Programa fidelidade para loja física: 9 exemplos que vão te fazer pensar duas vezes antes de fazer um!

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Podemos começar este artigo com uma simples pergunta, você participa de algum programa de fidelidade?

E se a resposta for positiva, de quantos você participa de verdade, acompanhando a pontuação frequentemente, realizando as suas compras em função destes pontos e fazendo os resgates dos prêmios com frequência?

Neste artigo você aprenderá tudo sobre programa fidelidade para loja física e irá conhecer os reais motivos que poderão fazer você desistir de fazer um.

Ou ter uma visão totalmente nova a respeito dessa estratégia de vendas baseada na fidelização de clientes.

Sugiro fortemente que você leia este material até o final, pois qualquer informação fora de contexto pode parecer um ataque à estratégia.

Não nos leve a mal.

Nós acreditamos na técnica de fidelização de clientes, mas se você já perdeu um cartãozinho, ou é dono de uma empresa que já teve momentos difíceis de gestão de cliente vai entender muito bem do que falaremos à diante.

Tenha uma boa leitura e não esqueça de avaliar o artigo assim que terminar de ler.

programa fidelidade para loja física

Para que serve um programa de fidelidade para lojas físicas?

programa fidelidade para loja física

Sabemos que infelizmente os programas de fidelidade servem atualmente para muitas coisas, menos para o seu fim principal que é gerar fidelidade.

E conseguir um cliente novo é bem mais custoso do que voltar a vender para um cliente atual, isso pode custar de cinco a sete vezes mais. Por este motivo os programas de retenção e fidelização cresceram no mundo todo.

E esse crescimento foi responsável para que os programas de fidelidade se tornassem hoje um grande negócio, deixando de lado o foco em trazer uma experiência personalizada para os clientes.

Neste caso, falamos de algo duradouro e não apenas passageiro, como alguns carimbos de refeição em um restaurante.

Porém o mercado é extremamente competitivo, as concorrências são cada vez maiores e é importante sempre procurarmos formas de nos diferenciarmos.

Seja sincero, quantas vezes você também se frustrou na hora de trocar os pontos e percebeu o quanto eles valem na realidade.

Neste caso é necessário reavaliarmos as estratégias dos programas de fidelidade utilizados atualmente e considerarmos o fato de podermos utilizar novas estratégias aliadas a tecnologia.

 

9 exemplos que vão te fazer desistir de fazer um programa de fidelidade para sua loja física.

 

  • O seu programa de fidelidade não usa estratégias para se diferenciar do seu concorrente.

 

Este acaba sendo um erro muito frequente da maioria dos programas de fidelidade, pois acabam focando em conseguir mais clientes, e esquecendo de criar estratégias que possam diferenciar o seu programa dos outros concorrentes.

Neste caso, para facilitar a diferenciação, é importante neste processo usar um programa como uma ferramenta de relacionamento com o seu cliente e não apenas de vendas.

Utilize a tecnologia automática para ouvir o seu cliente, levar valor, aprender com ele e surpreendê-lo nos detalhes. Deixe a venda ser uma consequência.

 

  • O seu programa de fidelidade não capta e analisa de forma estratégica as informações sobre os seus clientes.

 

Neste momento, é importante que você pense como um cliente e nos programas que você mesmo participa, quantos programas de fidelidade usaram realmente os dados para falar com você, sem que seja apenas mais uma oferta de algum produto?

Um programa de fidelidade não foi feito apenas para dar pontos e prêmios, mas sim para conseguir aprender mais sobre o seu cliente, temos diversos programas onde as empresas gastam muito tempo para cuidar da parte operacional do dia a dia, e quase ninguém olha com muita atenção os dados para analisar, segmentar e se comunicar com mais eficiência com seus clientes.

Isso acaba prejudicando a estratégia, pois os dados não são utilizados da forma correta, que neste caso, trata-se trazer uma experiência personalizada para os seus clientes.

Os dados não devem estar apenas em planilhas, e não devem ser usados apenas para recomendações de produtos relevantes.

O programa de fidelidade que não está usando os dados dos clientes para criar uma experiência personalizada não está cumprindo o seu papel.

Os dados devem conter vantagens personalizadas, seja um entrega mais rápida, ou uma ótima experiência na loja.

Para fazer a diferença, é preciso garantir que os dados que você solicita dos seus clientes, seja algo muito além de um simples e-mail.

Deve conter sugestões pertinentes que mostra que você os conhece para tornar a sua experiência mais gratificante.

 

  • O seu programa não faz os consumidores comprarem novamente.

 

Sabemos que o objetivo de qualquer programa de fidelidade fazer com que, caso o seu cliente queira comprar novamente, que você seja a primeira opção na cabeça deles, desta forma, criando um relacionamento com o seu cliente.

Se isto não estiver acontecendo, então neste caso, o seu programa não está funcionando.

