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Programa de Fidelidade para Pequenas Empresas: Como Reter Clientes e Vender Mais

Tempo de leitura 6 mins | Publicado por: Admin

Atualmente vivemos na era da experiência do consumidor, também conhecida por indústria 4.0. 

Os consumidores estão em busca de experiências, bons relacionamentos, atendimento e não apenas comprar um produto. 

Neste caso, pensando em proporcionar uma boa experiência aos seus clientes, as empresas, principalmente do varejo, vêm adotando diferentes ações e estratégias. 

Qual estratégia o seu empreendimento usa para segurar os seus clientes e, além disso, recuperar clientes inativos?

Se você não tem nenhum planejamento para esses consumidores, certamente precisa saber que está perdendo muito dinheiro.

Além disso, está mais do que na hora de criar o programa de fidelidade para sua empresa, seja ela de grande porte ou pequena.

No mundo do empreendimento, todo profissional de qualidade sabe que conquistar novos clientes pode ser de 5 à 7 vezes mais caro do que, simplesmente, manter os seus clientes ou mesmo recuperar os perdidos.

Então a pergunta que eu te faço é:

Porque ainda não está montando sua estratégia?

O programa de fidelidade para pequenas empresas tem exatamente essa função: basicamente é uma estratégia de marketing para fidelizar clientes a uma marca, produto ou serviço ofertando uma forma de retribuição àqueles que compram produtos ou utilizam serviços de um determinado fornecedor.

O número clientes fidelizados depende de como a empresa transforma as informações obtidas em ações estratégicas. Com uma política de fidelização, é possível conhecer o cliente e promover campanhas mais assertivas alinhadas com a sua necessidade 

Primeiramente, com os dados coletados por meio do programa de fidelidade, é possível investir em comunicação facilitada e eficiente e diminuir gastos com publicidade. Consequentemente, é possível investir o dinheiro economizado em ofertas e melhores serviços. 

Além disso, a relação com o cliente é fortalecida com o resgate de prêmios e uma experiência agradável de compra.

Acima de tudo, engana-se quem acha que programas de fidelidade são apenas para mega empresas. Esse tipo de estratégia funciona para qualquer empreendimento, de qualquer tamanho. Ou seja, ele é perfeito para médias e pequenas empresas. 

E para entender um pouco mais, basta acompanhar a leitura deste artigo até o final. 

Vamos lá? 

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

  • Afinal, o que são programas de fidelidade? 
  • Por que investir em programas de fidelidade?
  • Casos de sucesso
  • Programa de fidelidade para pequenas empresas: StayApp

Afinal, o que são programas de fidelidade?

O programa de fidelidade é uma excelente forma de aumentar o ticket médio da loja e a retenção de clientes.

Basicamente, trata-se de uma forma de recompensar os clientes recorrentes da sua loja por meio de ofertas e serviços personalizados para os participantes. 

Tais programas funcionam por meio de registro dos clientes com base no número de CPF. 

Dessa forma, é possível saber sempre que aquele consumidor realiza uma compra em uma das suas lojas e, ao mesmo tempo, ele pontua a fim de receber uma recompensa por escolher a sua marca.

Por que investir em programas de fidelidade?

Como já foi falado anteriormente, o principal objetivo dos programas de fidelidade é tornar os seus clientes fiéis. 

Para isso, eles poderão usufruir de alguma vantagem exclusiva. 

Tal estratégia pode gerar vantagens tanto para o consumidor, quanto para a empresa.

Aqui é importante frisar que, a retenção dos clientes não é a única vantagem de apostar na adoção de um programa de fidelidade. 

Isso porque graças ao cadastro dos participantes, é possível ter uma série de dados sobre o comportamento dos seus clientes. 

Dessa forma, seu planejamento e escolha de produtos será mais assertivo, assim como estratégias de marketing.

Os clientes fiéis podem até fazer compras de menor valor. 

Porém, quando somamos ao longo dos anos todas as compras e o quanto ele gastou em suas lojas, a quantia deverá ser maior do que um cliente pontual que faz uma grande compra. 

