Recuperar Cliente Inativo: Como descobrir (e reativar) quem já deixou de consumir de você

trazer o cliente inativo de volta

Empresas bem sucedidas são aquelas que, além de sempre conquistarem novos clientes, consegue recuperar cliente inativo, garantindo o retorno de uma boa parcela destes.

Isso porque, estudos mostram que conquistar um novo cliente é muito mais caro do que garantir o retorno do cliente inativo.

Assim, um bom relacionamento com o cliente é essencial e indispensável para sua empresa. E para garantir que seus clientes retornem sempre, você precisa de estratégias.

Comece a buscar quem deixou de consumir de você e quais foram os motivos. Continue lendo para saber o passo a passo para reativar esses clientes inativos!

A importância da lealdade do cliente

As chances que você tem de vender seu produto para um cliente antigo e inativo é bem maior do que para clientes novos.

Além disso, clientes inativos geralmente compram mais e gastam mais do que pessoas que acabaram de conhecer sua marca.

Outro ponto importante é, clientes recorrentes e satisfeitos são a melhor propaganda que existe.

Quando uma gosta de sua marca, as chances dela recomendar para amigos e parentes e ter uma influência efetiva é muito maior que uma propaganda institucional ou um panfleto, por exemplo.

Dessa forma, busque não só conquistar consumidores, mais fidelizá-los e os tornar embaixadores da marca.

Leia também: “Como Criar um Programa de Fidelidade: do Zero ao Cliente Fiel!

Estratégias para reconquistar clientes inativos da sua loja

Para começar a reativar sua base de clientes inativos e ativos que está parada é necessário pensar em cada ação. Pode não ser tão simples, já que existe um motivo para a pessoa ter deixado de consumir seu produto ou serviço. 

Entenda seu público e comece a colocar em prática essas estratégias para reconquistar seus clientes inativos e ter cada vez mais consumidores fiéis.

Tenha um bom CRM: trackeie seus clientes inativos

Um bom CRM pode ser a chave para você ter um bom controle de todos seus clientes. CRM é a sigla de “Customer Relationship Management“, que traduzindo seria Gestão de Relacionamento com o Cliente.

O CRM armazena as principais informações de seus clientes, te ajudando a identificar e mapear o comportamento de seus leads. Com as informações que o CRM oferece, você consegue ser mais assertivo e otimizar suas campanhas.

Identifique o perfil da base de clientes parada e inativa

Para realizar qualquer estratégia, você precisa entender o público alvo. Assim, comece a analisar se há um padrão entre seus clientes inativos. Verifique se eles possuem idade semelhante, se moram no mesmo local, se possuem certo poder aquisitivo, entre outros fatores.

A partir do momento que você começar a traçar esses padrões você começa a entender melhor o porquê de terem abandonado sua marca e o que é necessário fazer para ter esse cliente de volta.

Invista em mensagens personalizadas

Para reconquistar seu cliente inativo, você precisa comunicar da melhor maneira. Uma das estratégias mais eficazes é usar mensagens personalizadas. Elas fazem com que a pessoa se sinta especial e preste mais atenção no conteúdo. Existem diversas maneiras de fazer isso:

  • SMS

Um simples SMS pode ser essencial neste processo de reconquista. Não se engane: apenas uma mensagem não irá fazer todo o trabalho, mas com toda certeza pode ser uma peça chave.

  • Email

O disparo de emails é uma das maneiras mais eficazes de entrar em contato com sua base de clientes inativa.

Você pode realizar automações para serem disparadas em momentos chaves.

Interrompemos sua leitura para te recomendar o BiCommerce Cast, o podcast que ajuda lojistas comuns a venderem usando as técnicas do Vale do Silício!

A facilidade das automações de e-mail é que, uma vez programadas e validadas você não precisa fazer mais grandes alterações, apenas monitorar e ajustar quando necessário.

Uma boa estratégia de email marketing é essencial para reconquistar antigos consumidores.

  • Correio

Voltar a métodos tradicionais pode ser extremamente eficaz. Use cartas para chamar a atenção de uma forma especial. Em uma época onde tudo é online, receber uma cartinha pode ser um grande diferencial!

Seja consistente

É preciso ter em mente que as pessoas não vão voltar a comprar de você depois de 6 meses por causa de apenas um SMS, por exemplo. É necessário que haja uma campanha completa e pensada para cada público, com início, meio e fim.

