Venda mais no Pet Shop

Venda mais no Pet Shop: Como Criar um Programa Fidelidade que Realmente Funciona

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O mercado de pet shop no Brasil cresce 17% ao ano e movimenta cerca de 14 bilhões de reais. O Brasil é o segundo país com a maior população de pets do mundo.

De acordo com a Anfalpet – Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação no Brasil, existem aproximadamente 40 mil pet shops no Brasil.

Com tanta concorrência, não é fácil se destacar no mercado.

Uma das alternativas que tem dado muito resultado é um bom programa de fidelidade.

Pet Shops são tipos de estabelecimentos que tem como vantagem a facilidade de fidelizar um cliente, isso devido a necessidade contínua do serviço.

Contudo devido a competitividade do mercado não é fácil se destacar.

Diante disso, possuir um programa de fidelidade permite criar vantagens para os clientes e fazer com que eles voltem ao seu estabelecimento.

Um programa de fidelidade eficiente reduz a perda de clientes, uma vez que as pessoas calculam o custo-benefício dos serviços e as recompensas do cartão fidelidade são levados em consideração na decisão de compra. A fidelização reduz também as perdas com promoções constantes, aumenta o consumo de novos serviços e ainda chama a atenção de novos consumidores.

Um programa de fidelização para Pet Shops deve possuir uma estrutura de programa bem planejado.

Estruture um bom sistema de pontuação

Muitos Pet Shops optam por concentrar os pontos acumulados em um setor específico como banho e tosa por exemplo, no qual o cliente ganha 1 ponto a cada serviço realizado e quando acumula a quantidade de pontos exigida no programa de fidelidade, ganha 1 serviço grátis.

Esse modelo funciona bem e é muito aceito no mercado de Pet Shops. Mas você pode utilizar outras opções como por exemplo:

  • Cada compra realizada a partir de uma certa quantia valerá um ponto;
  • Todo valor de compra será convertido em X pontos;
  • Compras apenas de determinado tipo de produto valerão X pontos.
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As opções são infinitas, você só precisa avaliar qual serviço tem menos impacto financeiro no seu negócio.

Por exemplo, enquanto, um serviço de banho e tosa costuma render uma boa margem de lucratividade, o mesmo não acontece para a venda de um pacote de ração.

Desse modo, determine prêmios que rendem melhor margem para o estabelecimento como serviços de banho e tosa, consulta veterinária e produtos com melhor margem.

Defina as regras do programa

Crie um regulamento para o seu programa de fidelidade. Isso será uma garantia para você e seus clientes, assegurando que não haverá nada que possa causar problemas posteriores.

No regulamento deve conter:

  • Quantos pontos devem ser obtidos para começar a troca.
  • Qual é o sistema exato de pontuação.
  • Quais produtos e/ou serviços estão excluídos do programa de fidelidade.
  • O prazo de validade para troca dos pontos.
  • Em caso de ausência do produto prêmio, o que deverá ser feito por parte da pet shop.

Uma dica é procurar um advogado para se certificar que não há chances de algum erro que leve a um processo ou reclamações.

Definindo a premiação

Os prêmios ou descontos que seus clientes receberão devem ser bastante atrativos para que eles se sintam motivados a se manterem fieis ao seu negócio. Você pode oferecer desconto em algum serviço, desconto em produtos, um serviço gratuito, uma consulta gratuita, um pacote de ração, um produto de cuidados para o pet, brinquedos, dentre outros.

Sistema para gerenciar o programa

Um sistema informatizado para gerenciar o programa é muito importante. Ele auxiliará no controle da pontuação dos seus clientes e evitará problemas com participantes que perdem os cartões fidelidade.

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Além disso esses sistemas permitem que você tenha acesso a outras informações do seu cliente que são muito importantes para o seu negócio.

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E o mais importante, não se esqueça de divulgar bastante o programa de fidelidade do seu estabelecimento.

Descubra: Como criar programa de fidelidade: do zero ao cliente fiel tudo o que você precisa saber


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