Preço de venda: quanto você vai cobrar pelo seu produto/serviço?

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Abrir um bar ou restaurante é uma tarefa trabalhosa. Além do controle de estoque e fluxo de caixa, é importante que o planejamento leve em conta a precificação dos produtos.

É pensando nisso que resolvemos te ajudar. 

Iremos abordar neste artigo a formação do preço de venda, levando em consideração fatores, como: produção e mercado.

Vamos lá?

Como o preço de venda afeta o lucro?

Antes de mais nada, é importante que você entenda como se calcula o lucro.

leva-se em consideração o preço do mercado, os custos e as despesas:

Lucro: preço de mercado – (custos+despesas)

Ou seja, baseado no preço de mercado, diminui-se esse valor pelo total de custos e despesas.

Dessa forma, podemos dizer que o seu lucro será baixo caso o seu cliente pedir um preço menor no momento em que você tem uma grande despesa como reformas, contas atrasadas e etc…

É por isso que para aumentar suas vendas sazonais é necessário estratégias diferentes em cada mês.

Lembre-se também que, se os custos do estabelecimento aumentarem e esse aumento de gastos não puder refletir no aumento de preço dos produtos, seu lucro também será menor…

Fatores importantes na precificação

Por onde começar?

1- Concorrência

Antes de mais nada, é importante que você pesquise sua concorrência. 

Para se ter uma ideia dos valores que cobram e, claro, uma dimensão e natureza do mercado em que você está inserido.

Isso irá te ajudar não só a montar seu cardápio, como também saber os melhores locais e como ter um atendimento de excelência.

2- Cliente

É de extrema importância que você conheça os hábitos de consumo dos seus clientes.

Isso irá te dar ainda mais informações na hora de trabalhar sua precificação.

Além, claro, de ser essencial na hora de estruturar seus produtos, serviços, decoração do estabelecimento e claro, um bom atendimento.

Para que a experiência dele seja tão satisfatória que não restará dúvidas na hora da indicação que o escolhido será você.

Preço

Chegou a hora onde muitos empreendedores têm dificuldade.

Alterar preços ou estabelecê-los pode gerar muitas dúvidas.

Isso porque você pode se imaginar em inúmeros cenários:

  • Alterar o preço e o seu cliente não gostar.
  • Não alterar o preço e ter menos lucro ou até mesmo prejuízo.

É nessas horas que a famosa pesquisa de satisfação pode fazer toda a diferença.

Se você manter sempre um bom diálogo com o seu cliente, a decisão em relação a precificação será menos complicada. 

Além disso, a pesquisa de satisfação também te mostra pontos positivos e negativos do seu negócio, o que é ótimo para o seu crescimento dentro do mercado.

Preço x valor

É importante lembrá-los que, antes de alterar ou definir um preço, você deve entender a diferença entre preço e valor.

Preço é o que o cliente paga.

Valor é o que o cliente recebe

Portanto, mesmo que você esteja na dúvida se deve aumentar o preço do seu produto/cardápio/serviço, tenha em mente que, se você gerar valor para o seu produto, o preço nem é tão relevante.

Quer um exemplo?

Não importa a época em que o Iphone lança um novo modelo. As pessoas fazem fila para comprá-los e não falam nada do preço.

Isso porque a Apple gerou tanto valor para a marca que  não importa a época ou nem mesmo o preço, as pessoas irão comprar o produto.

Isso serve para qualquer negócio.

Você mesmo já deve ter reparado em restaurantes de sushi bem caros e outros bem baratos.

A diferença está em muitos aspectos (atendimento, ambiente, experiência e etc..) mas, principalmente, no valor que o estabelecimento gerou.

O que aprendemos com preço de venda…

Existem diversos fatores que influenciam o empreendedor na hora de definir o preço de seus produtos ou serviços.

Espero que esse artigo tenha esclarecido diversas dúvidas sobre o assunto e que agora você tenha uma ideia de precificação para o seu estabelecimento.

Até a próxima.


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