Tenha intensidade e constância ao comunicar algo. É necessário achar o equilíbrio entre ser persistente e não ser incômodo. Assim, você consegue reconquistar antigos clientes com a estratégia mais eficaz.

Como garantir a satisfação dos clientes e sua fidelidade

A partir do momento que você começar a recuperar seus clientes, você deve garantir que eles não abandonem sua marca novamente.

Assim, é importante que você crie estratégias para criar verdadeiros embaixadores da marca.

Ouça as críticas dos seus clientes ativos e inativos

Um canal aberto de comunicação com seu público é indispensável. Afinal, sua marca deve atender às necessidades de seus consumidores.

Assim, esteja aberto às críticas e busque melhorar com o feedback dos clientes.

Aproveite para ouvir o episódio com Celso Brandão, Head de Marketing do Delivery Much sobre Atendimento Olho no olho:

Invista no sucesso do cliente

Diversas startups já estão acostumadas com o conceito de Customer Success, que é uma forma de garantir o sucesso do cliente após adquirir um produto. No entanto, essa lógica vale para qualquer segmento quando falamos de pós venda.

Você precisa garantir que seu consumidor esteja satisfeito após adquirir seu produto ou serviço e, se ele não estiver, garantir meios de diálogos para sanar os possíveis problemas.

Dessa forma, você se mostra uma empresa realmente interessada no bem estar do cliente, e não apenas em vendas.

Esteja sempre melhorando

Para garantir que seu produto esteja sempre no mercado, você precisa estar atento às mudanças e novidades.

Não cometa o erro de parar no tempo: até as empresas mais tradicionais sofrem se não se renovam.

Assim, mantenha seu público interessado em seu produto sempre investindo em melhorias e novidades.

A inovação pode vir de várias maneiras, não só na forma do produto, mas na forma de atender, de pagar, de entrar em contato com a marca, entre outras coisas.

Passo a passo: sequência de disparos de marketing planejada

Ainda está com dúvida sobre como realmente colocar sua estratégia em prática? Veja esse passo a passo definitivo para reativar consumidores antigos e comece a mudar a realidade de seu negócio.

Delimite o tempo

Antes de tudo, você precisa entender com quem você está falando. É para um público que não compra há um mês ou há um ano?

Pode parecer apenas um pequeno detalhe, mas faz diferença na hora de elaborar seu discurso.

Faça uma primeira abordagem

A primeira abordagem não deve ser muito agressiva para não assustar, afinal a pessoa não tem contato com sua marca há um tempo. Porém use a criatividade para chamar a atenção de seu público. 

Se sua marca for mais descontraída, você pode até usar algumas brincadeiras. Veja o exemplo:

  • Oi sumida! Quanto tempo não nos vemos! Ficamos com saudade de te ver. Por que não dá uma olhada nas novidades que estamos oferecendo? Te esperamos!

O importante é que a mensagem também não seja muito extensa, mas que vá direto ao ponto.

Chame a atenção novamente

Delimite um tempo para abordar novamente seu consumidor. Lembre do equilíbrio entre ser insistente e ser inconveniente. Passado alguns dias da primeira abordagem, chame a atenção novamente, dessa vez fornecendo mais informações:

  • Ei, tudo bem? Continuamos com saudades! Aproveite para conferir as novidades da nossa loja, tudo com um desconto imperdível. Não vai perder, né?!

Faça uma proposta irrecusável

Para chamar definitivamente a atenção do consumidor, você precisa oferecer algo totalmente inédito e diferente, que valha a pena ele voltar a consumir de sua marca.

Assim, é interessante que você ofereça alguma promoção ou condição imperdível, que realmente desperte o desejo de seu público.

  • Atenção, se você não prestar atenção nessa mensagem vai se arrepender. A loja está com 50% OFF em todas as peças! É só usar o cupom 50OFF para garantir seu produto. Mas fique esperto, só vale para as próximas 24hrs! Corra, te esperamos!

Com o sentimento de urgência e escassez você consegue ativar um gatilho mental de seu público e as chances dele voltar a consumir de você são maiores.

Você pode continuar a construir mais séries de disparos de mensagem, tudo depende de seu objetivo principal.

Agora você já sabe como reativar quem já deixou de consumir de você. Não perca esses clientes, crie estratégias para resgatá-los. Uma marca precisa de seus embaixadores.

Se ainda tem dúvidas de como fazer isso, conte com o time da StayApp para te auxiliar!

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