 

  • Sua equipe não trabalha a lealdade do cliente.

 

Saiba que se o seu programa de fidelidade apenas surge em uma conversa no final da compra, provavelmente será muito tarde para conseguir cativar os seus consumidores para conhecerem o seu programa.

Ter uma grande equipe que entenda o objetivo e trabalhe durante todo o processo será fundamental para tornar o seu programa de fidelidade mais eficaz.

Sua equipe é fundamental para garantir a lealdade do seu cliente, eles precisam entender perfeitamente como a estratégia da marca funciona, bem como trazer uma experiência superior ao cliente.

Seus colaboradores também precisam sentir que o programa de fidelidade irá apoiá-los para ajudar a cumprir seus objetivos de vendas e outras metas.

 

  • Os seus clientes não conhecem seu programa.

 

Se os seus consumidores não conhecem o seu programa de fidelidade, você não conseguirá mais clientes, e certamente você não atingirá os seus objetivos.

Seu programa de fidelidade não precisa ser muito popular, mas ele precisa ser conhecido entre os clientes que você já possui e os que você pretende alcançar.

E é importante que o mesmo programa de fidelização deve ser feito na promoção desse programa com publicidade.

 

  • A sua estratégia de fidelização se tornou previsível.

 

A partir do momento que você oferece algo especial e inesperado para o seu cliente, você mostra aos seus consumidores que eles serão valorizados, e não são apenas acumuladores de pontos.

A sua estratégia de fidelização precisa surpreender e encantar os seus consumidores, a fim de influenciá-los a terem vontade de voltar a se relacionar com a sua marca.

Na procura de vencer a competitividade e captar a atenção das pessoas, é importante que você também garanta que o seu programa seja suficientemente diferente dos outros no mercado.

 

  • O seu programa de fidelidade é muito complicado.

 

Sabemos que muitas regras e recursos acabam afastando as pessoas, a simplicidade tanto na sua execução quanto finalidade deve ser uma prioridade.

Os consumidores precisam entender o valor de sua participação, como serão recompensados por sua lealdade e como poderão alcançar o próximo nível.

Atualmente existem muitos programas de fidelidade em todos os segmentos, então ao atualizar e adicionar recursos para atrair novos assinantes, você precisa garantir que o seu programa não fique muito complicado.

É necessário que o seu programa de fidelidade seja consistente onde quer que o consumidor opte por fazer compras.

 

  • O seu programa de fidelidade não traz benefícios reais para os seus consumidores.

 

Se você é um cliente valioso, espera ter recompensa desde o primeiro dia. A sua estratégia de fidelização não deve apenas premiar compras, mas também a participação do consumidor em experiências e eventos e valorizá-los por serem clientes de longa data.

Saiba que as pessoas somente se envolvem com um programa de recompensas, se elas se sentirem que estão sendo recompensadas, e essa acaba sendo uma das maiores reclamações das pessoas, é que se leva muito tempo, para acumular os pontos ou recompensas que tenham benefícios reais.

 

  • O seu programa de fidelidade não necessariamente aumenta a fidelidade do cliente.

 

Sabemos que no Marketing, o termo Fidelidade quer dizer resultados a longo prazo, ou seja, muitas vezes não necessariamente é vender mais, mas sim vender por mais tempo, ou seja, se você quer apenas resultado de curto prazo, faça uma promoção.

Muitas empresas ainda acreditam que o aumento da fidelidade está diretamente relacionado com o aumento das vendas no curto prazo, porém na maioria das vezes, isso não funciona, e muitas empresas investem em estratégias que acabam não trazendo os resultados esperados.

Será o fim dos programas de fidelidade?

Os programas de fidelidade tradicionais, baseados apenas em pontos, não encantam mais os consumidores.

Hoje em dia, esses consumidores buscam experiências mais personalizadas que vão muito além da troca de pontos como recompensa.

No entanto, isso não garante o fim dos programas de fidelidade e sim o início do fim daqueles tradicionais, baseados em pontos. Ainda há muito espaço para abordagens diferentes utilizando novas tecnologias e automação como promoções e experiências exclusivas e personalizadas.

Os consumidores agora esperam muito mais. Querem interagir com as suas marcas de forma personalizada nas plataformas de sua preferência.

Conclusão 

Como podemos perceber durante a leitura deste artigo, os programas de fidelidade são importantes para manter um melhor relacionamento com o cliente, porém os modelos antigos, que focam apenas em conseguir mais números, ao invés de procurar personalizar a experiência pelo os consumidores, será ultrapassada.

O segredo hoje é usar a tecnologia para obter o entendimento profundo dos hábitos de compra e consumo dos clientes para ser o mais relevante possível na comunicação.

O valor está em ganhar a permissão dos clientes para capturar seus dados de compra e engajá-los em um diálogo mais relevante por meio de uma comunicação personalizada.

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