Quanto devo investir em marketing?

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Quando devo investir em marketing? 

Essa é uma dúvida que diversos empreendedores têm.

E essa história de quanto mais verba você colocar em uma campanha ou anúncio, mais retorno você terá é uma balela (a menos que você seja uma Casas Bahia da vida).

E verdadeira resposta, é bem mais simples: depende.

Isso porque, dependendo do seu objetivo, o valor será maior ou menor. 

Além disso,  a escolha das estratégias e canais também irá implicar no custo.

Resumindo, a verba que você irá investir depende do seu planejamento.

Para te ajudar a responder todas essas perguntas, fizemos um guia te ensinando quanto você deve investir em marketing e marketing digital.

A importância de um planejamento estratégico de marketing

Antes de se preocupar com o quanto você deve investir em marketing, é importante que você tenha um planejamento estratégico do mesmo.

É importante que nesse planejamento estratégico você faça uma análise de ambiente (micro e macro) para saber como o seu concorrente se comporta, quais seus pontos fortes, fracos, qual a tendência e quais oportunidades você encontra dentro do mercado.

Após isso, você terá um diagnóstico completo de comunicação. A partir daí, é hora de definir objetivos e metas e, por fim, as estratégias e táticas tanto de mídia quanto de criação.

Só agora você poderá pensar na verba.

Dependendo da sua empresa você irá investir no ambiente físico ou digital. 

Vamos começar pelo tradicional.

Investimento em marketing

Levando em conta o planejamento da sua empresa, seu objetivo e a verba pretendida, existem pesquisas que sugerem de 7 a 14% do faturamento como investimento.

Leva-se em conta toda as ações que você irá executar no ambiente offline.

Seja campanhas de guerrilha, vts de tv ou rádio e até mesmo panfletos e outdoors.

No entanto, independente do seu negócio, não fique preso apenas ao offline. 

No mundo atual, todas as empresas estão crescendo no digital, onde as oportunidades aumentam e, consequentemente, o impacto e o faturamento.

Então surge a dúvida: quanto devo investir em marketing digital?

Investimento em marketing digital

Se antes o seu concorrente era só a loja do outro lado da rua, hoje, na era digital, é o mundo inteiro.

Entendo que essa informação possa te colocar pra baixo. No entanto, se por um lado a concorrência é maior, as oportunidades também são. 

Ou seja, a quantidade de potenciais clientes são muito maiores e, consequentemente, a oportunidade de venda também.

Dito isso, é importante dizer que o investimento offline é bem diferente do online. Isso porque os canais possuem propósitos diferentes e preços diferentes.

A Forrester Research e a eMarketer mostram um relatório sobre verba estimada investida nos canais digitais.

Nela, podemos notar que:

  • 46% de toda a publicidade até 2021 será de investimentos em pesquisa paga, publicidade em mídias sociais, videos, email e display.
  • O crescimento anual do marketing digital está acelerando e compõe 11% de 2016 a 2021.

Dito isso, você já deve ter percebido do quão importante é investir em marketing digital.

Mas saiba, grandes empresas investem diferente de pequenas empresas, assim como as b2c e b2b. 

Confira abaixo:

Empresas diferentes, valores diferentes

De acordo com especialistas, empresas que já são consolidadas devem investir de 5 a 14% em marketing digital. Vale ressaltar que, dependendo do tamanho da sua empresa, esse valor irá aumentar ou diminuir.

Do outro lado, encontra-se as empresas pouco consolidadas.

Não se assuste, mas em comparação com as empresas descritas acima, o investimento será maior.

Mas porque?

Porque você ainda não é conhecido e, portanto, deve se esforçar para criar uma imagem no mercado e se consolidar nas cabeças das pessoas.

Aconselha-se, portanto, um investimento entre 13 a 20%.

Existem também empresas B2C e B2B, essas, respectivamente, devem investir 9 e 6% respectivamente.

Agora que você investiu, é hora de analisar como suas campanhas estão indo. 

Para isso, é necessário que você dê atenção especial para alguns indicadores de desempenho, como ROI, NPS e etc…

Se quiser conferir a fundo essas métricas, confira nosso artigo sobre indicadores de desempenho para pequenas e médias empresas.

Conclusão

Se você chegou até aqui, percebeu que para responder a pergunta “quanto devo investir em marketing” você deve, antes de mais nada, ter um bom planejamento de marketing.

Só ai você irá poderá saber quanto deve gastar.

Além disso, é importante que você não fique preso ao ambiente offline, mas dê, também, muita atenção para o digital.

Agora eu te pergunto:

SERÁ QUE A SUA LOJA DEVE INVESTIR EM MARKETING AGORA?

Até a próxima.


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