Estudo de caso: Como o P Di Pizza conseguiu aumentar em 61,76% a quantidade de clientes retornando ao restaurante em apenas 1 mês

programa de fidelidade para pizzaria
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Existe uma regra para programas de fidelidade e retenção de clientes que aponta que no pior cenário possível, 20% dos clientes devidamente fidelizados retornam ao estabelecimento.

Eu expliquei bem essa regra no estudo de caso da Sniper de Goiânia.

Mas hoje quero falar de outra empresa que usa a plataforma de fidelização de clientes Stay: a P di Pizza.

Uma das pizzarias mais conhecidas da cidade, a P di Pizza possui três unidades na grande Goiânia, espalhada entre os principais setores da cidade, como o Marista e o Parque Flamboyant no Jardim Goiás.

Assim como a maioria das empresas do varejo, antes de utilizar a plataforma de gestão de clientes do Stay, a pizzaria não tinha o menor controle de quantos clientes entravam no estabelecimento e depois retornavam.

Isso leva a um problema para qualquer negócio: se você depende apenas da venda passiva, claramente não vai bater suas metas e aumentar a quantidade de clientes retornando e as vendas.

Não deixe de ouvir nosso Podcast! No último episódio falamos sobre Growth Hacking para negócios tradicionais:

Mas o que significa a venda passiva?

Venda passiva consiste no ato de simplesmente “torcer” para que o cliente entre pela porta da sua loja, restaurante, mercado, etc e compre de você. Sem que tenha existido alguma ação para que isso aconteça.

Dessa forma, manter sua venda apenas no formato passivo é a fórmula para o fracasso, quando por outro lado a venda ativa, ou seja, quando ações são tomadas para aumentar o volume de clientes retornando e as vendas, pode ser uma solução para a maioria dos micro, pequeno e médios negócios.

Veja bem:

Em um mundo com milhares de canais de marketing e vendas, produtos que se assemelham a commodities possuem dificuldade de se diferenciar.

Convencer uma pessoa a comprar seu produto deixou de ser uma questão de marca e passou a ser uma estratégia de vendas muito mais precisa.

E foi exatamente isso que a P di Pizza viveu em 2017 com o Stay.

A pizzaria lançou seu programa fidelidade inteligente em Novembro de 2017, e começou a mensurar a quantidade de clientes que consumiam por dia no estabelecimento.

Usando a plataforma de gestão de clientes do Stay, que fica disponível para o gestor a pizzaria pode ver os clientes que entram no programa fidelidade (Fidelizados), os que retornam dentro do período estabelecido pela empresa (Ativos) e aqueles que retornam mais de uma vez ao estabelecimento (Recall), que são os verdadeiros potenciais divulgadores da marca.

O período definido pela empresa como critério de Ativos e Recalls é de um mês.

Ou seja, se um cliente retornar mais de um vez em um único mês é dado como cliente muito fidelizado.

Tendo isso pré-estabelecido, a pizzaria começou suas ações com o Stay.

Além de entregar uma base de dados e informações sobre o seu cliente, a plataforma de fidelização inteligente permite uma comunicação direta com o cliente através de SMS, que se bem utilizada pode trazer um retorno poderoso.

Os resultados da P di Pizza com o programa fidelidade inteligente do Stay:

Em apenas dois meses de uso a média do aumento de clientes retornando das três unidades da pizzaria aumentou em 61,76%.

Por motivos éticos não podemos abrir aqui os números absolutos dos clientes, mas vamos fazer uma suposição:

Se hoje 100 clientes visitam o seu estabelecimento e apenas 19 deles retornam para comprar mais você está indo relativamente mal na fidelização de clientes.

Isso quando empresas conseguem mensurar esse número.

61,76% de 19 significa 11 novos clientes.

Um aumento de 61,76% significaria que ao invés de 19 clientes retornando, você teria 30 clientes retornando todos os meses, além dos tradicionais clientes que já frequentam seu estabelecimento.

Quer colocar isso em números agora?

Vamos imaginar que você fatura R$ 50,00 por venda. Um ticket médio de 50 reais.

Antes você conseguia R$950 a mais todos os meses para cada 100 clientes fiéis.

Após fidelizar e trabalhar seus clientes a ponto de aumentar 61,76% do seu retorno de clientes, você passa a faturar R$1.500,00 A MAIS do que antes.

Agora você entende o poder da fidelização de clientes?

Voltando ao estudo de caso:

Existe um fator, um segredo (que nem é tão segredo assim), por trás do sucesso de um programa fidelidade.

Independente de ferramenta, plataforma o grande vencedor é o operador do programa fidelidade.

Pense bem:

Se você tem um milhão de reais, mas não sabe como gastar e/ou investir o dinheiro, provavelmente não vai ter essa quantia por muito tempo.

Eu gosto muito desta imagem:

Por isso sempre oriento os clientes do Stay: se você não utilizar a plataforma ela jamais fará milagres.

E o grande diferencial do P di Pizza foi o uso da ferramenta com eficiência, aplicar os conhecimentos que eu passei para eles e buscar o maior resultado.

O que achou desse estudo de caso?

Comente suas dúvidas aqui embaixo, ou experimente usar o programa fidelidade do Stay no seu estabelecimento.

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