Neste caso, para que o cliente realmente tenha interesse pelo programa de fidelidade da sua loja, é importante que os benefícios sejam claros e estejam explicitados nas suas campanhas de divulgação. 

Isso porque diferentes formas podem ser oferecidas e isso está diretamente relacionado ao tipo de programa que a loja irá adotar. Entre as vantagens mais comuns temos:

  • devolução de parte do dinheiro, também conhecido como cashback;
  • sorteios especiais para aqueles que fazem parte do programa;
  • ofertas especiais somente para clientes fidelizados.

Cabe aqui frisar a importância de se conhecer o perfil do seu cliente para definir qual tipo de benefício será mais atrativo para ele, assim como definir como será o funcionamento do programa de fidelidade, que falaremos a seguir.

E claro, engana-se quem acha que programas de fidelidade são apenas para mega empresas. 

Isso porque esse tipo de estratégia funciona para qualquer empreendimento, de qualquer tamanho. Ou seja, ele é perfeito para médias e pequenas empresas.

Papel do programa de fidelidade para pequenas empresas

Agora que você sabe que programas de fidelidade são perfeitos para pequenas empresas. Por onde começar?

Antes de tudo, é bom lembrar que não haverá programa de fidelidade para pequenas empresas que mantenha um cliente fiel se ele estiver insatisfeito.

Por isso a estratégia deve ser uma experiência melhor do que a esperada e projetada para atender necessidades específicas do cliente. 

Além disso, pequenas empresas que utilizam os dados obtidos no programa aliados a investimentos e recursos humanos podem transcender os limites da obviedade dos programas típicos. 

A estratégia é mais efetiva quando as pequenas empresas usam a criatividade e disponibilizam recursos de valor agregado nas suas iniciativas de fidelização.

Por exemplo, a participação de seus membros em eventos especiais, para aqueles que demonstram uma grande probabilidade de apreciar essas atividades.

Casos de sucesso

Segundo matéria divulgada no site R7, mais de 76% dos brasileiros tendem a fazer compras num estabelecimento que possua um programa de fidelidade.

Só na StayApp várias empresas já alavancaram seus negócios com a plataforma.

Uma delas é a Sniper, empresa de AirSoft, que conseguiu aumentar em 25% suas vendas para clientes que já não compravam mais deles. Veja você mesmo.

Outro caso interessante é a Levice, Loja de Roupas, que faturou R$16965,40 com uma ação de marketing somente para os clientes participantes do programa de fidelidade da loja! Veja aqui.

Por último, e não menos importante, temos a cafeteria Eu Quero Café, que segmentou sua base de clientes dentro do programa de fidelidade e com uma simples estratégia de SMS Marketing conseguiu gerar mais de R$100 mil em faturamento. Confira aqui.

Essas ações dão a oportunidade de conhecer melhor o perfil do cliente, assim como ampliar e criar a novas estratégias para melhor atendê-lo. Além disso, é fundamental para o sucesso ter um programa com rápido retorno e atrelado à necessidade dos clientes.

Programa de fidelidade para pequenas empresas: StayApp

Programa de fidelidade para pequenas empresas e stayapp

Para aplicar um programa de fidelidade, não é necessário ser um empreendimento gigante. Mesmo pequenas e micro empresas, podem e devem investir na estratégia.

Além disso, talvez você precisa de ajuda e por isso que estamos aqui para ajudar. A StayApp acredita que todo negócio tem um ciclo de recorrência, ou seja, um cliente que compra o seu produto e volta a comprar depois de um período de tempo.

Consequentemente, você será capaz de entender o comportamento dos seus clientes, trabalhar na retenção deles e aumentar suas vendas.

Acima de tudo, a StayApp entende que é essencial que a empresa fidelize os seus clientes. 

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Nela, um especialista em pós-vendas irá entender o seu negócio, criar uma estratégia para você e lhe oferecer uma parceria a longo prazo para lhe ajudar a fazer seu cliente voltar e, além disso, fazer você ganhar mais clientes também.

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