Programa de Fidelidade para Lojas: Tudo o que Você Precisa Saber!

Programa de fidelidade para lojas
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Porque implementar um programa de fidelidade na sua loja? Todo empreendimento só funciona se a empresa conseguir manter um bom relacionamento com o seu cliente.

Isso depende de uma total dedicação por parte do empreendedor de conhecer a fundo o seu consumidor como também traçar estratégias e ações para desenvolver um laço com ele. 

É através da fidelidade do cliente que o empreendimento consegue segurar os seus clientes e transformá-los em ativos. Mais do que isso, ter clientes fiéis é uma forma perfeita de agregar valor não só ao seu produto, como também a sua própria marca. 

A principal pergunta aqui é: como fidelizar o seu cliente? A resposta só poderia ser essa: por meio de um programa de fidelidade.

Consequentemente, você pode notar que o mercado está repleto de empresas que adotam programas de fidelidade.

Isso não é sem motivo: eles são extremamente eficazes e são essenciais para qualquer empresa que queira ter uma relação perfeita com os seus clientes. 

Nosso blog está repleto de conteúdos salientando a importância de um programa de fidelidade e explorando essa estratégia essencial para as empresas.

Programa de fidelidade para lojas

Ainda assim, é bom lembrar que, basicamente, um programa de fidelização de clientes é um incentivo contínuo oferecido por uma empresa para recompensar os clientes e encorajá-los a repetir os negócios.  

Acima de tudo, é bom lembrar que um programa de fidelidade funciona para reter os seus clientes e também resgatar clientes inativos e/ou perdidos.

Essa técnica é certamente mais barata do que adquirir clientes novos, e também funciona para subir os lucros com os clientes que você já tem. 

Além disso, ao focar o seu trabalho em atender excelentemente os seus clientes que já existem, você consegue alcançar clientes novos através do antigo e famoso boca a boca. Ou seja, os seus clientes existentes irão falar bem da sua empresa para amigos, família e também nas redes sociais. 

Você ainda tem alguma dúvida que o programa de fidelidade é de extrema importância para a sua loja? Tenho certeza que não. Além disso, nós selecionamos algumas dicas para você aplicar a estratégia na sua loja. 

6 Dicas para aplicar um programa de fidelidade em sua loja

Dicas de  programa de fidelidade para lojas

Quando lembramos que adquirir um novo cliente pode ser 10 vezes mais caro do que fidelizar um cliente, o programa de fidelidade se torna uma estratégia indispensável para a sua loja. Consequentemente, listamos algumas dicas para você aplicar. 

1 – Fácil

Acima de tudo, o seu plano de fidelidade deve ser fácil de usar, pois o seu cliente deve entendê-lo com clareza para que possa, assim, usá-lo. Além disso, é importante disponibilizar canais de atendimento direcionados a sanar as dúvidas que poderão surgir.

Também é importante que o seu plano de fidelidade seja atraente para os consumidores, por isso é preciso conhecê-los muito bem e que o programa seja de acordo com o porte da sua loja, ou seja, só faça aquilo que é capaz dentro das suas circunstâncias e estruturas. 

2 – Como irá colocá-lo 

Agora é a hora de pensar como irá colocar o seu programa de fidelidade no ar. Existem algumas opções disponíveis no mercado. Veja algumas:

Cartões Swipe

Trata-se de cartões plásticos, que podem ser enviados para o seu cliente junto com a primeira compra que realizarem. Eles podem possuir um QR code ou número de acesso, para que seja usado de forma online.

Não é a maneira mais eficiente, uma vez que o cliente pode perder esse cartão e, consequentemente, não resgatar seus prêmios.

Aplicativo

Programas de fidelidade por aplicativo atuam de forma integrada ao sistema de vendas da sua loja virtual, facilitando o processo de adesão de pontos e desconto dos mesmos. Uma plataforma que possui essa característica é a StayApp.

E-mail

É considerado vantajoso pelo fato de que seus clientes não precisem gerenciar cartões ou aplicativos, mas por outro lado a falta de relacionamento pode acabar esfriando o engajamento nele no programa.

Acima de tudo, nunca se esqueça que um programa de fidelidade para dar certo precisa ser atrativo, engajar seu público e motivá-lo a querer participar. É importante avaliar com cuidado o que cada estratégia te oferece e qual o seu objetivo com o programa.

3 – Nome

Agora é o momento de pensar no nome que dará a ele. O principal objetivo de um programa de fidelidade é manter “fiel” aquele que já é cliente e conquistar novos consumidores.

Por isso, o nome do seu programa precisa ser atrativo. Desperte as emoções dos seus consumidores e esse é o principal fator responsável para um bom relacionamento. Além disso, alinhe o nome do seu programa a sua marca.

Procure explorar palavras como: Programa de Pontos, Clube de Vantagens, Plano Fidelidade, Cliente VIP.

4 – Pontuação

Não podemos nos esquecer que o valor de cada ponto e de quantos pontos cada produto comprado vale também precisa estar bem discriminado. Você está trabalhando para incentivá-los a consumir mais e sempre.

Pense na pontuação como uma maneira de estimulá-los, ofereça pontos por check-ins, por comentários, por curtidas e compartilhamentos.

5 – Tipos de recompensa

Algumas empresas que trabalham com programas de fidelidade oferecem recompensas acordadas com lojas parceiras, mas isso dependerá do porte da sua loja. Oferecer cupons de desconto para uso dentro da sua loja, brindes, e produtos grátis são muito bem recebidos pelos consumidores em geral.

Lembre que a recompensa deve ser de acordo com o seu ticket médio! O certo é não perder dinheiro no processo, mas ganhá-lo, ao mesmo tempo em que o cliente também fique satisfeito com a recompensa.

6 – Pós-vendas

O pós-vendas é essencial para o sucesso do seu programa de fidelidade para lojas. É essencial ter um canal de atendimento direto para tratar exclusivamente das dúvidas que podem surgir a respeito do programa de fidelidade é muito importante.

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Programa de fidelidade para lojas ajuda no seu pós-vendas

Programa de fidelidade para lojas StayApp

Programa de fidelidade para lojas e stayapp

Você tem a faca e o queijo na mão para abrir o programa de fidelidade na sua loja depois dessas dicas. 

Ainda assim, é ainda melhor se você puder contar com uma consultoria que estuda caso por caso e ajuda a aplicar o programa de fidelidade para lojas perfeito na sua loja. O que você acha?

A plataforma StayApp é perfeita para a sua loja, sendo que funciona partindo do princípio de que todo negócio tem um ciclo de recorrência, ou seja, um cliente que compra o seu produto e volta a comprar depois de um período de tempo.

A StayApp entende que a fidelização de clientes inativos e até mesmo perdidos é essencial para o sucesso da sua loja. 

O programa de fidelidade para lojas da StayApp precisa apenas do número de telefone do seu cliente. Basta colocar o número dele na ferramenta e ela irá oferecer programas de fidelidade para ele.

Além disso, a ferramenta irá interpretar o comportamento do cliente, uma vez que ela saberá todas as vezes que ele fizer uma compra.

O melhor de tudo: a primeira assessoria é totalmente gratuita! Nela, um especialista em pós-vendas irá estudar e entender o seu negócio para que junto a um gerente de contas, criem a melhor estratégia para o seu negócio. Dessa forma, aumentando o seu faturamento.

Investir em marketing pode te ajudar a divulgar seu programa de fidelidade para lojas

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