”, reafirmando o compromisso com o respeito à diversidade e o combate a qualquer forma de discriminação. Isso restabeleceu a confiança tanto dos clientes que haviam sido ofendidos pelo segurança, como reforçou a marca entre os simpatizantes da causa.

Surpreenda o seu cliente. Ofereça algo que ele não estava esperando.

Tenha presença online. O cliente que faz uma reclamação online deve receber uma resposta rápida, o mesmo vale para elogios.

Além de todas essas ações, invista em formas automatizadas e personificadas de se conectar com o seus clientes.

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